Todos se lavam no Sangue do Sol - Paulo Raviere

10 de julho de 2023

Título: Todos se lavam no Sangue do Sol
Autor: Paulo Raviere
Páginas: 224
Ano: 2022
Editora: DarkSide Books
Gênero: Ficção, Literatura Brasileira, Ação, Aventura
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Classificação Etária: 14 anos
Nota:   
Sinopse: As melhores mãos apedrejam e afagam com a mesma tranquilidade

Um novo dia em Salvador. A cidade de matriz africana que pulsa e joga para o mundo seus filhotes. Cidade parideira das divindades literárias. Desse ventre surgiu Gregório e sua poesia do inferno, surgiu Castro para libertar, surgiu Jorge para ser amado, surgiu Ubaldo para falar do povo, surgiu Myriam para florescer o feminino mitológico. Muitas vozes surgem e ecoam no Recôncavo Baiano, mas muitas vozes também são silenciadas e abraçadas pela mudez eterna de um socorro.

Ela é escaldante, explosiva e lasciva. Entre suas ruas e seu sol incansável transitam trabalhadores empenhados, religiosos astutos, pilantras descuidados e mulheres ambiciosas. Entre a cidade baixa e a cidade alta, tais histórias se dissolvem e diluem, deixando um rastro de sangue e vida como recompensa. Um lugar reconhecido como Salvador de poucos e executor de muitos.

Todos se Lavam no Sangue do Sol começa em um nervoso, porém bem-sucedido assalto a uma joalheria do Centro de Salvador. No interior de um bar próximo ressoam os tiros, o sangue tinge as pedras do calçamento, bandidos mascarados disparam em uma fuga desenfreada. A partir desse momento, os envolvidos diretos e indiretos no crime serão convidados a encarar as consequências inimagináveis de suas ações.

Salvador se organiza em muitas camadas e dessa mesma forma o romance de Paulo Raviere reúne um heterogêneo plantel de personagens, entre eles um guitarrista frustrado, um religioso colecionador de artes, um italiano astuto e comilão, um político decadente, um traficante cheio de si, uma jovem misteriosa e um estudante de cinema mimado pelos pais. Juntos, eles convivem em meio à glória passada e à ruína total de uma cidade que já foi uma das maravilhas do país.

Com uma narrativa à queima-roupa, Raviere nos transporta para um universo próprio com muito temperos, criando um molho ácido e tarantinesco regado a muito sangue, suor e dendê, e mais especificamente para os filmes O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, e Snatch, de Guy Ritchie. Na literatura, impossível não recordar da mão pesada de João Ubaldo Ribeiro, Ricardo Piglia em Dinheiro Queimado e Donald Ray Pollock.

Berço de grandes poetas, mulheres sagazes e boêmios irrecuperáveis, Salvador é o cenário perfeito para um romance que equilibra o refinamento narrativo de Paulo Raviere e as ilustrações vibrantes de Alcimar Frazão, quadrinista e ilustrador que já emprestou seu traço à edição de O Médico e o Monstro e Outros Experimentos, de Stevenson (DarkSide® Books, 2019). Como resultado, Todos se Lavam no Sangue do Sol é mais que um livro: é uma fatia viva da cidade de Salvador.

Este livro foi cedido pela Editora Darkside Books, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 



Resenha:

"Assim todos carregam um inferno dentro de si."

Olá Praticantes de Livroterapia

Preparados para uma super indicação de Literatura Nacional?

Todos se lavam no Sangue do Sol, de Paulo Raviere, é um lançamento da DarkSide Books, com ilustrações impactantes de Alcimar Frazão, artista incrível que trouxe uma força intensa através das ilustrações para este livro.

O livro já chamou minha atenção pela capa, e da escolha de paleta de cores para todo projeto gráfico. Já imaginei que seria uma história mais visceral, e foi mesmo.

