Amor de Cabelo - Matthew A. Cherry

20 de maio de 2022

Título: 
Amor de Cabelo
Autor: Matthew A. Cherry
Páginas: 32
Ano: 2020
Editora: Galerinha Record
Gênero: Literatura Infantil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: O livro inspirado no filme vencedor do Oscar de melhor curta metragem de animação. O cabelo de Zuri é mágico. Ele pode ser trançado e enrolado para combinar perfeitamente com uma tiara de princesa ou uma capa de super-heroína. E Zuri sabe que seu cabelo é lindo! Mas um dia superespecial pede um penteado mais especial ainda. A mãe de Zuri está voltando para casa depois de um tratamento médico. E, embora ainda tenha muito o que aprender quando se trata de cabelo, o pai da menina é o responsável por ajudá-la a montar o penteado perfeito para receber a mãe. Ele fará qualquer coisa para deixar a filha feliz, até mesmo aprender a diferença entre trança nagô e trança twist. Comovente e empoderador, Amor de cabelo enaltece o carinho ao próprio cabelo, o amor entre pais e filhas e a felicidade que preenche aqueles que podem se expressar livremente.

Resenha:

Zuri é uma linda menininha que ama seu cabelo crespo, seus fios fechados e estreitos são simplesmente lindos e ela tem grande orgulho dele. Por isso, um dia super especial também pede um penteado mega especial, ela assiste inúmeros tutoriais para escolher qual ficará mais bonito em suas madeixas. O seu querido pai logo lhe oferece ajuda, mas suas diferentes tentativas de penteados terminam sem nenhum sucesso.

O pai tenta de todas as formas e lhe oferece até uma saída mais simples, deixando a pequenina ainda mais triste por não conseguir o resultado desejado. Zuri explica para o pai que precisa que seu cabelo esteja ainda mais especial naquele dia e, entendendo os sentimentos da filha, ele trata de pegar todas as ferramentas necessárias para mais uma tentativa. Desta forma, talvez juntos, eles consigam o look perfeito de super-heroína para este dia tão importante.

Um tempo atrás assisti o curta metragem que ganhou o Oscar e inspirou essa obra maravilhosa que marca presença hoje aqui no Eu Pratico Livroterapia. Desde que soube que havia sido lançado o livro, não sosseguei até ter ele na minha estante e poder mergulhar nessas lindas páginas. E não posso descrever com precisão o quão feliz e emocionada estou, é incrivelmente perfeito!!

O livro visivelmente fala sobre família, mostrando todo o carinho e atenção que o pai tem com os cuidados em relação a filha. Fiquei apaixonada com a liberdade que a pequena tem de se expressar com ele e de ter seus sentimentos acolhidos pelo pai, me recordou a minha própria infância e que saudade deu! É muito comovente o amor que eles tem entre si e a importância que realmente há para aquele momento, que ganha maior compreensão nas páginas finais!

Obviamente também há todo o empoderamento em relação ao cabelo, principalmente ao cabelo crespo no qual tempos atrás e até os dias de hoje são vistos como fora do padrão de beleza. A variedade de penteados voltados para esses fios só demonstram o quanto tem sido desconstruída essa ideia, mas a necessidade desse livro aponta como ainda há muitas crianças que não sente o mesmo orgulho que Zuri. Vamos enaltecer todos os fios do nosso mundo, apreciar a beleza dessa diversidade e reconhecer o poder dos nossos cabelos.

Estou tão encantada nessa doçura de livro, que quero ler para cada criança que eu encontrar!

7 comentários

  1. Sem dúvida uma leitura que emociona e ensina não só as pequeninas mas aos adultos também!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li o livro, mas eu pude ver o curta com minha neta que vive reclamando dos cachinhos dela rs
    Ela amou e hoje valoriza demais o cabelo dela, apesar de odiar o pente rs
    Um livro necessário aos pequenos sim, mas também aos adultos com toda certeza.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Uma leitura que envolve amor, família, aceitação, conhecimento de si. Uma lição para os pequenos e os adultos.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Andressa!
    Parece um daqueles livros encantadores e que enchem nosso coração de ensinamentos e orgulho.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Achei linda essa capa .E linda também a mensagem de amor entre pai e filha ,o gostar de nós mesmo ,do jeito que somos.

    ResponderExcluir
  6. Pelo jeito é um livro muito comovente, na realidade tudo o que trata sobre a família é comovente e dependendo da historia é inspirador. Eu gostei do que foi apresentado desse livro e quero muito ter na minha estante também.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ahh que esse foi um dos livros que eu li, no meu intervalo de trabalho, aqui na escola, leitura rápida, super reflexiva, linda e que tem muito a nos ensinar, aquele tipo de livro que todo mundo deveria ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir