Maisie Dobbs – Maisie Dobbs, livro 01 – Jaqueline Winspears

18 de outubro de 2022

Título: 
Maisie Dobbs
Autor:  Jaqueline Winspears
Páginas: 304
Ano: 2022
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção, Romance, Suspense
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Em seu primeiro caso, na Inglaterra dos anos 1920, a brilhante psicóloga e investigadora Maisie Dobbs mostra por que merece figurar entre os detetives mais célebres da literatura.

Aos 13 anos, Maisie Dobbs começa a trabalhar como criada em uma residência da aristocracia londrina. Sua patroa, a sufragista lady Rowan Compton, logo descobre a sede de conhecimento da menina e resolve patrocinar seus estudos.

Seu tutor é o famoso investigador Maurice Blanche, que percebe os dons intuitivos da moça e a ajuda a ser admitida na prestigiosa Girton College, em Cambridge.

O início da Primeira Guerra acaba mudando seus planos. Maisie se alista como enfermeira e parte para a França, servindo no front, onde perde – e também encontra – uma parte importante de si mesma.

Anos depois, na primavera de 1929, ela abre seu escritório como investigadora particular, seguindo os passos de Maurice, que lhe ensinou que coincidências são sempre significativas e a verdade, ilusória. Seu primeiro caso parece apenas uma trivial questão de infidelidade, mas acaba se revelando algo muito diferente, que a obrigará a enfrentar o fantasma que a assombra há mais de uma década.

 


Resenha:

“A verdade vem em nossa direção pelo caminho das nossas perguntas.”

Olá praticantes de Livroterapia.

Hoje a minha indicação de leitura, é um suspense no belo estilo noir, ou como gosto de falar detetivesco. Só que para a minha alegria, temos uma personagem feminina como protagonista.

Estou falando de Maisie Dobbs, primeiro livro de uma série homônima da autora Jaqueline Winspears, lançamento da Editora Arqueiro para sua nova coleção de livros: Mistérios em Série.

Maisie, é uma psicóloga e investigadora, com uma formação vasta, e que por anos foi pupila e auxiliar de Maurice Blanche, um dos responsáveis pela sua escolha de carreira, já que foi uma das pessoas, que enxergou na jovem Maisie, o potencial para ser uma profissional e intelectual.

Digo isso, porque a trama se inicia na década de 1920, onde existiam poucas perspectivas profissionais para as mulheres, ainda mais, das que pertenciam a classe servil.

Maisie, se tornou criada de uma família nobre, logo após sua mãe falecer, seu pai conseguiu o emprego, na esperança que isso, possibilitasse uma chance melhor de vida. Já que todas as economias da família, que nunca tinha sido muito haviam sido gastas no tratamento da mãe dela.

Maisie, sempre foi brilhante e estudava muito, mas teve que abandonar os estudos para trabalhar, até que descobriu a biblioteca da casa onde trabalhava e se tornou uma gatuna de conhecimento, estudando a noite, até que foi pega, porém, para surpresa dela, não foi despedida, pelo contrario, recebeu a chance de ter uma educação guiada por Maurice, e o apoio da família.


Com tudo acontecendo como um sonho ela se esforçou muito, trabalhou, estudou, e com isso sua vida estava começando a se tornar o que ela sempre desejou.

Até que veio a guerra, e tudo mudou.

“É esse o legado da guerra... os sonhos das crianças abandonados... tudo desperdiçados. A tragédia.”

O livro acompanha a vida de Maisie, em duas linhas temporais, acompanhamos ela no primeiro caso solo, onde um homem a contrata, para descobrir se esta sendo traído ou não, este caso, coincide com outro, este ligado a algo pessoal na vida de Maisie.

Com as duas linhas temporais se mesclando, presente e passado, vão montando um quebra cabeça, vamos saber o que levou ela a se tornar psicóloga e investigadora, e como casos diferentes convergem para o mesmo.
 
