Satânia - Fabien Vehlmann e Kerascoët

21 de outubro de 2022

Título: 
Satânia
Autor: Fabien Vehlmann e Kerascoët
Páginas: 128
Ano: 2022
Editora: Darkside Books
Gênero: Graphic Novel, Terror, Aventura 
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Uma jornada fantástica aos confins do Inferno

Depois de apresentar aos leitores o sinistro mundo de Aurora das Sombras, a DarkSide® Books convida todos a uma jornada por outro mundo fantástico e ardente, na graphic novel Satânia.

A jovem Charlotte, também conhecida como Charlie, organiza uma expedição para encontrar seu irmão desaparecido, um cientista que investigava o mundo subterrâneo na tentativa de provar – para a surpresa de todos! – a possível existência do Inferno com o uso da teoria da evolução de Charles Darwin.

O pequeno e descrente grupo de resgate, liderado por Charlie, segue os passos de seu irmão desaparecido rumo às profundezas da Terra. Uma jornada primal e escaldante nas entranhas de nosso planeta nos revela um universo rubro e pulsante que esconde a verdadeira origem do mundo.

A graphic novel é escrita por Fabien Vehlmann e ilustrada pelo casal Marie Pommepuy e Sébastien Cosset (que assina como Kerascoët), trio que os darksiders já conhecem pela obra Aurora nas Sombras, indicada ao prêmio Eisner em 2015. Lançada pela DarkSide® em 2019, essa obra conquistou os leitores com sua atraente arte em aquarela, cujo estilo fazia um contraste chocante com sua história perturbadora. 

Esses leitores também vão se impressionar com um Inferno que não pertence mais a Dante, agora ele é reino de Satânia. Uma obra de extremo deleite visual e com um roteiro tão inusitado quanto os delírios de seus personagens. Satânia é uma história divertida, assustadora, multicolorida, vivaz e atordoante como todo bom Inferno.

Este livro foi cedido pela Editora Darkside Books, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:

Olá praticantes de Livroterapia.

Preparados para uma jornada aos Confins Infernais mais longínquos?

Espero que sim, mas antes disso…

Lembrai-vos que está resenha é a terceira resenha do Especial Halloween do Blog, e está ligada ao nosso sorteio macabro em conjunto com a Caveirinha: Darkside Books.


O sorteio está rolando no nosso perfil no Instagram. Para participar precisam comentar nos Posts:

💀 Post Oficial do Sorteio.
💀 Resenha: The Dark Man.
💀 Resenha: Livros de Sangue, volume 1
💀 Resenha: Satânia 
💀 Resenha: ☠️☠️☠️☠️☠️

Procurem no nosso feed!

E anotem a terceira palavra para o sorteio: Medo

Agora sem mais delongas, vamos falar da minha leitura da semana!


Satânia, é uma Graphic Novel (GN), lançamento da Darkside Books, escrita por Fabien Vehlmann e ilustrada por Kerascoët, que é o pseudônimo do casal Marie Pommepuy e Sébastien Cosset. O casal já ilustrou outra GN da Darkside, mas ainda não tive a oportunidade de ler ela para ver se este é o traço característico deles ou se vão mudando para seguir o tom da escrita.

A edição está sinistra e totalmente linda. Padrão da editora para suas GN: capa dura, papel de ótima qualidade e ainda vem com três marcadores muito bonitos, com ilustrações de cenas impactantes da história.

Temos uma jornada emocionante nesta história já que iremos acompanhar um grupo de buscas, formando por mineradores, padre, editor, irmã em modo heroína ligado e outros.


Charlie, está junto a outros voluntários exploradores, desbravando um sistema de cavernas, onde seu irmão, meses atrás desapareceu. 

Indo cada vez mais longe e chegando em uma parte sequer mapeada, o grupo enfrenta uma inundação e para tentarem escapar com vida, em vez de tentar fugir para cima, eles desesperadamente se jogam ainda mais ao fundo.

E a cada passo em busca de uma saída, eles se afastam de tudo que é conhecido e são confrontados por mitos e lendas aterrorizantes.

Enquanto Charlie, está decidida a não sair daquelas cavernas sem o irmão, este que estava em primeiro lugar ali, procurando provar que existe um inferno, e ele está longe de ser o que a Bíblia diz e sim, algo totalmente diferente, o que leva a irmã agora a se arriscar para o encontrar e quem sabe descobrir se as teorias dele estavam certas. 


Por outro lado, o padre Mountsouris, que estava na expedição em que o irmão de Charlie sumiu, agora tenta a todo custo fazer com que todos ali, fiquem vivos para encontrar a luz novamente.

É claro, que nada será fácil.

