Resenha: A Sereia - Kiera Cass

Autor: Kiera Cass
Páginas: 328
Ano: 2016
Editora: Seguinte
Adicione: Skoob


Sinopse: Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar — pois a voz da sereia é fatal —, logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração.
Resenha: Decepção define essa leitura! Sério.... Talvez quem tenha lido sem antes ler nada da autora não sinta o que eu senti, talvez quem leia com menos expectativas não sinta, mas eu posso dizer que não gostei! Não é que gostei pouco...não gostei mesmo...

Bom, vamos à história, depois eu explico a minha decepção.

A História começa lá no passado. Mais precisamente 80 anos atrás, num passeio de navio que Kahlen faz com sua família. Ali vemos o quanto ela é uma filha obediente e submissa. temos poucas cenas com a família da menina. Logo o navio afunda e todos morrem, então a Água reclama Kahlen para si. Se a menina aceitar ela deverá servir à água durante 100 anos. Durante esse período ela não ficará doente e não envelhecerá, em troca ela e as outras meninas deverão cantar para alimentar a água sempre que essa precisar. Sabemos através das lendas que o canto da sereia é fatal aos humanos não é? Então é esse o rumo da história...basicamente.
"- O que você daria para continuar viva?
- Qualquer coisa!
Imediatamente fui arrastada para longe do naufrágio."
Durante o tempo em que não estão servindo a água, elas podem viver como humanas normais. Podem namorar, sem se envolver, podem ter vida social, só não podem falar, então para os humanos elas precisam passar por meninas mudas.

Kahlen leva consigo aquela submissão e obediência cega que vimos lá no início em sua servidão à água, o que me irrita, porque ela conversa com a água e essa fala como se fosse um sacrifício imposto às duas, como se a água fosse "obrigada" a se alimentar das mortes que nela acontecem e isso me incomodou bastante.

Como não poderia faltar, Kahlen conhece um rapaz, se apaixona, mas o amor é proibido, elas podem se envolver com os humanos apenas de modo superficial e é por isso que a água reclama para si apenas quem não tem mais família. A partir do momento que ela conhece o garoto, começa a questionar a sua lealdade e a necessidade de tantas mortes através do seu canto, então uma busca em nome do amor começa, pois a menina teria ainda 20 anos de servidão à água.

Então, para quem leu A Seleção, não crie expectativas demais, pois vai se frustrar...a narrativa é fraca, a mocinha não convence, a história não envolve...nem desenvolve. Eu não gostei e confesso que esperava mais. Ela dá uma explicação no início do Ebook, que não sei se tem no livro físico, que ajuda a entender porque esse livro é tão...mais simples em comparação aos outros dela e vou colocar aqui o trecho na íntegra para vocês:
" A Sereia foi o primeiro livro que lancei, embora eu não tenha recorrido a uma editora tradicional na época. Foi uma grande aventura voltar a ele seis anos depois de lançá-lo pela primeira vez e ter uma equipe inteira me apoiando e me dando a chance de melhorá-lo. O enredo é uma narrativa moderna do mito grego das sereias. Conta-se que  essas belas mulheres (que alguns diziam ter corpo de pássaros) cantavam às margens  dos oceanos, e que os marinheiros se apaixonavam tanto que desviavam o navio para se aproximar, mas acabavam batendo em rochedos e morrendo afogados. As garotas que vocês estão preses a conhecer aqui não têm asas nem nada parecido. São apenas jovens comuns que se depararam com uma irmandade misteriosa. O que mais gosto nessas garotas é que, apesar de serem sobre-humanas em muitos aspectos, ainda são muito vulneráveis em outros. O coração delas é bem frágil, e a capacidade de amarem umas às outras (e algumas pessoas que talvez não devessem) foi o que mais me comoveu quando decidi escrever tudo isto."
Então é isso! Desculpem se fui muito rude ao dar a minha opinião, mas eu não poderia vir aqui, dizer que gostei e não ser sincera quanto à minha opinião. Como eu gosto muito da autora eu torço mesmo para que essa tenha sido apenas a minha opinião apenas e que agrade o publico em geral.
Eu não desmereço a autora, muito menos sua escrita! A Seleção ainda é uma das minhas séries preferidas, ela me conquistou ali, e continuo gostando e admirando a autora, porém esse livro em especial, não me conquistou, infelizmente!



41 comentários

  1. Oi,bom dia!
    Caracas.... É horrível quando uma leitura não agrada, mas é pior ainda quando já conhecemos a narrativa do escritor, admiramos e na nova publicação esse não atinge o que esperamos.
    Confesso que tenho a série A seleção, mas ainda não tive o tempo para ler, devido alguns livros de parceria que tenho como prioridade.

    Gostei da tua resenha e a maneira objetiva e sincera que apresentou.


    Beijos Ju
    blog: Nossa Estante Nacional
    Blog: Quid pro Quo

    ResponderExcluir
  2. Como eu esperava. Fiquei triste com a resenha. Kkkkkkkkk
    Mas pelo menos ja estou avisada de não criar muita expectativa, assim posso pelo me os gostar.. Ne? Kkkk

    Ainda assim prefiro a verdade. Crava a faca no meu peito kkkkkkkk
    /taparei
    Kkkk bjinhooo

    ResponderExcluir
  3. Eu estava esperando que esse seria um livro otimo pois sempre vi falar bem da escrita da autora, agora perdi a vontade, pois como nunca li nada dela pretendia começar por esse, o que agora não ira acontecer

    ResponderExcluir
  4. Achei estranho a menina falar com água. Me parece algo meio confuso.
    Já falei inúmeras vezes em outros blogs que o livros da autora não me atraem nenhum pouco.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga
    Eu li a seleção, então nem chegarei perto desse livro, pois com história fraca e a personagem principal fraca, eu desisto de ler esse livro, mesmo a autora dando a explicação no ebook. Acho que ela deveria ter revisto e reformulado o livro então.
    Adorei sua opinião.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ei lindona. AMEI sua opinião sincera e verdadeira sobre o livro a Kiera Cass, é uma autora que não me surpreende muito, então não estou tão decepcionada! Uma pena que o livro não é o que todos esperavam:/ Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Denise! Tudo bem?
    Você já leu o livro "A Sereiazinha" (em algumas edições é traduzido como "A Pequena Sereia"), de Hans Christian Andersen? Aquele filme "A Pequena Sereia", da Disney, foi uma adaptação mais infantilizada deste livro, que foi escrito com um contexto bem mais adulto. A resenha que você escreveu me fez lembrar deste livro, então deixo aqui a sugestão, pois talvez você goste dele, caso goste de sereias. Nunca li este livro da sua resenha, mas tinha ficado até curiosa para saber mais sobre ele. É uma pena que você não tenha gostado. Acho que não arriscarei a ler por enquanto. hahaha Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Nunca li A Seleção, então não teria essa expectativa, mas pelo que eu li pelos blogs a fora, o livro parece ser do tipo "bobo despretensioso" e até me deu uma certa vontade de dar uma chance, mas vai ter que ser no momento certo.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, que pena que não gostou do livro. Da pra acreditar que ainda não li nada da autora. E essa é a primeira resenha de A Sereia que leio.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Eu que nunca li nada da autora fiquei com menos vontade ainda de ler depois da tua resenha kkkk
    Já li uma resenha que falava bem do livro, não lembro o que dizia, mas era bem rsrs
    É uma parte de eu não gostar de ler resenhas. Você cria expectativas por causa da visão de alguém e acaba se decepcionando por ir com muita sede ao pote.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo esse livro, na verdade estou quase terminando e também não estou curtindo muito a história, tem muitos pontos que não convencem e a mocinha não me conquistou, gosto do Akinli, mas não sei dizer ainda o que me incomoda na relação dos dois, talvez seja o mimimi incansável da Kahlen. Mas apesar disso estou gostando do ritmo da leitura, a história não é muito boa, mas a escrita da Kiera está lá, me ajudando a ler mais rápido do que eu leria se houvesse sido escrito por outro autor. Enfim, espero terminá-lo ainda, hoje. Se eu conseguir amanhã posto a resenha lá no blog e conto direitinho o que eu achei. Sinto muito que tenha se decepcionado tanto, agora só resta esperar os outros livros da série a seleção.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem??

    Gostei de toda a sinceridade e transparência na resenha! Uma pena que a sua decepção tenha sido tão grande... eu não cheguei a ler esse livro ainda, mas também adoro a seleção <33 tomara que em algum próximo, mude a sua opinião!

