🦅📚 - Leitura Coletiva: O Rei Corvo - A Saga dos Corvos, 04 - Maggie Stiefvater - 🦅📚

11 de julho de 2022


Olá praticantes de Livroterapia!
Estamos na reta final da nossa Leitura Coletiva da série de Fantasia Os Garotos Corvos, como sempre estou lendo com a Denise, (que para choque de 0 pessoas não está com o mesmo pensamento que eu sobre os livros 😖🤣, o que fazer com ela? 🤣🤣🤣🤣)

Os garotos Corvos são da autora Maggie Stiefvater e temos resenhas de todos os livros já publicados aqui no blog, para ler minha experiência literária deles, basta clicar nas imagens abaixo:



Além das resenhas, temos a leitura coletiva dos 03 primeiros livros aqui:



Denise:


E não é que eu terminei, finalmente, esta série?

Bom, quase...já que falta o conto com um título que só fez sentido para mim no fim deste livro!

Mas enfim, infelizmente e para a eterna insatisfação da Vivian, eu não gostei. (Não sei porque me surpreendo com sua falta de bom gosto 😂Continuo sem entender tamanho amor por uma série, na minha opinião, chata. (😒)


Sem contar que eu achei que algumas questões ficaram sem respostas. (Tá tudo respondido! Lê de novo!)

O homem cinzento ficou com a Maura?
E o pai da Blue? Onde realmente foi parar?
A maldição da Blue acabou de vez?
A filha do rei....como ficou?
Adam vai para a faculdade, mas e o Ronan? Vai ficar só lá...sonhando?
E o Gansey? Como ficou depois do fim?
E pra que enfiar um Henry nada a ver no final deles?


Pareceu que o final foi super corrido e a autora esqueceu de terminar a história. (Impressionante! Mas tá tudo encerrado da história que ela quis mostrar, a vida dos personagens só encerra se eles morrerem!)

De verdade, me esforcei. Mas esta série não me ganhou. 


E na verdade acho que não é por ser uma trama adolescente, foi a história mesmo. Não me convenceu e a minha esperança de que melhorarasse com um final surpreendente acabou de vez!

Enfim, eu juro que tentei, de verdade. Mas não fui conquistada pelos garotos Corvos não! (Shame, shame, shame!!)




Vivian: 

“- Blue! Seus garotos estão aqui na frente, acho que vão enterrar um corpo.
De novo?, pensou Blue.”

Blue, Gansey, Ronan, Adam e Noah, são agora queridos amigos que habitam meu coração, cujas histórias me tocaram e emocionaram.


Em Os Garotos Corvos eu os conheci, cada um deles ganhou uma semente do meu afeto.

Em Ladrão de Sonhos, Ronan usou sua magia e as plantou com sucesso e partir daquele momento esses sentimentos só cresceram.


Em Lírio Azul, Azul Lírio, os jovens precisaram enfrentar vários Desafios que tornaram seus laços uns com os outros inquebráveis, sentimentos começaram a mudar, o amor de amizade entre alguns foi se tornando algo mais e isso também foi mágico. E houve perdas que os forçaram amadurecer mais rápido do que o esperado para jovens de sua idade.
“... – Fui suspensa – respondeu Blue.
- Ṇo acredito Рdisse Ronan com admira̤̣o РSargent sua Babaca.
Ainda que de forma relutante, Blue permitiu que trocassem um cumprimento de punhos cerrados enquanto Gansey a olhava...
... - Não quero falar sobre isso.
- Eu quero.
- Bom, eu não. Não tenho orgulho disso.
Ronan deu um tapinha na perna de Blue.
- Eu terei orgulho por você”

E chegamos em O Rei Corvo, que foi definitivamente o mais desesperador, livro da saga. As sombrias manifestações de poder de um Cabeswater em desequilíbrio atacada por uma entidade maligna, foram de quebrar meu coração, chorei com eles, e segurei suas mãos quando os corações deles se partiram. Quando temos uma conexão com os personagens e eles são tão queridos, e a autora vai e tira deles o pouco de segurança que eles tem isso nos faz chorar não é mesmo! Neste último livro, começamos a perceber que a busca de Gansey por respostas sobre um rei gaulês mítico, na verdade era sobre porque ele sobreviveu quando deveria ter morrido e o que isso significa para ele: Ele deve ter uma vida mais extraordinária do que o normal? Ele deve fazer algo para tornar o mundo melhor para compensar essa segunda chance? O que ele precisa fazer como um adulto? As questões de todos os jovens com uma pitada maior de pressão e culpa de sobrevivente, foi isso que o levou a conhecer Ronan, Adam, Noah e Blue, e agora tendo tantas pessoas que ele ama e estão sendo impactados pela sua busca, ele precisa nesse livro decidir o que fará com sua vida, ou o que resta dela, já que segundo Blue, ele não viverá além deste ano!

