Antes que o Café Esfrie - Toshikazu Kawaguchi

1 de setembro de 2022

Título: 
Antes que o Café esfrie
Autor: Toshikazu Kawaguchi
Páginas: 208
Ano: 2022
Editora: Valentina 
Gênero: Ficção, Romance, Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Em uma ruazinha estreita e silenciosa de Tóquio, num subsolo, existe um estabelecimento que, há mais de 100 anos, serve um café cuidadosamente preparado.


Graças a uma lenda urbana, o local recebe diversos frequentadores que esperam ansiosamente para viver uma experiência única: fazer uma viagem no tempo.
Aqueles que retornam ao passado devem estar cientes dos riscos e também das regras, já que a jornada exige que o cliente se sente numa cadeira específica e reencontre somente pessoas que já tenham visitado o estabelecimento. Mesmo assim, quatro personagens aproveitam a oportunidade para tentar resolver dramas do passado.
A experiência é imperdível, mas o tempo é curto. Mais precisamente, até o café esfriar.

Este livro foi cedido pela Editora Valentina, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:

“- Beba o café antes que ele esfrie.”

Olá praticantes de Livroterapia 

Hoje minha indicação é um de um livro de drama, sim, não somente de fantasia se vive, hahah

Antes que o Café esfrie é um lançamento da editora Valentina, nossa parceira aqui no blog, e recebemos o livro. Confesso que como a pessoa que não bebe café, (sim, podem ficar chocados hahah) o nome do livro não me atraiu, então é um dos raros casos em que li a sinopse antes!

Mas só as primeiras linhas e já decidi que ia ler, porque eu gosto muito da escrita de autores orientais e isso me fisgou.

Antes que o café esfrie, é do Toshikazu Kawaguchi, um autor japonês, que o adaptou de uma peça escrita por ele e que fez muito sucesso e agora também está sendo adaptado para o cinema, com produção dos mesmos responsáveis por Podres de ricos.

Em primeiro momento preciso dizer que a escrita do livro é muito fluida, e limpa, existe um bom uso de arcos com protagonista diferentes que se mesclam, contando sempre duas histórias ao mesmo tempo, a história dos protagonistas de cada arco e uma de fundo que se torna a história principal do arco final.

“- conhece a história do lugar? Sabe da lenda urbana?
- Sim, sei tudo a respeito dela. 
- Inclusive sobre aquela cadeira ali?
- Sim.”

Dividida em 4 arcos a história toda se passa no café Funiculì Funiculà. 

Conhecido como o café da Viagem no tempo. E desde o primeiro arco conhecemos quase todos os personagens que serão principais nos demais.


Os 4 arcos são:

I - Os Namorados 
II - Marido e Mulher 
III - As irmãs 
IV - Mãe e filha.

Não falarei muito sobre eles, para que possam acompanhar as sutilezas da escrita de Kawaguchi, enquanto conhecemos Fumiko, a protagonistas Os namorados e toda a sua história e que a leva a desejar voltar no tempo, temos de pano de fundo várias pistas para os demais arcos, eu gostei bastante da forma como ele foi apresentando cada personagem, suas personalidades e emoções e as motivações.


É claro, que tem muito drama em todos os arcos, mas o que me chamou atenção foi, obviamente as regras da viagem no tempo que o autor criou, como ela acontece, o que é preciso ser feito e as suas limitações. Achei algo muito bem pensado, possibilita muitas interações interessantes, mas também limita muito o que pode ser feito pelos personagens. 

Realmente interessante.

“No fim das contas, quer a pessoa volte para o passado ou viaje para o futuro, o presente não muda. Então fica q pergunta: para que serve aquela cadeira?”

É um livro que convida a reflexão, o que pode motivar uma viagem no tempo? Quem você gostaria de ver se isso fosse possível? Estaria disposto a encarar todos os riscos por esse encontro?

Como algo que eu considero um características dos textos de autores orientais, o livro é de densidade emocional profunda, tem toques de fantasia e horror (levíssimos, o horror pessoal é quase inexistente, mas tem um pitadinha que torna a história, algo que se pode ser contada em um dia de tempestade hahaha), porém, seu gênero principal é drama.

Indicação para quem curte histórias sobre as infinitas possibilidades da vida e seus mistérios e um bom romance com drama.

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

Ps: eu mesma sofreria com as regras da viagem no tempo e viraria uma história de horror no meu caso, já que detesto café!😖 
E vocês? Gostariam de tomar um café com alguém no passado?

12 comentários

  1. Bate aqui amiga.... também não bebo café kkkk
    É sem dúvida um livro que tem chamado a atenção.
    Já li resenhas de pessoas que curtiram muito e de outras que não se conectaram com a história

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro, já ouvi vários elogios sobre ele. Tem algumas pessoas que eu amaria tomar um café mas não sei se teria coragem de correr os riscos. E café é vida mulher.

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    Ao contrário de você, amo café. O difícil seria escolher com quem tomar uma xícara através da viagem no tempo...
    Amo os livros que nos trazem reflexões, ainda mais se for do Japão que para mim, tem uma sabedoria milenar incomparável.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Que decepção para começar um pós operatório. rs lendo que minha musa não bebe café rs Né possível amar fantasia desse jeito e não beber café.
    Eu já estou namorando esse livro faz um tempinho, mesmo que livros leves não sejam assim minha praia.
    Mas o refletir faz tão bem, ainda mais para seres humanos como eu que estão costurados de novo rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Ola Amo um café.
    Vi uma resenha desse livro e não foi positiva A sua é a segunda que leio .Pelo que li até aqui no livro o tempo e6 curto rsrs na vida real tudo já é corrido. Se eu pudesse voltar ao passado queria ter bastante tempo para conversar com minhas amigas do tempo de escola tomando um cafézinho é claro😉

    ResponderExcluir
  6. Já que é para voltar ao passado tambem gostaria de tomar um cafézinho com meus pais já que eles não estão mais aqui .

    ResponderExcluir
  7. Oiiiie,
    Preciso muito ler esse livro, já vi muitos leitores falarem tão bem e também já desejava ler ele há muito tempo e desde que vi nas gringas.. Eu não gostei da capa da editora, achei horrível, mas fazer o que né.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vivian!
    Amo suas dicas de fantasia, mas confesso que costumo fugir de livros de drama rsrs... Mas eu amooo café, é um dos meus vícios 😍
    Confesso que não curto histórias com vários arcos, e livros sobre viagem no tempo costumam me deixar perdidinha rsrs, ainda mais com tantas regras... Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Mesmo se eu não gostasse de café, mas por uma viagem no tempo, eu tomaria. Que ideia fantástica que o autor teve, um viagem sem máquinas, sem cientistas, somente o café. Me empolguei, e como o assunto me chama atenção, será mais um livro para a conta.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Opa que se para viajar no tempo eu dependo de uma xicara de café, permanecerei neste período, pois não bebo café, quanto ao livro, achei bem interessante o enredo, afinal parece ser uma história bem reflexiva.

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo, mas não estou curtindo apesar de gostar desse estilo de livro. A sinopse não é tão compatível com a história. Mas só lendo um pouco para sentir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a proposta do livro é muito mais interessante do que o livro em si, a história não é tão cativante e os desfechos finais bem bobos, eu esperei mais quando li a sinopse, achei que iria me cativara ponto de me emocionar, já que se trata de reencontros e viagem no tempo. achei mediano esse livro

      Excluir