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Denise, nunca li nada da Kiera e estou bem empolgada em conhecer a sua escrita através deste livro aqui. Não encarei a trilogia A Seleção porque de repente começaram a surgir mais livros na série e isso me deu um pouco de desespero, mas como esse aqui é um livor único, vou conferir. Entendo sua opinião e decepção para com a história, mas talvez seja inferior aos outros livros dela porque foi o primeiro a ser publicado e a maturidade com a escrita veio com o tempo... não sei, mas quero ler!!! Valeu demais pela sinceridade!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Hello :)

    Nunca li nenhum livro da Kiera, embora A Seleção esteja na minha lista. Sobre A Sereia, a sua foi a primeira resenha negativa que li, já que as outras três (+ ou -) falaram super bem do livro. Enfim, só lendo para tirar minhas conclusões haha mas amei a sua sinceridade na resenha!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    Cantinho Cult
    Galera Geek

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu li esse livro e para mim, não foi um dos melhores, mas até que gostei da trama. Mas achei que o final foi um tanto corrido, e precisaria de um epilogo. O começo foi bem chatinho e só depois da metade do livro que fui realmente gostar. Que pena que não gostou da trama.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Essa é a primeira resenha negativa que eu li sobre esse livro. Como eu nunca li nada da autora, eu não sei exatamente se eu ficaria tão frustrada. Mas leio resenhas para adquirir algumas opiniões antes de ler os livros e bem, devo considerar os teus pontos. Esse livro me parece interessante sim, mas acho que a leitura ficará para mais pra frente, talvez. E sim, seja sincera sempre com a suas resenhas. :)

    ResponderExcluir
  17. Oi Denise!
    Resenhas negativas é sempre mais ruim para quem as escreve, não queremos que outras pessoas não leiam o livro, acho que nossa intenção é apenas mostrar que não fluiu naquele momento e pronto.
    Você fez suas colocações sem, em nenhum momento, desmerecer a autora ou ainda à quem gostou do livro. Foi muito delicada ao mostrar os pontos que não te agradaram.
    Eu fiquei super empolgada com a sinopse, essas histórias de sereias me atraem pra caramba. Mas, considerando seus pontos, senti certa frustração.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie! Eu já li algumas resenhas sobre essa obra e parece que todo mundo está se decepcionando, mesmo que um pouquinho. Já li A Seleção e também é uma de minhas séries favoritas, mas não senti nenhum entusiasmo para ler A Sereia. Aquele primeiro quote que você separou também não me convenceu. Parece que a coisa aconteceu rápido demais... Eu já havia lido sobre essa explicação da autora e acredito que, por se tratar de uma nova edição, poderia ter sido melhor trabalhada... mas não vou julgar sem conhecer e, quem sabe, talvez eu dê uma chance.
    Outra coisa que me incomoda um pouco é o padrão de livros que foi criado pela/para Kiera. Quer dizer, todos os livros dela têm esse estilo de capa, com títulos praticamente iguais... acho que, se tratando de uma história completamente diferente, A Sereia poderia ter algo diferente. Adorei a sua resenha e o modo como apresentou a história. Não acho que tenha sido rude, apenas foi sincera sem menosprezar o livro. :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Denise! Tudo bem?

    Adoro resenhas sinceras, principalmente quando destacam o porque não ficou satisfeita. E a sua está assim, adorei! Eu nunca li nada da autora, não me interessei em ler "A Seleção", mas quando vi esse livro, me interessei por ele. E depois que li uma resenha super bacana dele, fiquei curiosa. Mas gosto é gosto, né?! Só terei uma opinião formada quando ler, e ainda pretendo. Que pena que a obra não tenha atingido suas expectativas, é muito ruim ficar frustrada com uma leitura.

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  20. Caramba, que chato vc ter se desapontado tanto com a leitura.
    Quando a história é mal desenvolvida fica até um gosto amargo na boca, decepção define total.
    Ainda bem que eu nem curto a autora, então não leria esse livro, de qualquer forma.
    E gente, pq toda capa de livro dela tem que ter uma moça de vestido e de costas? Imaginação, quede?

    ResponderExcluir
  21. Olá querida, tudo bom?

    Eu adoro Kiera pela trilogia A Seleção. Conheci ela na Bienal e ela é um amor. Como você, ela me conquistou naquela série. Eu ainda nem li A Herdeira por saber que eu fico aflita esperando a continuação, então espero ela lançar todos os livros da série antes de me aventurar. Nesse, eu ainda nem tinha visto muito sobre o livro, somente a capa e a sinopse e ele realmente não me atraiu tanto assim, mas queria ler só por ser Kiera e saber que ela realmente escreve bem e sabe conduzir a história.