“Querer viver, mas aceitar a morte para salvar os outros: isso era coragem. Essa é a grandeza  rttdde Gansey...”


Temos então um final de série muito dramático, muitas coisas precisam se resolver, e muita coisa acontece, famílias fragmentaras ganham novas oportunidades para seguirem em frente, os amigos precisam decidir o que fazer com uma vida adulta que parece surgir para os dividir, etc…



E sim, algumas questões estão com respostas nas entrelinhas, já que estão no futuro deles e só saberemos lendo os próximos livros! Denise ficou com vários questionamentos, e eu sei a resposta de todos mas não vou falar hahaha e algumas dessas respostas ainda surgem no conto Opala, o próximo conto da LC da semana que vem, e outras respostas estão sim nesses livros ela que não percebeu! Leu ERRADO!


Eu continuo amando esses livros, gosto muito da escrita da Maggie que une fantasia com um drama onde o foco é os elos entre os personagens e o quão eles são uma unidade contra tudo e todos! São livros de fantasia mas também livros sobre Os Garotos Corvos da Blue!

Amei reler eles para a LC, e apesar de Denise não ter gostado, ainda digo que é uma história mágica e merece muito ser lida!

Até a próxima semana com a conclusão de nossa leitura coletiva!


12 comentários

  1. Como amo a interação de vocês nas lcs! É simplesmente Hilário.
    Sorry Viv, mas concordo com De, não fui cativada pelos Corvos

    ResponderExcluir
  2. Que meleca rs
    Denise, lê de novo? Pelamor. Não é possível que os nossos Garotos não tenham quebrado uma pedrinha de gelo nesse teu coração. É impossível sentir que você não gostou mesmo rs(eu tinha esperança de que seria tudo uma brincadeira boba com a Vivian)
    Mas tá tudo respondido, tá tudo ali, tudo perfeito!!!
    Apaixonada pelas imagens, só pra variar!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!
    Não comentarei nada...
    Ambas estão certa, então... nada a declarar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Por um momento da LC achei que a Denise ia gostar da série, mas não rolou. Isso só nos faz lembrar que não existe leitura boa ou ruim, e sim a que funciona ou não pra gente, porque sempre haverá opiniões diferentes.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. ola
    É assim mesmo ,as vezes um livro que agrada tanto um ,não agrada totalmente outro,foi muito bom acompanhar a leitura coletiva dessa série.Acho bacana voces duas escolherem um livro e trazerem suas opiniões para nós ,mesmo que uma não concorde com a outra e vamos combinar que nós leitores amamos essa divergencia rsrs

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Nossa, vocês realmente quase nunca concordam com as leituras coletivas ahahahhaha
    Eu tenho vontade de ler essa série, mas se eu começar igual a Denise eu abandono mesmo 😂😂😂
    Que pena que ela não gostou, mas quem sabe na próxima vocês concordam mais...

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Meninas! Vocês sempre discordam e é uma graça! Sinceramente, acho que sou do time da Denise, se o livro tivesse muitas perguntas assim, eu ficaria tão triste... Ler uma série enorme e ainda passar perrengue ninguém merece. Ainda mais com muitos tramas adolescentes. Acho que os garotos corvos eu vou passar. Cheirinhos de livro novo.

    ResponderExcluir
  8. E eu que pensei que a Vivian iria sair vitoriosa dessa batalha. Mas ainda bem que a Denise conseguiu ler todos os livros. Desculpe, se fosse eu não teria nem lido o segundo, falo por experiência só li o primeiro de várias séries que nem continuei.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Denise e Vivian!
    Está sendo muito interessante - e divertido - acompanhar a leitura coletiva de vocês da Saga Os Garotos Corvos... Que pena que a Denise não gostou; mas dá pra perceber o amor que a Vivian tem por esses garotos... Vi que já tem a Leitura Coletiva de Opala, vou lá conferir... Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito ler esse livro, mas entendo perfeitamente a opinião da Denise. Kkkk As vezes as pessoas falam de algo considerado ótimo, mas quando vou ver, fica a desejar. Mas è questão de gosto mesmo, talvez quando eu ler essa série, terei a mesma opinião da Denise.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Opa que isso acontece mesmo, visões diferentes de uma mesma história, esse tanto de perguntas que ficaram sem respostas me deixou preocupada hein.

    ResponderExcluir
  12. Oi, meninas
    Aiii quero muito ler essa série. E espero mesmo curtir muito. Faz tempo que não fico viciada numa série KKK ainda mais de fantasia juvenil como essa.
    Bjs

    ResponderExcluir