Love, a história de Lisey - Stephen King

19 de maio de 2025


Título:
 Love, a História de Lisey
Autor: Stephen King
Páginas: 536
Ano: 2021
Editora: Suma das Letras 
Gênero: Ficção, Suspense, Mistério, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: 

Uma história de amor, de um casamento, de uma esposa dedicada e de um escritor bem-sucedido. Uma história de violência, de trauma e de loucura ― e sobre os segredos que permanecem após a morte. A história de Lisey está só começando.

Dois anos após a morte do marido, Lisey Landon decide que é hora de colocar os papéis dele em ordem. Afinal, Scott Landon era um escritor de sucesso, e há diversas partes interessadas em qualquer trabalho inédito deixado por ele, embora ela esteja determinada a recusar qualquer oferta.
Casados por vinte e cinco anos, os dois compartilhavam de uma intimidade profunda e muitas vezes assustadora. Logo no início do relacionamento, Lisey descobriu de onde Scott tirava suas ideias ― um lugar capaz de curá-lo ou devorá-lo, chamado Boo’ya Moon.
Quando é contatada por Zack McCool, um homem desagradável que diz que ela deve entregar os manuscritos ou sofrer as consequências, chega a vez de Lisey encarar os demônios que assombravam Scott ― e que agora podem ajudar a protegê-la. Assim, o esforço de uma viúva para organizar o escritório de seu célebre marido se transforma em uma jornada quase fatal ao mundo sombrio que ele habitava.
Um dos livros mais poderosos e íntimos de Stephen King, Love: A História de Lisey fala sobre a fonte da criatividade, as tentações da loucura e a linguagem secreta do amor.


Resenha:

Essa foi, sem dúvidas, uma leitura que me surpreendeu muito! Um livro cheio de camadas, sentimentos e umas reviravoltas que só indo até o fim pra entender o impacto real da história.


A edição nova que saiu por aqui está linda, com capa nova, projeto gráfico caprichado e uma tradução que flui super bem. Só fiquei com um pé atrás com o título que mantiveram em português. No original, é só “A História de Lisey”, o que faz mais sentido. Mas, pensando bem, “Love” também tem tudo a ver com o que a história quer passar.


O livro foi lançado pela primeira vez em 2006 e ganhou o prêmio Bram Stoker naquele ano. Mais tarde  virou uma minissérie da Apple TV+ com Julianne Moore e Clive Owen.


Sobre a história: a Lisey é uma mulher que passou mais de 25 anos com o grande amor da vida dela. Agora, dois anos após a morte dele, ela está tentando seguir em frente. Parece que as feridas já cicatrizaram, mas não é bem assim...


Ela decide, enfim, encarar a tarefa de organizar as coisas que o marido deixou. Mas como nada é simples na vida dela, a coisa logo complica. O Scott, além de marido, era um autor super famoso, com fãs do tipo que ultrapassam todos os limites. E um desses fãs começa a ameaçar Lisey, exigindo escritos inéditos de Scott.


O que já seria difícil emocionalmente vira um pesadelo. Lisey começa a sentir o marido por todos os cantos, ouve a voz dele, lembra de coisas que pareciam esquecidas... tudo isso enquanto tenta cuidar da irmã, que também está passando por um momento complicado. O psicológico dela vai sendo colocado à prova o tempo todo.


E por mais que o livro comece mais devagar, com o tempo a tensão vai subindo de um jeito que fica impossível largar. Tem drama, suspense, terror psicológico, mas no fundo, é uma história de amor. Do tipo profundo, imperfeito, dolorido, mas real.


Fica o aviso: tem temas pesados, especialmente relacionados ao luto e à saúde mental. Mas é uma leitura muito boa, daquelas que mexem com a gente. 


Recomendo pra quem curte histórias bem escritas, que não têm medo de mostrar o lado difícil do amor,  e também a beleza que pode existir nele, mesmo nos momentos mais sombrios.


Nenhum comentário

Postar um comentário