Antes de falar um pouco da trama, vou contar um caso peculiar, quando o livro chegou por aqui, um amigo de Salvador estava passando uns dias por aqui, e em um dos dias pegou o livro para folhear, e leu os primeiros capítulos, onde é descrito alguns pontos de Salvador, e ele disse: é como se eu estivesse caminhando sob o sol na minha cidade!

E apesar de eu ter ido apenas como turista para lá, enquanto lia, podia imaginar perfeitamente alguns dos locais onde a trama se passava, sentir o calor intenso torrando minha cabeça! Que incrível!


Todos se lavam no Sangue do Sol, nos entrega uma trama mosaico complexa e envolvente, vários núcleos de personagens, com suas próprias tramas particulares convergindo em uma grande história única.

"Lerdo, míope, sonolento, [...] não se deu por conta da tragédia que ajudara a arquitetar. A manhã se despedaçava como um rolo de papel higiênico próximo do fim. [...]"

Somos levados a acompanhar um assalto, com um sol de testemunha e muita confusão acontecer logo cedo, os assaltantes, se esbarram em bares e agem caoticamente, mas bem sucedidos em seu empreendimento ilegal, correndo pelas ladeiras de Salvador, em uma fuga frenética, que deixa poças de sangue, corpos e caos por onde passam, em um carro de fuga ao som de uma música emblemática, eles pensam que tudo está ocorrendo como deve ser, até que reviravoltas acontecem e logo somos apresentados a outros núcleos de personagens, estes que aos poucos vamos conhecendo em que ponto de uma teia intricada de desejos exóticos, os unem uns aos outros.


Logo veremos, desde de: homem “Santo”, Pretenso Mafioso, Traficante, Estudante mimado, namorada estranha, Músico Frustrado e muitos outros personagens colidindo na história.

Para quem ama, uma trama bem amarrada, com personagens interessantes e motivações exóticas, a trama de: Todos se lavam no Sangue do Sol, é um livro que vai cativar sua atenção. Tem bastante ação, é uma trama de ritmo fluido e constante.

Tem alguma violência, mas nada muito pesado, e aqui está mais um exemplo de livro da editora onde você que não gosta de terror, pode ler tranquilamente, é uma aventura de ação, bem ao estilo cinematográfico, aliás, fica aqui a dica de um material que daria uma ótima adaptação.


Paulo Raviere, o autor, é um nome conhecido dos leitores da Caveira, pois é tradutor responsável por algumas obras da editora, e amei ler este livro dele, e já posso adiantar que espero seus próximos livros, gostei bastante da escrita dele.

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.



5 comentários

  1. Muito bom ver um autor nacional sendo publicado pela Dark.
    Apesar de não fazer meu estilo, eu curti

    ResponderExcluir
  2. Desde que a senhorita me falou que eu iria amar esse livro, eu fiquei aqui que nem uma boboca esperando resenha e ufa, ela veio!!
    E claro que agora vou poder comprar sem medo(que o Prime Day seja generoso com minhas moedinhas)
    Isso de ser nacional já é outro ponto fundamental e claro, ilustrações!!!
    Beijo Rainha!

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    (P.s)Quem dera a vida fosse um grande quebra cabeças..ao menos, peça a peça, eu iria conseguir colocar...mas....

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    Bom ver mais um autor nacional em destaque.
    Pode até não ser um livro de terror e sim de aventura e ação, porém as ilustrações mostram personagens tenebrosos.
    Gostaria de acompanhar para também relembrar da Bahia, terra que acho mágica.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. A editora sempre capricha nas suas edições Não é um gênero que eu costumo ler ,mas parabéns a literatura nacional.O livro parece ser bem frenético.

    ResponderExcluir
  5. É excelente ver que nossa literatura está sendo valorizada, melhor ainda quando é publicada por uma editora consagrada como a Darkside.
    Não sei se faz muito meu estilo porem parece ser uma trama muito boa, quem sabe um dia eu consiga ler.

    ResponderExcluir