Jane Eyre: Edição de Bolso de Luxo - Charlotte Brontë

29 de dezembro de 2021

Título: 
Jane Eyre
Autor: Charlotte Brontë
Páginas: 768
Ano: 2021
Editora: Clássicos Zahar 
Gênero: Romance, Drama
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Muito à frente de seu tempo, a emocionante obra-prima de Charlotte Brontë confrontou os tabus da sociedade vitoriana, ao narrar com maestria a busca apaixonada de sua protagonista por uma vida mais significativa e menos convencional do que a oferecida às mulheres de sua época.

Romance mais querido e famoso de Charlotte Brontë, Jane Eyre foi imediatamente reconhecido como obra-prima quando publicado em 1847. A história da órfã de temperamento forte e independente atravessando uma infância sofrida na casa da tia e em Lowood, onde é educada, cativa leitoras e leitores de todas as épocas. Ao romper com o passado em busca de autonomia, Jane emprega-se como governanta e apaixona-se pelo patrão sarcástico, descobrindo assim o amor – e, com ele, um segredo terrível.

Pioneira na forma como constrói sua personagem feminina principal, abordando criticamente questões de gênero, sexualidade, religião e classe, Charlotte Brontë confrontou os tabus da época com este retrato inesquecível da luta de uma mulher por respeito e liberdade em seus próprios termos.

"No fim estamos totalmente encharcados pela genialidade, a veemência, a indignação de Charlotte Brontë." 
– Virginia Woolf.

Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, pelo selo Clássicos Zahar, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:

“- Boa noite, então, senhor - eu disse afastando-me.
Ele pareceu surpreso - algo bastante incoerente, pois acabara de me dizer para sair.
— O que? - exclamou. - Já vai me deixar, e desse jeito?
— Disse que eu podia ir, senhor.
— Mas não sem pedir permissão, não sem que eu diga uma ou duas palavras de agradecimento e simpatia; não desse modo repentino e seco. Ora, você salvou a minha vida! Resgatou-me de uma morte horrível e excruciante! E passa por mim como se fôssemos estranhos! Pelo menos vamos nos cumprimentar.
Ele estendeu a mão; deu-lhe a minha […]”

Olá praticantes de Livroterapia!

Hoje a resenha é de um dos clássicos que mais gosto, da autora Charlotte Brontë, que acabou de receber uma nova edição belíssima pelo selo Clássicos Zahar, do grupo editorial Companhia das Letras.

Jane Eyre é sem dúvidas um dos clássicos mais conhecidos e da Charlotte é seu livro mais famoso. 


Escrito em 1847, Charlotte criou uma protagonista a frente de seu tempo, com uma escrita revolucionária, que não somente cativou como influenciou diversas autoras que se tornaram lendárias após ela.

Jane Eyre é um romance, mas não é um romance romântico, está mais para drama trágico!

Existe conteúdo romântico, mas ele é um pano de fundo para a verdadeira trama, que é a jornada de Jane em busca por viver uma vida livre, ser respeitada pelo o que é, pelos sonhos.

A trama de Jane Eyre nos leva a conhecer a pequena Jane, uma órfã que ao se ver sem seus pais vão viver com os tios e lá passa por poucas e boas.


Vejam bem, sua tia a trata pior que um leproso (na época digo isso viu gente!), um dos primos a tortura, toda a hora a lembram que ela tem temperamento difícil e não é bonita…

“Essas palavras não morreram inarticuladas em seus lábios. Pude ouvi-las nítidas e suaves: um pensamento solene demais, talvez, mas doce como música… “Parece-me gloriosa a esperança de viver com você, Edward, porque o amo.” você me ama, Jane?…”

Tanto que Jane só conhece momentos de felicidade ao ser mandada para um internato, onde mora por oito anos e se forma professora.

É com sua educação que ela decide quer mais da vida do que viver para sempre no internato onde passou a dar aulas. Aceita então a posição de tutora de Miss Adele, a protegida de Edward Rochester. É a partir deste momento que muitas reviravoltas aconteceram na vida da jovem, ela encontrará a primeira paixão, a ânsia pela liberdade, a coragem para continuar se impondo diante da sociedade e muito mais. Com direito a uma reviravolta no meio do livro, a trama é muito bem escrita e de leitura fluída.


O livro é escrito como uma autobiografia, é Jane que está nos contando sobre sua vida anos depois dos acontecimentos, e gosto muito da forma direta e intimista que ela usa para a escrita.

