Corrente de Ouro - As Últimas Horas, Livro 01 - Cassandra Clare

10 de dezembro de 2021

Título: 
Corrente de Ouro
Autor: Cassandra Clare
Páginas: 624
Ano: 2020
Editora: Galera Record
Gênero: Fantasia, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: 
Corrente de ouro, o primeiro volume da nova trilogia da autora best-seller do New York Times, Cassandra Clare, em que o mal se esconde à vista de todos e o amor corta mais profundamente que qualquer lâmina. A pré-venda conta com os seguintes brindes: Saquinho porta-livros em algodão cru, seis cards, marcador de páginas e um pôster em formato A3. Seja bem-vindo ao período eduardiano londrino! Um tempo de luzes elétricas e sombras extensas, a celebração da beleza artística e a selvagem busca pelo prazer, com demônios à espreita no escuro. Por anos a paz reinou no mundo dos Caçadores de Sombras. James e Lucie Herondale, filhos dos famosos Will e Tessa, cresceram e desenvolveram-se em um ambiente harmônico com sua família e amigos, ouvindo histórias sobre o bem derrotando o mal e o amor como o grande vencedor... Mas tudo muda quando as famílias Blackthorn e Carstairs vêm para Londres, assim como uma espécie de praga nunca vista antes, implacável e inevitável. Cordelia Carstairs é uma Caçadora de Sombras, uma guerreira treinada desde a infância para enfrentar demônios. Quando seu pai foi acusado de um terrível crime, ela e seu irmão viajam a Londres na esperança de evitar a ruína de sua família. Sua mãe, Sona Carstairs, quer que a filha se case... mas Cordelia está mais determinada a ser uma heroína do que uma esposa. Logo, Cordelia encontra James e Lucie Herondale, seus amigos de infância, e é levada a seu universo de bailes reluzentes, tarefas secretas e salões sobrenaturais, onde vampiros e bruxos se misturam a sereias e feiticeiros. Enquanto isso, ela precisa esconder sua paixão secreta por James, que jurou se casar com outra pessoa. Quando o desastre atinge, depois de tanto tempo, os Caçadores de Sombras, James, Cordelia e seus amigos mergulham em uma aventura descontrolada que os revelará sombrios e incríveis poderes, o verdadeiro e cruel preço de ser um herói... e de se apaixonar. Ao mesclar enredos complexos, um cenário histórico e personagens cativantes, Corrente de ouro se torna uma verdadeira jornada onde os fãs dos Caçadores de Sombras aprenderão o valor do amor, do ódio, da paixão e da amizade, excedendo todas as expectativas. 



Resenha:

"Esse é o sonho de todo mundo, não é mesmo? Em vez de muitos que lhe dão pequenos pedaços de si mesmos, alguém que lhe dá tudo."

Corrente de Ouro, é o primeiro livro da nova trilogia da autora americana Cassandra Clare, faz parte do Universo dos Caçadores de Sombra, franquia literária dela de tremendo sucesso e que acho que não é segredo para ninguém de quem sou extremamente fã. Assim que ele saiu em inglês mesmo eu, simplesmente não me contive e li em e-book mesmo, só que a fã que sou, já comprei em pré-venda a versão física da Galera Record, e já reli duas vezes, uma assim que chegou aqui em casa e outra agora essa semana, afinal, chegou aqui o segundo livro da trilogia (que li em inglês também hahaha)



Vou trazer uma nova resenha de Corrente de Ouro, porque eu amei tanto essa releitura, e agora venho empolgada novamente falar desse livro.

Por aqui já temos resenha de alguns livros do universo dos caçadores de sombras, e caso estejam desejando conhecer um pouco mais basta clicar na imagem abaixo:



Essa resenha poderá conter spoilers dos livros anteriores!

Cassandra possui duas trilogias, uma série e alguns livros de contos já publicados. Os Instrumentos Mortais foi à primeira série dela, cuja trama se passa no presente, e com o sucesso da mesma, ela lançou a trilogia As Peças Infernais, com a trama se passando na Inglaterra, e com uma geração anterior de caçadores de sombras que conhecemos em instrumentos mortais.