    Talvez, por ser o primeiro livro mesmo dela, não seja tão bom quanto A Seleção, que se tornou um fenômeno mundial. Depois dessa resenha, se eu ler A Sereia, verei ele com outros olhos e não criarei tantas expectativas assim. Talvez, dessa maneira, eu não me decepciono como você, pois é realmente triste quando não gosto de um livro de um autor que adoramos :(

    Obrigada pela dica mesmo assim, beijos!

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Sua resenha só me deu ainda mais vontade de ler A Sereia, pois todos os comentários que li até agora foram positivos, e a sua opinião serviu para aplacar minhas expectativas.
    Gosto muito de livros de sereias, e por isso estou curiosa sobre como a autora desenvolverá essa questão. Sobre a personagem protagonista, se ela não for como a Eadlyn (no começo de A Herdeira) por mim tudo bem hahaha.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Primeiro parabéns pela sinceridade eu sempre tento ler sem expectativas por que o meu maior medo é justamente esperar um grande livro e vir uma grande decepção.
    Bom sobre a Sereia eu não li nada da Kiera e quero muito la no blog a Bia leu e amou esse livro tanto que eu fiquei muito com vontade de ler de conhecer a Kiera por esse livro. Talvez por eu nunca ter lido nada dela eu curta... vamos ver né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. OI Denise, acho que você não tem nunca que pedir desculpas por dar sua opinião pelo fato de que é sempre bom que se seja sincera. Eu ainda não li A Seleção e não conheço a escrita da autora e pelo fato de este ter decepcionado acaba acontecendo quando a gente sempre espera a mesma coisa do autor/a, já aconteceu comigo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Denise, é uma pena que o livro não te cativou, que não foi tudo o que você esperava, eu nuca li nada da autora, eu tenho a série da seleção aqui em casa para ler mas não tive oportunidade ainda. Talvez um dia eu dê uma chance a esse livro.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Você está mais que certa em dar sua opinião! Eu acho que, como esse é o primeiro que ela escreveu - e é totalmente diferente d'A Seleção - está bem mais simples. Ela escreve muito bem, esse livro fez com que ela amadurecesse na literatura e pudesse escrever a história de Maxon e America. Quero dar uma chance a ele mais pra frente.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Denise,
    Até que fim uma resenha sincera sobre esse livro! eu ainda não li mas pelo que vejo nas resenhas a história é interessante mas tem uns pontos que eu acho que não gostaria e me irritariam durante a leitura. Eu não sabia sobre esse texto da autora explicando o porque do livro ser tão mais simples. Na minha opinião, mesmo tendo sido o primeiro livro publicado eu acho que ela podia ter investido mais nele, revisado e ter melhorado. Deve ter tido algumas críticas lá no comecinho e ela poderia ter não reescrito a história mas ter dado uma incrementada nela. Mas isso eu falo sem nunca ter lido o livro, talvez quando eu ler, eu até goste

    ResponderExcluir
  28. Oi Denise,
    gostei da sua sinceridade na resenha.
    Eu estava com um pé atrás de ler esse livro e agora que não leio mesmo.
    Pelo que vc falou parece mesmo ser uma história boba, sem muito atrativos.
    Péssimo quando lemos um livro que não agrada em nada :(

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá!!!

    Eu tenho um pé atrás com a Kiera, eu adoro a escrita dela, mas odeio os enredos que ela cria. Como já disse, não curti A Seleção, mas fiquei vidrada na escrita dela. Achei esse tema lindo e pouco trabalhado, o que e uma pena ne?
    Pelo menos a parte gráfica convence.
    Não se preocupe, você não foi a única a não curtir, eu pelo menos ainda não li um elogio para a obra.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bom?
    Confesso que me surpreendi com a sua resenha, não que eu fosse a maior fã de Kiera. Mas como sempre vi tantas resenhas positivas falando maravilhas do livro que não sabia o que esperar dele. A capa continua encantando, mas depois do final da trilogia A Seleção me desencantei completamente da escrita dela. Gostei apenas do primeiro livro da trilogia e não li o livro da filha dela. Adorei a sinceridade, mas passo a leitura pelo menos por enquanto. Parabéns pela resenha.

    Beijos, Roberta

    ResponderExcluir
  31. Olá!!!
    Esta capa é muito bonita. Já ouvi falar do livro, mas ainda não li nada da autora, mas esta temática gosto muito, mas sua resenha não me convenceu a coloca-ló na minha longa e interminável lista, rsrs. A resenha está bem escrita sem revelar demais.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá, Denise! A capa realmente é linda, mas acho que essa é uma marca dessa autora. Ainda não li nada dela, mas foi ótimo saber da história, pois esse tipo de tema (fantasia) não me atrai. Bom saber que você gostou de "A seleção" e pretendo começar por ela, para conhecer melhor essa autora, as histórias e a escrita dela.
    Abraço!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Denise,
    Sei que A Seleção é o maior sucesso, apesar de ainda não ter lido. Mas chego a conclusão que se um autor fez sucesso ele deveria publicar as obras a partir dali e não pegar obras a muito tempo escritas e lançar, porque realmente é isso que acontece o leitor se decepciona. Claro que nem todos decepcionam, mas pra mim é como eles publicarem uma obra que foi escrita quado ainda não eram maduros para o público. Entende?

    Amei a sinceridade e pretendo ler A Seleção e somente os livros lançados depois da série...sahushua....beijos.

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. A primeira coisa que me chamou em sua resenha foi a nota, eu não tinha lido nada sobre A Sereia ainda e isso me deixou surpreso. Também sou muito fã da Kiera Cass, uma das primeiras séries que comprei e li foi A Seleção, até hoje sou apaixonado pela história. Talvez a maioria dos pontos que você considerou negativos no livro tenham surgido em virtude deste ter sido o primeiro livro que ela escreveu, ainda não tinha desenvolvido toda a sua habilidade e mesmo ela tendo reeditado, ainda não muda a base original. Enfim, vou dar uma chance para A Sereia.
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Olá!

    Até me assustei com as 2 estrelinhas! rs
    Eu, sinceramente, não tenho vontade de ler esse. Não li nem a Seleção, não é exatamente o que curto ler. E agora sabendo que ele é mais fraquinho, se for ler algo da autora, não sera esse!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  36. Olá... Denise, tudo bem??
    Desde o lançamento do livro que eu só tenho achado a capa muito bonita, mas nesse eu não tive interesse de jeito nenhum na leitura... parece que acertei em minha desconfiança... já li algumas resenhas do livro e todos tem um opinião semelhante a sua em questão do desenvolvimento e da mocinha não feder e nem cheirar... é uma pena... porque a autora consagrada do jeito que ela está... daria muito bem para dar um up na história e trazer algo bem legal para nós... mas enfim... gostei muito de sua opinião... e eu bem sei como é quando um livro que você espera... se torna frustrante no final das contas... xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Amei a sua resenha. Não é fácil dar a cara a tapa e assumir que não gostou de uma livro de uma autora como a Kieara, que tem muitos e muitos fãs. Eu amei A Seleção, mas não li A Sereia porque essa reescrita da história de Ariel simplesmente não me atraiu em nada.
    Depois de tudo o que você falou, que a mocinha não convence e que o livro não envolve e nem desenvolve, agora mesmo é que eu pretendo pular ele.

    ResponderExcluir
  38. Oiii,
    Confesso que não gostei muito de A Seleção da autora, achei prevísivel e a América intragável, mas continuei e li A Elite e depois disso desisti... acho que a autora peca por não desenvolver bem a protagonista. E com certeza vou passar longe desse, por todos os pontos que vc mencionou. gostei muito da rua resenha, você foi sincera e não foi rude não viu ;). Todos tem direito a sua opinião.

    BEijos
    Aline Lima

    ResponderExcluir
  39. Eu estava super empolgada e querendo ler esse livro. Ainda mais que A Seleção não me ganhou e achei que o fator sereia poderia ser mais interessante, mas depois da sua resenha já nem sei mais o que esperar. É a segunda pessoa que amou a seleção e que diz que se decepcionou com esse, e isso me deixa com uma curiosidade de ler o livro e ver se eu concordo ou não, mas com tantos livros na lista de espera não sei se arrisco a leitura ou não... vou pensar mais um pouco...
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  40. Nossa, estava tão empolgada por esse livro, assisti resenhas tão animadas dele,kkkk, mas agora não vou ler não, nem A Seleção que estão completa na minha estante eu li ainda, não quero me decepcionar antes da hora. Não preciso nem falar que amei a sua sinceridade né? Odeio quando as resenhas são positivas só pra agradar a editora ou autores, amo blogueiras sinceras assim, passa mais confiança. Achei a história bem superficial lendo a sua resenha e apesar de amar filmes e livros com sereias, esse vou deixar passar

    bjs

    ResponderExcluir
  41. Acho que uma resenha deve ser sincera, pois é sua opiniao que esta sendo dada, sendo ela rude ou não. Mas enfim, eu estou com minhas duvidas sobre esse livro, por mais que o povo fale bem eu nao sei.

    ResponderExcluir