Estilhaça-me - Tahereh Mafi

2 de agosto de 2022

Título: 
Estilhaça-me 
Autor: Tahereh Mafi
Páginas: 304
Ano: 2018
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Aventura, Distopia, Fantasia, Ficção científica, Jovem adulto, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar:  Amazon 
Nota: 
Sinopse: Um toque é o bastante. Com apenas um toque, Juliette Ferrars é capaz de fazer um homem adulto se ajoelhar de dor e implorar por misericórdia. Um único toque de Juliette pode matar. Ninguém sabe por que a garota tem um poder tão impressionante, o qual ela acredita ser uma maldição, um fardo que uma pessoa sozinha seria incapaz de carregar. Contudo, o Restabelecimento enxerga essa característica como um dom e passa a vê-la como uma oportunidade – uma oportunidade de usá-la como arma letal. Porém, Juliette tem seus próprios planos.

Resenha:
Mais uma série que estava esperando a anos para ser lida, enfim, começada!
Não posso dizer que amei não, mas depois eu conto as minhas queixas...

"Sinto-me segura. Confiante. Até mesmo animada. Porque, desta vez? Estou pronta."

Juliette não pode tocar em ninguém, nunca pôde tocar em ninguém sem que seu toque, matasse. Ela viveu com isso desde que se entende por gente e nem mesmo seus pais suportaram viver com ela. Por isso, eles a abandonaram, entregaram a menina para viver em manicômios, locais de detenção juvenil, enfim, qualquer lugar que ela ficasse isolada de qualquer pessoa, para que seu toque não pudesse matar mais ninguém.

"Dessa vez, não sinto medo. Dessa vez, sei quem sou."

O mundo como conhecemos não existe mais, começou a deteriorar, as nuvens estavam da cor errada, os pássaros não voavam mais, a comida estava escassa, estava tudo se destruindo rapidamente. Então surge o Restabelecimento. Um regime de governo que parece uma mistura de ditadura com comunismo, só que...quem só perde são os cidadãos comuns. A Elite é a elite, vive no luxo, mandando e desmandando. Instituindo toques de recolher, racionando a comida, decidindo onde os cidadãos podem viver e como devem viver.

Warner lidera o Setor 45. É um homem rude, que não ri, temido por todos e tem a obediência dos seus soldados, algo notável para um homem maduro né??? Pois é, só que ele tem 19 anos. Ahhhh...nos livros, tudo pode!!!


Bom, o garoto...ops...Warner decide que vai usar Juliette como arma, imagina o tipo de tortura que o toque dela pode causar? Warner imaginou e o Restabelecimento comprou sua ideia e ela acaba se vendo livre da sua cela, em um quarto na espécie de fortaleza que o Warner vive. Lá ela reencontra Adam, um garoto que a conheceu quando ainda criança e um dos únicos que já a olharam com carinho. Os dois acabam se envolvendo e Juliette, que vinha com a cabeça toda destruída, se achando a pior pessoa do mundo, aos poucos começa a se sentir mais humana, menos letal, já que é só não tocar em ninguém para nada acontecer. Acontece que Warner, decidido que está, faz da vida dela um inferno, levando-a ao limite, ele faz de tudo para ver o que ela pode fazer, ainda que a única coisa que ela não queira fazer, seja machucar alguém. Então ela e Adam resolvem tentar fugir....

Boomm, agora vamos à reclamações, 19 anos??? Líder Supremo malvado e temido por todos??? Tááá... Até passa, mas o que me irritou verdadeiramente foi a forma da autora escrever. Ela tem um hábito chato e repetitivo, que acontece muito, de repetir palavras e frases. Três Vezes! Além de meio que "divagar" demais, figuras de linguagem são um recurso usado em demasia pela autora. Além de tudo isso, ela gosta demais de riscar palavras, as vezes frases inteiras!