Como disse Jane Eyre é um livro que marcou sua época, sendo um sucesso em seu lançamento e se tornando métrica para vários romances nos anos vindouros, Charlotte trouxe uma protagonista feminina diferente do habitual, sendo não somente uma trabalhadora, mas ao contrário da maiorias das mocinhas da época, não era nem rica ou bonita fisicamente. Que precisou batalhar pelo seu sustento e sobreviver a muitos infortúnios. 

Talvez por Jane ser uma personagem mais próxima da realidade, passando por dramas e situações que o leitor pudesse ser conectar tenha sido o motivo de tanto sucesso, atualmente temos muitas mocinhas independentes como Jane, e aqui está uma das fontes de inspiração.

Indico para todos que gostam de um drama, um romance de jornada de vida e busca pela felicidade e liberdade. É sim, indico a todos que queiram ler um clássico e se apaixonar pelo estilo.

“Eu estava em meu quarto como de hábito - somente eu, sem qualquer mudança óbvia: nada me atingira, ferira ou mutilara. Contudo, onde estava a Jane Eyre da véspera? Onde estava a sua vida? Onde estavam suas perspectivas?
Essa nova edição da Zahar está linda, em capa dura e em tamanho menor é ideal para quem quer levar o livro na bolsa para ler no ônibus… sim, foi exatamente o que eu fiz!

Espero que tenham gostado da indicação desse clássico e até a próxima!

13 comentários

  1. Eu posso ter visto um ou duas adaptações, mas sei que não chegam nem aos pés do que uma obra desse nível deve ser!!!
    Sempre tive curiosidade em ler, em aprender e sim, aumentar a admiração que tenho por essa mulher, pelo legado que ela deixou.
    A edição está belíssima demais e com certeza, espero poder ler mais clássicos no próximo ano, já que estou em dívida!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela, me recordo de ver algumas adaptações
      Mas nenhuma faz jus ao livro!
      É um clássico que sempre recomendo!

      Excluir
  2. Li Jane Eyre no projeto #LendoClassicoCP e foi uma leitura que me marcou.
    A trajetória de Jane é emocionante.
    Essa edição está simplesmente linda. Deu até vontade de reler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chelle, aconteceu isso comigo
      Chegou essa edição e simplesmente tive que reler!
      Eu adoro esse clássico!

      Excluir
  3. Olá
    Que edição linda 😍Está aí um clássico que preciso ler no próximo ano.
    Muito bacana saber sobre essa trajetória inspiradora de Jane Eyre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane, ahhh que sua leitura dele seja super agradável! 😍

      Excluir
  4. Nunca li esse livro, acredita?
    Mas tenho vontade de ler, por se tratar do empoderamento feminino tantos escrito a tantos anos atrás.
    Ideal para comparar o que mudou e o que infelizmente se mantêm de forma absurda.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, nossa infelizmente apesar de muitas mudanças, muita coisa que Jane passa é a realidade, vale super uma leitura para comparação sim!

      Excluir
  5. Oiii
    Eu amo essa coleção da Zahar, acho que os livros ficaram muito lindos!
    Ainda não li esse livro, mas é um dos clássicos que eu tenho mais vontade de ler, e olha que eu nem sou muito fã de biografias. Mas acho que é exatamente isso, ela é mais próxima da gente, então é mais fácil para ler.
    Estou doida pra ter esse livro nessa edição!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, uau essa coleção está um arraso!
      A biografia no caso só se encaixa porque é a personagem contando sua vida, mas de resto a escrita segue estilo romance mesmo!
      Espero que logo tenha a ia edição e faça essa leitura 🥰

      Excluir
  6. Olá! Eu sou completamente apaixonada por essa história e a maneira como ela é narrada é tão especial que torna tudo ainda melhor, a Jane é definitivamente uma inspiração e ter a oportunidade de acompanhar toda a sua trajetória é um privilégio e saber que tudo isso foi escrito a tanto tempo, torna a leitura ainda mais empolgante, Charlotte Rainha, simples assim. Bateu até uma vontade de ler outra vez, ainda mais com essa edição tão linda.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, que edição linda! Eu amo essas versões de luxo que as editoras trazem. Nunca li esse livro, mas não são poucas as resenhas enaltecendo a escrita e a história.

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Que edição linda! Quero!
    Eu li faz anos e quero reler.
    Gostei da Jane e de todo desenvolvimento da trama, só o Rochester, meu Senhor, detestei o cabra! Kkkkk
    Foi difícil ler por ele kkkk e ainda tem quem o compare com o lindo do Sr. Darcy kkkk naoooo kkk
    Bjs

    ResponderExcluir