Dama da Névoa - Princesa das Cinzas, 02 - Laura Sebastian

31 de março de 2022

Título:
 Dama da Névoa - Princesa das Cinzas, 02
Autor: Laura Sebastian
Páginas: 400
Ano: 2020
Editora: Arqueiro
Gênero: Fantasia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Quando Theodosia tinha apenas seis anos, sua mãe, a Rainha do Fogo, foi morta pelo kaiser. Ele tomou seu país e a manteve prisioneira, coroando-a como a Princesa das Cinzas e manipulando-a por dez anos. Porém, essa época terminou. O kaiser subestimou Theo, considerando-a fraca e indefesa. Ele não percebeu que uma mente arguta é a arma mais mortal. Agora, Theo não usa mais uma coroa de cinzas. Ela recuperou o título que lhe pertencia e fez um refém: o prinz Søren, filho do kaiser. Mas seu povo continua escravizado e ela está a milhares de quilômetros de distância. Para recuperar o trono, ela precisa de um exército. Segundo sua tia, a temível pirata Dragonsbane, a única maneira de obter um é se casando. Theo sabe que a liberdade tem um preço, mas ela está determinada a encontrar um jeito de salvar seu país sem precisar se perder no caminho.

Para ler a resenha do livro anterior, clica na imagem:


Resenha:

Volume 2 da Trilogia Princesa das Cinzas: Dama da Névoa. Todos lembramos como deixamos nossos queridos personagens, certo?! Theo conseguiu fugir do kaiser, arquitetou a morte do pai de Cress e da própria amiga, que não morreu, mas parece ter ganhado poderes estranhos. A mesma Cress que se dizia irmã de coração de Theo agora queria apenas uma única coisa: a cabeça da amiga em uma bandeja de prata. Precisei me abster na resenha anterior por motivos de spoiler, mas todo esse arco transformado da Cress foi o que me deixou mais empolgada para continuar lendo.

Pois vamos ao segundo livro de fato. Depois de fugir de Astrea, com algumas mágoas e transgressões na conta, Theo parte em direção à Stacrivero, uma ilha vizinha, para reunir forças e bolar um plano para voltar e retomar Astrea para si. O livro inteiro fica nessa de voltar para Astrea e isso fez com que a leitura ficasse um pouco mais lenta. Apesar disso, as cenas em Stacrivero são muito interessantes, ainda mais por que ela e Soren precisam conviver muito mais (todos se lembram que ela tinha passado a odiá-lo, certo?!). Meu coração palpita forte por um Enemies to Lovers.

O mais incrível desse livro foi ver a evolução de Cress. Apesar dela aparecer só no final, a sombra dela acompanha Theo durante toda a história, deixando o coração da protagonista apertado de ter feito o que fez, mas ciente de que era o necessário. Esse ponto também me chamou atenção: Theo já vai dando indícios de que não mediria esforços e nenhuma vida passaria em cima de Astrea. É uma mudança intensa de postura, do primeiro livro para esse. É como se ela fosse endurecendo, virando verdadeiramente uma rainha, o que me indica uma evolução da personagem durante toda a trilogia (isso é ótimo). Mas voltando para Cress. Ela passa de mocinha mimada para grande vilã e eu aguardo ansiosamente pelo grande confronto entre as duas. A crueldade, a frieza e o cinismo que ela tem quando se encontram no final me surpreendeu muito.

Uma outra parte grande do livro é a tentativa de retomada de Astrea e o arco de Theo e Blaise. Sinceramente, é a parte que mais me cansou na história. A autora fica tentando forçar um triângulo amoroso que claramente não dá certo. Todo mundo sabe que Theo e Soren que ficarão juntos, não tem discussão. Blaise é só um "atraso" para que os dois fiquem juntos realmente só no final (assim eu espero muito). Ele e Theo não combinam como amantes e Blaise me incomoda muito porque ele é um personagem típico do herói que quer fazer um grande sacrifício pelo seu povo. Ele fica linear durante toda a narrativa.

Gostei muito que a autora introduziu novos personagens e novos conflitos. Erik, amigo de Soren que teve um papel mínimo em Princesa das Cinzas, volta com mais peso em Dama da Névoa. Ele traz uma carga emocional para a história que me agradou muito e fez com que eu ficasse super envolvida na leitura. Artemísia também ganhou bem mais espaço e ela chegou conquistando meu coração, com todo o desenrolar do seu relacionamento com a mãe e com a própria Theo. Ela tem um jeito de se relacionar e se apegar fora do que é dado convencional nas histórias, trazendo aspectos mais diversos do afeto humano.

Ainda que esse livro tenha sido mais lento que o primeiro, ele faz promessas grandes que espero que sejam cumpridas no desfecho da trilogia. Só pelo final já me empolgo muito com o que está por vir. Depois que lerem, voltem e me digam o que acham do encontro das duas (vocês entenderão quando chegarem lá).

6 comentários

  1. Falou em enemies to lovers meus olhos já brilham! Em fantasia deve ser bem interessante, como nesse caso, que parece ter uma questão de poder...
    O arco das ex amigas também é um que a mais na história, especialmente se o peso da culpa e a sombra da vingança pairam no ar

    ResponderExcluir
  2. Taí uma trilogia que morro de vontade ler e fico com um certo receio. O segundo livro sempre é quase que uma ponte entre o primeiro e o terceiro e na maioria das vezes, essa ponte tá cheia de tábuas soltas ou faltosas rs e isso é frustrante.
    Mas eu ainda vou ler e pelo que sei bem por cima, o terceiro livro fecha direitinho(ao menos isso né?)
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Maíra
    Fantasia não é um gênero que leio com frequência. Fiz um propósito de nesse ano me aventurar nesse gênero.
    As capas desses livros sã o lindas. Não curto triângulo amoroso e não entendo porque certas autoras ficam forçando isso.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eita que esse livro veio cumprindo bem o papel de segundo livro e a fama de não agradar tanto assim (risos), mas nada que me desanime, afinal essa trilogia já está nas minhas metas a tempo demais, por isso, sem grandes expectativas espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Quero ler essa trilogia desde o lançamento, mas né são tantos na lista que acabo passando outros na frente. Kkkk
    Os personagens parecem ser bem reais, com erros e implicâncias, mas também bastante cativantes.
    E os rolos todos muito bem desenvolvidos.
    Assim que der lerei.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Como as capas dessa serie são lindas, da vontade de ler hoje mesmo. Mas vou me segurar mais um pouquinho antes de iniciar a leitura.

    ResponderExcluir