Luz, Câmera, Ação!!! A Cozinheira de Castamar

9 de dezembro de 2021

Diretor ou produtor:
 Tatiana Rodriguez
Ano Início: 2021
Ano do Término: 2021
Temporadas: 1
Gênero: Romance de Época, Dram
Elenco: Michelle Jenner, Roberto Enriquez, Hugo Silva
Nota:     
Sinopse: Baseada no livro homônimo de Fernando J. Múñez, A Cozinheira de Castamar se passa na Espanha de 1720 e acompanha Clara Belmonte (Michelle Jenner), uma jovem que foge de seu passado doloroso para trabalhar na cozinha do palácio Castamar. Ela vem, na verdade, de uma família rica, que desmoronou com o assassinato de seu pai, um dos médicos mais renomados de Madri, por causa de uma traição grave. Afundada na pobreza e esquecida pela alta sociedade, Clara sofre de agorafobia e encontra na culinária uma forma de sobrevivência. É por isso que usa suas fantásticas habilidades para conseguir um emprego na corte do duque Diego de Castamar (Roberto Enríquez). Ela só não esperava se apaixonar por seu nobre patrão, que vive isolado na enorme propriedade desde a morte da esposa. Apesar de os outros criados dificultarem sua vida, Clara chama a atenção do duque graças a sua inteligência e seus dotes culinários. Aos poucos, os dois se entregam ao novo sentimento – mas a diferença abismal de classes sociais vai ser o maior obstáculo para esse amor.
Resenha:
Depois de assistir Bridgertons pela milésima vez, fiquei no anseio de assistir uma outra obra de época e logo encontrei inúmeras recomendações de A Cozinheira de Castamar! A série ambientada em 1720 tem apenas uma temporada, mas em 12 longos episódios consegue transbordar inúmeras emoções! Vamos conferir?


A protagonista é a doce e talentosa Clara Belmonte, uma jovem mulher que está tentando superar os traumas causados pela morte do pai que foi acusado de ser um traidor. Ela ganha uma nova chance de reerguer sua vida ao ser indicada para trabalhar no palácio de Castamar e logo se vê responsável pela cozinha, o que gera inúmeros elogios vindos dos donos do lugar. De modo muito inesperado Clara se aproxima do Duque Diego Castamar, unidos por um segredo a ligação entre eles começa a se fortalecer cada dia mais.

Diego Castamar vive isolado e inconsolável desde que perdeu sua amada esposa, de modo muito trágico. Suas obrigações e responsabilidades de ducado foram deixadas de lado durante um longo tempo, no entanto a corte começa a pressionar para que ele coloque um fim no luto e siga em frente com um novo casamento. Quando finalmente reassume o post, seu papel na corte fica ainda maior e sua nova paixão o faz questionar seu dever com a sociedade.


A diferença de classes é gigante entre Clara e Diego, sendo o maior impedimento para que ambos se entreguem ao que realmente sentem. No entanto, há outras inúmeras tramas que rodeiam o romance entre os dois e prometem mexer com toda a rotina de Castamar. Drama, paixão, vingança, amizade e romance, tudo isso vagueia entre os nobres e serviçais durante cada cena!

Eu simplesmente amei a construção do romance e toda a história que rodeia a série, são tantas surpresas no enredo que a obra fica longe de ser monótona! Além disso há a incrível ambientação do século XVIII, os variados lugares exibidos somados ao impecável figurino torna a imersão nos capítulos ainda mais perfeita e demonstra ser realmente fiel a um romance de época! Minha única frustração foi em relação ao final que termina de modo muito abrupto, acho que ele poderia ter sido melhor desenvolvido mas de qualquer modo isso não atrapalhou na visão de toda a série!


Por fim, ficou a vontade de ler o livro... Mas deixo aqui minha recomendação dessa série esplêndida e minha solicitação por indicações de outros romances de épocas para serem assistidos!

10 comentários

  1. Uma série que recebe muitos elogios.
    E que é completa, com romance, contexto histórico, traição, amizades. E é claro, o charme do sotaque espanhol.
    Ainda não assisti. Mas pretendo

    ResponderExcluir
  2. Está aqui para ser vista, mas pela quantidade de filmes natalinos que ando jogando em Dezembro, capaz que só ano que vem para ver, até por serem episódios sim, de quase uma hora ou até um pouco mais.
    Mas sim, tudo que li até o momento, é muito positivo e agora lendo acima, sei que vou amar demais, demais, tanto por trazer temas mais pesados, mas por trazer isso do amor com as diferenças sociais na época.
    Adorei e verei em breve.
    Eu não sou muito de séries de época, tá, eu vi os "brigadeiros" e amei e oh, vi Sandton?(eu acho que é esse o nome e gostei demais, até pela força feminina presente demais)
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Não conheço nem a série nem o livro, mas fiquei com vontade de assistir.
    Romances com diferenças e dificuldades como essa sempre despertam a nossa torcida pelo casal.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Essa serie está na minha lista para ser assistida .Só não assisto agora porque já estou assistindo outra serie de época que é Downton Abbey que por sinal é ótima.
    Tem também as séries Sandton Grand Hotel e Belgravia. Ainda não assisti Os Bridgertons porque não li o livro ainda .
    Amei a indicação.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ahhhh que eu também fiquei com uma imensa vontade de ler o livro, depois que terminei a série, que, aliás, eu amei, não achei os capítulos tão longos não, ainda mais para mim, que estou acostumada com as dizis turcas e capítulos de mais de 2 horas de duração, voltando a dica, eu gostei muito, também achei o final corrido, mas nada que estrague a experiência, acho que ele acaba aguçando ainda mais a necessidade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Eu ameeei essa série! Faz pouco tempo que eu assisti também e adorei todos os episódios, adorei a história, a ambientação, tudo! Mas teria gostado mais se fosse o final hahaha
    Agora também fiquei com vontade de ler o livro!


    ResponderExcluir
  7. Andressa!
    As tramas de época são sempre tão envolventes.
    Gostei de ver que vai haver conflitos por causa da posição social dela e vamos se se a paixão super tudo que a sociedade impõe.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Eu AMO romances de época, é meu gênero favorito. E claro que eu sempre estou procurando filmes e séries para ver. Bridgertons já já lança ne? Até lá vou seguir sua dica e ver essa série que parece maravilhosa!

    ResponderExcluir
  9. Assisti somente ao primeiro capítulo, mas a sei o quanto a serie é boa. Amo romances de época e por isso vou voltar assisti em breve. Me apeguei as series coreanas que esqueci as demais series. kkk

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Que legal, não conhecia a série, mas achei bem interessante.
    Desses amores proibidos tudo é muito intenso e legal, me divirto e torço muito pelo casal. Além da ambientação da época ser da hora também.
    Vou querer assim e que bom que tem livro.
    Bjs

    ResponderExcluir