O Teste do Casamento - Os Números do Amor, 2 - Helen Hoang

29 de setembro de 2022

Título: O Teste do Casamento - Os Números do Amor,  2
Autora: Helen Hoang
Páginas: 365
Ano: 2022
Editora: Paralela
Gênero: Romance, Chick-lit, New Adult
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Companhia das Letras
Nota:   

Sinopse: Continuação de Os números do amor, O teste do casamento é uma história apaixonante sobre um romance que cruza fronteiras entre os países e os limites do coração.
Khai Diep não tem sentimentos. Bom, ele fica irritado quando mexem nas suas coisas e satisfeito quando os centavos são incluídos nos livros contábeis, mas não consegue vivenciar nenhum sentimento profundo, como luto ou amor. Ele acha que tem algum problema, mas sua família sabe que, por ser autista, ele processa as coisas de um jeito diferente e tem dificuldade com as emoções. Como Khai se recusa a arrumar uma namorada, sua mãe resolve viajar ao Vietnã para encontrar a noiva perfeita para ele.
Sendo birracial em Hồ Chí Minh, Esme Tran sempre se sentiu deslocada. Quando surge a oportunidade de ir para os EUA e conhecer um possível marido, ela sabe que não pode recusar, pois é a chance de mudar a realidade de sua família. Mas seduzir Khai não sai como o planejado. E assim ela se apaixona por um homem que está convencido de que não pode retribuir seu afeto.
O tempo de Esme nos EUA está se esgotando. Será que Khai vai admitir que estava errado, e que pode haver mais de uma maneira de amar, antes que seja tarde demais?


Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha:

É impossível ler Os números do amor e não deixar de se encantar com a adorável e impecável escrita de Helen Hoang, certo? E junto com a nova edição do livro, a Paralela também lançou a sequência desta maravilhosa obra! Por esse motivo, e porque estou muito animada para falar sobre, é que a resenha de hoje é de O Teste do Casamento.


Ah, mas antes, leia a resenha de Os Números do Amor clicando na imagem abaixo:



Stella e Michael não são mais os protagonistas da vez, eles já ganharam seus devidos encerramentos e não há realmente uma grande necessidade de prolongar mais nos personagens. Afinal, tudo foi bem completinho e não ficou realmente qualquer ponta solta em relação ao dois. Desta vez o protagonista é um personagem que eu já estava ansiosa pra conhecer desde o primeiro livro: o Khai!


Esme Tran é uma jovem vietnamita que leva um vida de humildade e pobreza em Hồ Chí Minh, sua vida nunca foi fácil e parece está ficando cada vez mais difícil. Mesmo assim ela batalha diariamente para criar a filha, que tem apenas cinco anos, e ajudar a mãe e a avó. Em mais um dia de trabalho, de forma completamente inusitada, ela conhece uma senhora que a oferece um acordo tentador: ir para os Estados Unidos conquistar e se casar com seu filho.


Depois de passar por uma perda , Khai Diep está convicto de que é incapaz de amar e relacionamentos sem dúvida é algo fora de seus planos. Ele é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e está satisfeito apegado a sua rotina diária, mas obviamente sua mãe não aceitaria essas suas certezas. Tudo fica totalmente confuso quando sua mãe fala que uma mulher estará se mudando para sua casa e se tornará sua esposa.


Esme aceita toda está proposta na esperança de modificar sua vida e oferecer condições melhores a sua família, por outro lado, Khai topa a experiência devido a grande insistência de sua mãe. Três meses morando juntos parece tempo o suficiente para Esme fazer de tudo e conseguir conquistá-lo, mas ela nunca pensou que este homem tão lindo fosse tão difícil. Já Khai está enlouquecendo com todas as mudanças que ela já está fazendo em sua vida, mas também está espantado com a atração que cresce cada vez mais por ela.


Mais uma vez Helen Hoang traz em sua escrita personagens bem construídos e muito reais, com personalidades encontradas em diferentes pessoas e até mesmo fácil de se identificar com eles. Esme é mais uma protagonista que surpreende com sua persistência e obstinação, mesmo em toda sua humildade. Já Khai é conquista pela forma protetora em que age, por sua gentileza e atenção mesmo quando luta contra tantos traumas.


Mais uma vez as páginas abordam o Transtorno do Espectro Autista com uma sutileza e suavidade que muitos outros livros não carregam, não ficando presos a uma narração técnica e sim mostrando de forma descontraída a realidade do TEA. Além disso é possível mergulhar ainda mais na cultura e idioma vietnamita, que já foi muito colocada também no livro anterior. Só com isso já dá pra perceber as inúmeras aprendizagens durante a leitura, que acrescenta ainda mais nos capítulos que arrancam suspiros e divertem os leitores.


O melhor de tudo é que, por mais que seja uma continuação de Os Números de Amor, este também é um livro que dá para ler separadamente. Então, embarquem o quanto antes nesta leitura

11 comentários

  1. Oi Andressa,
    A escrita da Helen me conquistou recentemente. Acho que falei da minha história com Os Números do Amor.
    Enfim, ganhei O Trste de Casamento e mal posso esperar para a história de Khai. Pois assim, como você, ele me conquistou no livro anterior

    ResponderExcluir
  2. A hora que eu consegui juntar moedinhas e comprar Os Números do Amor baratinho, com a capa antiga(tinha que ter algo errado nisso), me vem essa roupagem novinha em folha rs
    E pra ajudar, um segundo livro que já preciso em mãos para ontem, para sim, já ler os dois! rs
    Tão bom ver as estrelinhas ali, o coração e a certeza de uma leitura leve e intensa ao mesmo tempo!!!
    Lista de desejados pra já!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ahh muito bacana saber sobre esse segundo livro, ainda mais porque é uma continuação, que não é uma continuação (risos), estou ainda mais curiosa para conhecer a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  4. Eu não me lembro de ouvir sobre esses livros, mas gostei bastante que podem ser lidos separadamente. E o melhor são que abordam temas que são de grande importância como o TEA e uma outra cultura de modo bem sutil, foramnisso que me fizeram anotar os dois livros para leituras futuras.

    ResponderExcluir
  5. Oiiiie,
    Desde que a editora anuncio esse lançamento, já coloquei até na lista para poder comprar e ler.. Acho interessante que a autora aborda o mesma TEA em ambos livros. Já estou louca pra ler!

    ResponderExcluir
  6. Não curto histórias onde alguém acredita que uma pessoa precisa se casar para finalmente ser feliz, ainda mais arranjando um relacionamento de forma forçada.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Ainda não li Os numeros do amor mas quero muito E agora lendo a sua resenha desse livro já o adicionei na minha lista de desejados
    Parece que a autora tem acertado em cheio em tratar desse tema que tão pouco é mencionado na literatura.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andressa!
    Bom saber que mesmo O Teste do Casamento ser uma continuação de Os Números do Amor ele dá para ler separadamente...
    Ainda não li o primeiro livro mas está na minha lista de desejo, gosto de livros que abordam o autismo, e com certeza estou adicionando O Teste do Casamento na minha lista também :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Andressa!
    Não li o primeiro livro, mas me interesso muito pelo assunto TEA. Tenho um sobrinho neto com essa síndrome e aprender um pouco mais, nunca é demais. E ainda conhecer a cultura Vietnamita.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Eu curti um pouco esse livro, não conheci ainda o primeiro, ou não lembro de ter lido a resenha. Mas como opção è uma boa escolha.

    ResponderExcluir
  11. Já vou procurar o primeiro livro para saber se è tão reflexivo quanto o segundo.

    ResponderExcluir