“... uma coincidência poderia ser simplesmente aquilo que parecia: dois eventos conectados por meio dos pensamentos e da experiência de uma pessoa.
[...] A coincidência era um mensageiro enviado da verdade.”

É uma trama muito interessante, o estilo de escrita da autora me agradou, as mudanças de narrativas, também se encaixaram bem no ritmo da leitura e da história. Conhecer mais da vida pessoal de Maisie, serviu para ver como sua criação, e decisões de sua vida a moldaram, as pessoas que ela conheceu, a guerra, relacionamentos, tudo foi entregue neste primeiro livro.
Maisie, é um personagem inteligente e sensível, precisa batalhar muito para conseguir o que deseja, não é reclamona, pelo contrario, enfrenta as desventuras e tragédias de sua vida com uma força de caráter incrível.


Gostei bastante da leitura, e de como Maisie usa a psicologia, durante suas investigações.
Os casos deste primeiro livro foram uma grata surpresa, e apesar de termos passagens difíceis (As descrições da guerra, de como os soldados sobreviventes sofreram, tanto fisicamente como emocionalmente, é algo doloroso de se ler, mas infelizmente uma realidade.) a escrita é fluida e leve.

Uma indicação de leitura para quem ama tramas investigativas, mas que não gosta de muita violência, protagonismo feminino e tramas de época.

A série já conta com mais um livro lançado por aqui e pretendo ler em breve.

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

8 comentários

  1. É fato! A Editora Arqueiro vai me levar a falência. Além de publicar os melhores romances de época, tem a Coleção Romances de Hoje e agora o Mistérios em Série.
    Minha amiga linda e maravilhosa Angela me deu Maisie Dobbs para que eu pudesse participar da leitura coletiva promovida pela Raffa Fustagno.
    No feriado local do dia 24.10 vou mergulhar nessa investigação com Maisie. Tenho certeza de que irei amar. E já tô separando as modinhas paracos próximos livros da série

    ResponderExcluir
  2. Chelle e eu vamos ler esse livro para uma discussão dia 30 agora, se minha memória(jogo da memória?) não estiver sumido tudo de vez rs
    Mas estou deixando para ler na próxima semana, para não deixar que nenhum detalhe se perca.
    A edição é bem confortável, as letras ajudam muito e acho que por ter essa parte sobre a guerra como pano de fundo, eu vá gostar e muito.
    Só não senti uma pegada de Agatha, como achei que seria!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito essa coleção da Arqueiro. Agora após essa sua resenha fiquei com muita vontade de ler logo esse livro e ver como a Maise resolverá esses mistérios. Obrigada por sua indicação e já aguardando o próximo para saber sua opinião.

    ResponderExcluir
  4. VIVIAN!
    Muito bom ver uma protagonista feminina, desvendando crimes e usando a psicologia, em uma época onde a mulher não tinha voz.
    E pelo visto ela é inteligente e arguta, parece inovador.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Ola Vivian
    Por tudo o que li na sua resenha presumo que eu vá gostar muito da trama.
    Gosto de tramas de época e de suspense sem tanta violência E ainda tem esse período histórico que mesmo sendo tão cruel ajuda a gente a entender um pouco esse periodo tenebroso da história real.A arqueiro como sempre arrasando.

    ResponderExcluir
  6. Dizem que lembra um pouco Agatha Christie pelo estilo, imagino que seja um bom livro para os iniciantes no estilo.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Heeey,
    Acredito que tenho esse livro em e-book quando a Amazon deu de graça (acho, não tenho certeza).. Mas fiquei muito curiosa pela história até porque amo demais livros de mistério..


    <"Tempos Literários">https://www.temposliterarios.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu gostei bastante da leitura, realmente é bastante fluida, gostei particularmente da protagonista, apesar de não ter um mistério tão misterioso assim, curti cada linha lida, e me emocionei em alguns momentos da história.

    ResponderExcluir