Sul da Fronteira, Oeste do Sol - Haruki Muraka

2 de dezembro de 2021

Título: Sul da Fronteira, Oeste do Sol
Autor: Haruki Murakami
Páginas: 177
Ano: 2021
Editora: Alfaguara
Gênero: Romance, Oriental
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Em Sul da fronteira, oeste do sol – uma das obras mais aclamadas de Haruki Murakami –, o autor constrói uma história singela, mas potente, para falar do poder que as memórias e o desejo exercem sobre nós.
Nascido em 1951 em um subúrbio de Tóquio, Hajime chegou à meia-idade tendo conquistado tudo que queria. Os anos do pós-guerra trouxeram-lhe um bom casamento, duas filhas e uma carreira invejável como proprietário de dois clubes de jazz. No entanto, ele não consegue se desvencilhar da sensação incômoda de que nada daquilo traz felicidade para sua vida. Somada a isso, uma memória de infância de uma garota inteligente e solitária cresce em seu coração.
Quando essa colega do passado, Shimamoto, aparece em uma noite chuvosa, Hajime não consegue mais permanecer no cotidiano com o qual se acostumou. Shimamoto tem uma beleza de tirar o fôlego, mas guarda um segredo do qual não consegue escapar.
Em Sul da fronteira, oeste do sol, Murakami constrói uma narrativa de lirismo requintado sobre a simplicidade da vida de um homem, permeada por sucessos e decepções.
"Um mergulho fascinante na fragilidade humana, nas armadilhas da obsessão e no enigma impenetrável e sensual que o outro representa."
– The New York Times

Este livro foi cedido pela Editora Alfaguara, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha:


Hajime é um jovem fortemente ligado à música, onde parte dessa ligação acontece devido a sua amizade com Shimamoto, que é uma grande amiga da escola. Ambos compartilham momentos únicos ouvindo Jazz e outras músicas ocidentais da década de 50 através de discos de seus pais, e esse interesse em comum une os dois jovens de forma a marcar ambos para sempre.

Pela ação do destino, Hajime muda de escola, deixando Shimamoto e os constantes encontros para trás. Ambos seguem sua vida, crescendo e conhecendo os momentos únicos da infância e adolescência, dessa vez, cada um em seu respectivo caminho, tão distantes que os desencontros separam o casal de estimados amigos - ou jovens amantes, como Hajime acaba por notar através da ação da puberdade e dos desejos inerentes dessa época.

Hajime segue normalmente sua vida, conhecendo novas pessoas e vivendo a experiência de um jovem adulto se preparando para uma vida tranquila durante os anos vindouros. Novos interesses românticos surgem e vão embora, mas uma lacuna parece sempre estar aberta, como se um pedaço de Hajime tivesse ido embora para nunca mais voltar.

O livro se trata de uma história tão simples, comum, que poderia acontecer com qualquer pessoa. De forma clara e honesta, o livro conta a história de um homem infeliz com suas escolhas, com sua vida, que por mais bem sucedida que seja, faz com que o personagem principal busque suprir na infidelidade o vazio que percorre seu ser dia após dia.


O romance que ocorre no livro, que é o pilar da história, é construído em cima de uma aventura extra conjugal do personagem principal. Para mim, foi difícil ler páginas de um adulto que arrisca um casamento bem estruturado se baseando numa paixão infantil, mas como dito anteriormente, o autor escreveu uma história que pode acontecer em qualquer lugar, em qualquer momento. Não é difícil ouvir, presenciar ou até vivenciar amores extra conjugais, e o autor deixou o pudor de lado para escrever sobre os mais profundos desejos do personagem principal da forma mais carnal e pura possível.

Neste livro, o autor, Haruki Murakami, deixou o misticismo, o suspense e as confusas histórias sobrenaturais de lado para se focar em um enredo mais pé no chão, mais comum e realista, apostando numa escrita voltada para a paixão e os desejos, trazendo sua escrita característica mais uma vez para sua obra. O livro trás um estilo mais leve e fácil de entender do que outros romances de maior sucesso, como 1Q84, uma das obras mais famosas do autor.

10 comentários

  1. Uma história simples e singela mas carregada de uma força extraordinária, que conta mexe com as emoções e faz refletir

    ResponderExcluir
  2. Como ainda não conheço o trabalho do autor,mas entendi que ele é mais focado no sobrenatural, sair dessa zona de conforto com essa obra fez um bem enorme.
    As coisas mais pés no chão funcionam também e por tudo que li acima, funcionam muito bem!!!
    Não conhecia,mas já vai pra listinha de desejados!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler esse, pois quero ler autores de outras países sem ser Inglaterra e EUA, diversifica mais. Gostei que se tratar de uma história simples e realista.

    ResponderExcluir
  4. Michel!
    Não li nada do autor ainda, mas sempre leio elogios de suas obras.
    Mesmo uma história comum e que muitos podem se identificar, devido a quantidade de vezes que acontece na vida real.
    Para mim, essa leitura talvez não dê certo, não gosto do tema traição.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Difícil hein? Tava comentando agora mesmo que eu odeio livros com traição, eu não leria esse, por exemplo. Entendi a ideia de passar que algo que pode acontecer com qualquer um, mas é difícil agradar com esse tema ne?

    ResponderExcluir
  6. Olá
    O autor trouxe um tema muito difícil de aceitarmos que é a traição
    Mas existe tudo isso na vida real.Nao sei se leria.Acho que no momento náo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Realmente, o enredo desse livro é bem mais "simples" que os outros, e mais pé no chão mesmo. Mas confesso que é uma história que não me atrai tanto. Não gosto de livros com traição assim, me incomodam muito! Então é um livro que eu nem pretendo ler 😕

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estava de olho nesse livro, mas não imaginava que a história tratava de traição, eita que agora fiquei dividida quanto a leitura, pois por um lado estou bem curiosa em conhecer a escrita do autor, mas outro, o tema não me agrada muito, enfim, o jeito é decidir no palitinho (risos).

    ResponderExcluir
  9. Mesmo não sendo meu tipo de livro, realmente é uma historia comum e que pode acontecer com qualquer pessoa. A leitira parece meio devagar e arrastada, não é o estilo que leio, mas daria para arriscar para saber o que acontece com os personagens.

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Ai livros com traições não gosto, mas sempre leio ótimas resenhas sobre os livros do autor, e pela sua, fiquei sim com muita vontade de ler.
    Parece ser um livro que nos faz repensar em muitas coisas.
    Bjs

    ResponderExcluir