Sina - Márcio Benjamin

4 de agosto de 2023

Título
: Sina
Autor: Márcio Benjamim
Páginas: 224
Ano: 2022
Editora: DarkSide Books
Gênero: Ficção, Horror, Literatura Brasileira, Suspense, Mistério, Terror
AdicioneSkoob
Onde ComprarAmazon
Classificação Etária: 14 anos
Nota:

Sinopse: Neste controverso livro de memórias, o pai de Um Nordeste místico, assombrado e repleto de raiz

Sina é o primeiro romance do premiado autor Márcio Benjamin publicado pela DarkSide® Books. Uma obra de voz única, mordaz e que transborda assombro e verdade, um presente para quem procura uma literatura enraizada no solo brasileiro. Com um único fio condutor e três linhas temporais distintas que se entrelaçam, nossa jornada começa ao lado de José Trancoso, um viajante que se vê sem carro ou destino, abandonado pela graça divina em uma assombrada estrada de chão batido. A partir desse momento, tudo o que o leitor conhece como “real” passa a ser sublimado, mas não completamente esquecido.

As histórias de Márcio Benjamin e seu porta-voz, Zé Trancoso, não habitam apenas o imaginário coletivo; elas fazem parte do cotidiano das regiões mais interioranas do país, de suas lendas, de seu folclore. O folk horror que o autor apresenta em Sina é exuberante, pungente e facilmente confundido com a realidade do interior nordestino. Para representar o Nordeste com propriedade precisamos experimentar a secura da terra, a amargura do sertão, a beleza que às vezes se esconde no meio da penúria. Para falar do Nordeste é preciso conhecê-lo, e Márcio Benjamin se mostra um especialista em cada palmo de chão que pavimenta seu novo livro. Um genuíno filho dessa terra.

Sina é um livro denso, feito de chão, sangue e gente. Logo no início do livro, como quem desperta de um sonho dentro do outro, nos deparamos com um estranho povoado e suas Três Guardiãs, três mulheres cegas. Da mesma forma, o povoado Solidão também se descortina em um novo personagem, cercado de segredos, um verdadeiro portal no tempo que vai e volta, que oculta e revela, assim como a narrativa enigmática e surpreendente do autor.

A verdadeira sina de um leitor é garimpar, escavar e encontrar obras raras como essa em uma edição trevosa com o toque da Caveira e as ilustrações magistrais de Shiko, vencedor dos prêmios HQMix e Angelo Agostini e considerado um dos maiores nomes do quadrinho brasileiro atual. Como resultado, os leitores podem esperar uma experiência imersiva e sensorial..


Este livro foi cedido pela Editora DarkSide Books, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:

“Diz que pra pessoa começar a contar uma história, é do começo.”


Olá praticantes de Livroterapia 

Hoje a minha indicação de leitura é mais uma prova da qualidade da nossa literatura nacional!

Sina, do autor Márcio Benjamin, é um super lançamento da editora DarkSide Books, que nos leva para uma jornada pelo sertão nordestino, enquanto teve uma história feita de retalhos multicolorido do nosso folclore assombrado. Utilizando lendas conhecidas pelo povo nordestino, temos uma história de terror que remete ao clássico, ao mesmo tempo em que tem uma presença muito atual.


Na trama iremos acompanhar Trancoso, um contador de histórias que vive perambulando pelo sertão, levando seus causos a diversos lugares, até que sua caminhonete da seu último suspiro no meio do nada, que o leva a um encontro peculiar com três velhas cegas, para quem ele pede ajuda.

E o preço dessa ajuda, é ele contar três histórias para as entreter. 

Estes três primeiros contos já dão o tom do que iremos ver no decorrer do livro, e fazem com que Trancoso possa adentrar a cidade guardada pelas velhas Macabras!

É assim que Trancoso vai se ver diante de situações que o levarão a se recordar de sua vida, e tudo o que o levou chegar até ali.

“A gente tá aqui cumprindo a nossa sina, Zé Trancoso. A sina de quem já se foi mas nunca vai ter paz."

A trama é separada em partes, com cada uma sendo uma parte da história de Trancoso, e indo e vindo do passado ao presente, vão tecendo com retalhos a história do livro.


Este foi meu primeiro contato com a escrita do autor e gostei bastante do estilo de escrita, ele usa muito bem elementos clássicos das lendas de terror regionais. 

Gostei da forma que ele inseriu uma crítica social muito atual a trama.

“São noites assim, de céu aberto, pouca estrela e muito silêncio, que fazem a gente parar pra pensar em um monte de coisas. Principalmente na força que têm as nossas lembranças, no jeito que elas puxam a cadeira na cabeça da gente e sentam, sem ir embora, às vezes ficando até depois que o dia nasce.
Quando tá tudo tão parado que dá vontade de ver coisas que a gente não tá vendo, quando sombra vira alma e as árvores do meio da rua se ajuntam todas, como se tivessem escondendo alguma coisa, é justamente nessa hora, que essas lembranças escolhem pra aparecer.”

O livro é uma leitura rápida e fluida, conta com ilustrações excelentes do artista Shiko, que tornaram a experiência de leitura ainda mais imersiva 

Uma indicação para quem curte se reunir em frente a uma fogueira e ouvir um contador de histórias, tecendo histórias de terror de arrepiar.

Literatura nacional de encher os olhos e a mente!

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

7 comentários

  1. Uma leitura que dá arrepios! E as ilustrações ajudam muito nisso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ver autores nacionais trazendo obras tão boas , retratando o sertão nordestino em uma editora tão conceituada.Otima dica para os fãs dessa gênero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane, nossa eu amo a DarkSide dando destaque aos nossos autores nacionais, reconhecimento merecido demais!!!

      Excluir
  3. Rainha que é rainha conhece seus súditos!!!E que vontade e saudade deu, das rodas de crianças atentas a um contador de histórias macabras rs
    Como sou de interior, pude viver isso e amava o medo correndo nas veias e as ameaças da mãe quando ela nos colocava pra dentro de casa na marra rs
    Além de ser Dark, já quero sentir essas três velhinhas macabras e viajar sertão a dentro!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :3 Sabia que iria gostar, e sim este livro deu uma saudade dos velhos tempos e rodas de histórias, meus avôs gostavam de contar histórias para nós. Logo logo terá esse livrinho! Tenho certeza!

      Excluir
  4. Realmente literatura nacional é maravilhosa e sendo publicada pela Darkside deve ter ficado belíssima.
    Porem terror é um gênero que não leio, então confio nas suas palavras, pois sei que curte então sabe quando é uma boa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, hahaha é acho que esse livro não iria te conquistar não hahah mas que ele é incrível é!

      Excluir