A jornada será mais do que difícil fisicamente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente transformadora de todos que estão no grupo.

Satânia, tem uma trama fluida. História e ilustração dão aos mãos para entregar ao leitor uma explosão de cores, mistério, a eterna busca pela saciedade da curiosidade e uma história fascinante sobre a humanidade e como podemos compreender tantas facetas da humanidade diante de situações drásticas e como isso impacta escolhas e ações dos personagens para sobreviverem.

Charlie mesmo, lida com muitas emoções, traumas e descobertas nessa jornada, tendo uma transformação interessante de personalidade.


Fabien Vehlmann e Kerascoët entregaram muito aos leitores com suas artes, as ilustrações visam um impacto e possuem sua própria linguagem para tornar a trama ainda mais densa. As escolhas de cores, para cada cena, locais e ações, tornam a experiência de leitura ainda mais imersiva, e ao ler senti que cada mudança de cor dominante, trouxe uma perspectiva diferente a leitura do momento.

Apesar de ser uma GN, e ter apenas 128 páginas, é uma história que convida a reflexão, que te faz parar para analisar o que está lendo e pensar: o que eu faria? O que eles estão fazendo? O que é tudo isso é para onde está história está indo?

Alguns pontos da trama foram exatamente o que eu estava esperando, principalmente o final, pois em certo ponto da trama, eu imaginei que poderia ser esse um resultado esperado de tudo o que estava lendo. Outros pontos me surpreenderam demais!


É uma história de terror, até porque, eu mesma tenho um medo atroz de me ver perdida em uma caverna ou floresta ou sei lá onde mais eu poderia parar em alguma das minhas aventuras, então senti um horror em me imaginar passando por tudo o que Charlie e os demais passaram. E não somente isso, outros elementos trágicos, macabros e terríveis acontecem. 

Uma indicação para quem curte o gênero ou deseja começar a curtir, já que é uma história que até pode ser expandida, mas senti ter seu ciclo bem encerrado. Bem escrita e com muitas cores e horrores a serem encontrados em caminhos estranhos e totalmente infernais!

Espero que tenham gostado da minha indicação e nos vemos com mais terror na próxima sexta feira!

💀😘

9 comentários

  1. Rainha Vivis,
    Esse livro é a cara da Angela! Se ela não o tem, está na wishlist dela como prioridade alta. E se ela não conhece vai ficar louca por ele.
    É inegável que a Dark sempre arrasa e com essa edição não poderia ser diferente.

    ResponderExcluir
  2. Bem..vamos por partes, dignas de Jack Picadinho rs
    Tá, ela já tinha avisado que viria uma resenha de sexta especial, mas precisava ser um quadrinho da Dark que eu quero ler?
    Tá, Aurora ainda tá na frente rs mas esse tá lá juntinho.
    Eu amo esse universo dos quadrinhos(só corro um pouco dos feitos em preto e branco, pelos olhos não ajudarem) mas esses coloridos, ah Genésio!
    Eu amo e entendi que as ilustrações talvez nem precisassem de enredo, elas falam por si!!!!
    Adorei, adorei muito!!!!
    Obrigada Vivis, por isso!!!(mas ainda te odeio pela lista só aumentar)
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Eu admiro muito quem consegue ler terror, eu sou totalmente apavorada em relação a esse gênero.
    Eu apenas queria saber o que aconteceu a Charlie e se ela conseguiu o seu propósito, os livros da Darkside são de um capricho.

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã de terror não, mas já estou achando que no formato HQ fica mais fácil de ler e não se sentir tão nervoso. Essa por exemplo me interessou bastante.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Para quem é fã de terror a editora sempre arrasa.
    Não me incluo nessa lista rsrsPasso longe.

    ResponderExcluir
  6. VIVIAN!
    As ilustrações mostradas, parecem intensas e assim acredito que seja a leitura dessa Grafic Novel.
    Bom ver que o final ficou a contento, porque sua indicação é sempre precisa.
    Deve ser uma obra linda e tenebrosa...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Heey,
    Não conhecia essa Hq, parece ser uma história cheia de mistério e bem sinistra. As ilustrações são maravilhosas. Raramente leio livro de terror, mas essa parece ser bem legal.


    <"Tempos Literários">https://www.temposliterarios.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vivian!
    Que grupo diferente de personagens, hein?! Bem diversificado...
    Não sei se eu teria coragem em ler um livro de terror em versão Graphic Novel, acho que com as ilustrações as cenas seriam mais vividas.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eita que gostei mais dessa dica aqui hein, apesar de ainda ser uma história de terror, acho que o formato como a história é contada deixa a leitura mais dinâmica e um pouco menos assustadora (I hope so!).

    ResponderExcluir