Não sei se assim ela pretende mostrar mais a cabeça da Juliette, já que a história é narrada por ela, ou se é a escrita dela que á assim, o fato é que eu não gostei nenhum pouco e espero de verdade que isso mude, caso contrário, minha avaliação continuará sendo negativa nesse ponto. Sei que há muitos elogios à série e pelo jeito eu sou uma minoria, mas não tem jeito, pra mim não funcionou.

A história é legal, tem tudo pra ser ótima, com uma pegada de X-Man que eu adoro, bastante romance que eu também gosto muito e a possível formação de um triângulo amoroso, que eu não gosto não...hehe... Enfim, se ignorar a forma que a autora escreve, isso se você implicar com isso tanto quanto eu, a história tem tudo pra ser boa, eu recomendo, ainda que implicando, nunca consigo deixar de gostar de uma fantasia bem elaborada!


11 comentários

  1. Eu em um ímpeto de coragem, resolvi ler Estilhaça-me, tem uns anos.
    Surpreendentemente eu curti. Tem 2 na estante e os três últimos estão na wishlist.
    Também não curto triângulo mas esse é de boa.... até porque em breve....você vai descobrir De....

    ResponderExcluir
  2. Então rs
    Eu li o primeiro livro e simplesmente não senti vontade continuar. Sei lá, isso do trio amoroso também me irrita muito, mas há isso dos absurdos rs Jovens sendo jovens? Achei meio exagerado.
    Não, não é ruim de jeito nenhum e quem sabe um dia eu resolva reler esse primeiro(afinal faz maior tempo que li) e dar sequência na série!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Já li todos os principais da primeira parte da série e gostei, agora só falta ler aqueles .5 do meio da história e os da segunda parte da série. Espero que o restante não estrague tudo.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já tive muita vontade de ler esse livro, porem quando vi fãs da série reclamando que se perdeu fiquei desmotivada. Mas vou acompanhar suas resenhas e quem sabe me interesso novamente.

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Já não curto fantasia e os pontos negativos que você resenhou já me deixou indiferente à série. Tomara que você curta os próximos livros!

    ResponderExcluir
  6. Denise!
    Foi uma das melhores séries de fantasia que já li na vida.
    Esse primeiro livro no começo, fiquei em choque, mas depois fui me envolvendo cada vez mais e fiquei extasiada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oi, Denise!
    Não sou fã de distopia, onde sempre há um regime de governo e onde jovens lutam contra esse governo... Mas achei bem interessante o poder da Juliette, me lembrou de Vampira dos X-men, uma das minhas personagem favoritas.
    Achei negativo a forma da autora escrever, com sua mania de repetição e divagação, e confesso que assim como você eu também não gosto de triângulo amoroso, na verdade eu fujo de livros com triângulos amorosos rsrs... Vou esperar sua resenha do próximo livro para saber mais.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Denise! Eu estou super empolgada para começar essa série, já vi as pessoas reclamando demais, mas acho a premissa muito inteligente e diferente. Nunca vi nada do tipo, fico eletrizada para tentar. Sobre a escrita? Não sei se isso me incomoda muita, pois leio fanfics com erros gramaticais absurdos e tento focar no flow da história. Cheirinhos de livro novo.

    ResponderExcluir
  9. Oiii,
    Eu quero muito ler os livros dela, eu tenho a serie quase completa na estante, só falta ler mesmo.. kkk
    É uma fantasia bem aclamada por muitos leitores e que falam super bem e espero gostar...

    ResponderExcluir
  10. Sempre fiquei com um pé atrás com essa autora, até tenho um livro dela, mas ficava com medo de não aguentar a história até o fim. Mas achei legal a comparação a X - men. A leitura realmente não sei se vai acontecer.

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã de distopia, então acho que não leria esse.. Ainda mais com esses pontos negativos que também me irritariam kkkk
    Acho que a autora quis envolver o leitor como se tivesse tentando trazer os pensamentos da personagem, mas acabou se tornando maçante.

    ResponderExcluir