Instruções para Dançar - Nicola Yoon

4 de agosto de 2022

Título: Instruções para Dançar
Autor: Nicola Yoon
Páginas: 256
Ano: 2022
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Desde que seus pais se separaram, Evie Thomas não acredita mais no amor. Ela fica ainda mais desiludida quando algo estranhíssimo acontece: ao ver um casal se beijando, ela de repente é dominada por uma visão do início daquele romance… e de como ele vai acabar. Afinal, como Evie tem aprendido, mesmo as maiores histórias de amor terminam com um coração partido. Ao investigar por que continua tendo essas visões, ela vai parar num estúdio de dança e resolve se matricular. Lá, aprende a dançar valsa, tango e salsa tendo como par Xavier, mais conhecido como X. O jovem é o oposto de Evie: aventureiro, apaixonado, ousado. Ainda por cima, tem como lema de vida dizer sim para tudo – inclusive participar de um concurso de dança com uma garota que acabou de conhecer. Apaixonar-se por X definitivamente não estava nos planos de Evie. Se as visões lhe ensinaram alguma coisa, é que ninguém escapa ileso do amor. Mas, à medida que os dois se aproximam, ela é forçada a questionar tudo o que achava que sabia. No fim das contas, será que o amor vale a pena?


Resenha:

Todo mundo que lê, sabe que o momento de vida impacta diretamente a forma como a história é consumida. Me arrisco a dizer que diz respeito a 60% da nossa opinião final. Por isso, me perdoem se a forma como me relacionei com a história de Evie e X tenha sido colorida pelas minhas próprias reflexões diárias. Mas falarei sobre isso mais para frente. De início, é importante destacar que Instruções para Dançar tem toques de realismo mágico (em um formato não convencional). 

Após descobrir a traição de seu pai e ele sair de casa, Evie se fechou para o amor. Ela passou a ter certeza que essa história de felizes para sempre e casais apaixonados era uma mera mentira. Por isso, ela resolveu doar todos os seus livros e em uma ida à uma biblioteca de rua, encontrou o livro Instruções para Dançar. Ao pegar o livro ela foi instantaneamente “enfeitiçada” (não há palavra melhor para descrever o que aconteceu além dessa): todas as vezes que ela vê pela primeira vez um casal se beijando, ela tem vislumbres do passado, presente e futuro do casal. Para fazê-la desacreditar ainda mais do amor, em todos os futuros que ela enxerga os casais terminam. 

Perdida e sem saber o que está acontecendo, ela vai até o endereço escrito dentro do livro Instruções para Dançar em busca de uma pista sobre as visões. Ela chega então em uma escola de dança e logo é envolvida pela aura mágica da salsa, do bolero, do tango e acaba concordando em participar de um concurso amador para trazer mais alunos para a escola. Nem preciso dizer muito, porque vocês sabem que alguma coisa vai rolar entre ela e o par dela, X. Inevitável, não?! 

A história se desenvolve toda em volta dessa descrença de Evie sobre o amor. A autora traz muito as amizades dela para a narrativa e foca bastante na relação destruída dela com o pai. Essa parte achei bem interessante porque antes dela descobrir a traição, eles eram bem próximos. As cenas dos ensaios de dança também são bem legais e eu como bailarina que sou me identifiquei com o ritmo intenso de ensaios. 

Eu preciso dizer, porém, que toda a parte das visões dela poderia ser melhor explorada. Me pareceu um pouco jogada na história, ao mesmo tempo que era a linha condutora de tudo. Terminei o livro com aquela sensação de faltaram algumas explicações. Em contrapartida, eu fiquei totalmente surpreendida no final. Não esperava de jeito nenhum que a história fosse acabar como acabou e é aí que entra o momento da vida influenciando a forma como lemos. Se eu tivesse lido esse mesmo livro ano passado, eu não teria compreendido a decisão que Evie tomou. É claro que um leve surto foi necessário (convenhamos, todos somos humanos), mas depois ela decidiu de uma forma muito madura que eu totalmente me identifico. 

No fim, é tudo sobre saber aproveitar o momento que temos agora, porque o amanhã é como água que facilmente escorre das nossas mãos. Esse foi o maior ensinamento que tirei da história de Evie e todos aqueles que estavam ao seu redor. Leiam e voltem aqui para me contar a opinião de vocês sobre o final.

9 comentários

  1. Ainda não li Nicola. Tenho vontade e de todos os livros dela publicados aqui, esse é o que mais me atrai.
    Adoro tudo relacionado a dança. E essa premissa é muito interessante. Espero ler em breve

    ResponderExcluir
  2. Eu li algumas resenhas bem positivas sobre o livro e mesmo não sendo assim, tanto o estilo que gosto, senti vontade ler.
    Mas cada livro e leitor são únicos o que claro, deixa marcas diferentes em cada um!
    Acho bacana isso do momento da leitura, de como as sensações e emoções podem mudar, dependendo de quando fazemos a leitura!!!
    Ainda quero ler rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Agora fiquei curiosa para saber que final é esse. É muito triste se decepcionar com alguém que você confia e realmente isso nos faz enxergar o mundo de outra forma. Acho que terei que ler esse livro para saber o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  4. Oiiii,
    Eu ganhei esse livro de presente de aniversário e estou muito curiosa agora para ler a historia e saber o que aconteceu no final dele..Já darei um jeito de ler esse mês só pela minha curiosidade, kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Só de ir lendo a resenha já achei que algum fio ficou meio solto, ou no mínimo frouxo, e pelo visto não me enganei já que achou parte da história mal aproveitada.
    Tem cara de ser aquele livro com potencial, mas que não chegou lá.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Vi alguns elogios a esse romance mas não imaginava que tinha esse toque de realismo mágico. Mesmo tendo visto elogios não fiquei com aquela vontade de ler o livro.Mas é assim mesmo Alguns livros chamam a nossa atenção outros nem tanto.

    ResponderExcluir
  7. Maíra!
    Concordo sobre como analisamos um livro de acordo com nossas experiências de vida, sempre falo disso.
    A surpresa foi saber que tem um lado de magia no livro e que pena não ter sido bem desenvolvido.
    Mas se tem romance e aprendizado, já tá valendo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Maira! Estou morrendo para ler esse livro, justamente porque acho que a premissa da história, mais especificamente a protagonista está vivendo o mesmo momento que eu. Sinto que pelas resenhas que eu li, sou muito parte dessa ideia de descrença sobre o amor e sei exatamente todos os passos em que um casal percorre. Além disso, tenho uma conexão muito forte com a arte, principalmente com a dança. Quanto mais ouço falar da história, mais me encanto! Essa capa é simplesmente perfeita também. Cheirinhos de livro novo.

    ResponderExcluir
  9. Achei a resenha do livro bem interessante e realmente acontece da pessoa ficar desacreditada de algo devido a alguma situação vivida. Mesmo que o livro tenha ficado sem algumas respostas, gostaria de ler e espero que o final me agrade.

    ResponderExcluir