Com o sucesso de As Peças Infernais e a legião de fãs dos caçadores vitorianos, a autora trouxe a nova trilogia dela As Últimas Horas.

Aqui nos temos uma nova geração de caçadores de sombras, herdeiros diretos dos caçadores de As peças infernais.

Se em As Peças Infernais conhecemos os Herondales, Lightwoods, Carstairs, entre outros aqui, vamos ter algumas outras famílias tradicionais de caçadores ganhando destaque.



Apesar de ser um livro com uma trama única, que ocorre independentemente dos demais livros da Cassandra, acho que a leitura do livro só será realmente apreciada, por quem pelo menos leu a trilogia anterior. Já que existem elos de amizades entre os personagens que remontam a trama anterior. Da para ler sem ler os demais? Sim. Tudo de mais importante é explicado nesse livro, para uma compreensão dele.
“O amor corta mais profundo do que qualquer lâmina”

Agora vamos aos detalhes de Corrente de Ouro.

Os caçadores de sombras são criaturas humanas, porém, descendem de uma linhagem abençoada, no passado o mundo era dominado por demônios e criaturas das trevas, os seres humanos relegados a uma posição constante de luta pela sobrevivência, até Jonathan, tendo ao lado seu melhor amigo Davi, e sua irmã, mudaram tudo. Ele invocou um anjo e clamou a ele por auxilio, Raziel, então ofertou a Jonathan, 03 objetos de incríveis poderes – os instrumentos mortais – e, além disso, ofertou a eles seu próprio sangue, tornando eles os primeiros caçadores de sombras, abençoados com sangue angelical eles são a ultima defesa da humanidade contra o mal, e possuem o dever divino de lutar pelo bem.


Com isso em mente, sabemos que eles são poderosos, mais mortais e por séculos, tem lutado pela humanidade, só que em meio a essa luta, eles vivem, amam, choram, e morrem. 

Ah... Como eles amam ardentemente...

"Ela era Cordelia Carstairs, filha de Elias e Sona, vinda de uma longa linhagem de caçadores de sombras. Era herdeira da famosa espada Cortana, a qual tinha sido passada pela família Carstairs durante gerações. Estava em Londres para salvar seu pai. Não ia desabar em público.”

Em Corrente de Ouro, vamos conhecer um grupo de caçadores de sombras, ainda muito jovens, filhos de heróis de uma batalha, eles cresceram ouvindo sobre o quão impressionante seus pais são, e crescem em relativa paz, então suas vidas são marcadas por caçadas esporádicas contra o mal demoníaco, e com isso sobra muito tempo para eles viverem todas as outras dolorosas e incríveis experiências da vida.



Ou seja, teremos muitos corações sendo tocados pelas auguras da busca do amor verdadeiro, enquanto precisam lidar com toda a expectativa da sociedade deles. E obviamente, após uma relativa paz, o inimigo atacará com mais força total. Porque afinal tempos de paz, pode fazer pessoas felizes, mas não prepara totalmente para os tempos de guerra.

"— Somos Caçadores de Sombras. Não ficamos esperando ser salvos por terceiros. Temos a nós mesmos."

Nesse livro, Clare se supera em sua escrita, uma trama emocionante que prendeu minha atenção do inicio ao fim. 
A criação dos personagens também tem me chamado muito a atenção, as nuances de suas personalidades estão muito mais desenvolvidas, e isso os torna tão encantadores como terríveis.


Vou falar então brevemente dos personagens do livro.

Os personagens principais são os adoráveis: James, Cordelia, Lucie, Matthew, Christopher, Thomas, junto a eles temos outros fascinantes personagens, como Anna, Alastair, Jesse e Grace.

“Lucie tinha há muito concluído que viver em uma narrativa importante seria terrivelmente desconfortável. Muito melhor escrevê-las e controlar a história para que jamais ficasse triste ou assustadora demais, apenas o bastante para ser intrigante.”

Lucie e James são filhos de Will e Tessa Herondale, frutos de um grande amor (inclusive um amor de certa forma levemente considerado proibido em alguns círculos da sociedade, já que Tessa, descende tanto de anjo, quanto de um demônio) eles são criaturas maravilhosas, de coração generosos, e nesse primeiro livro temos a descoberta de seus peculiares poderes, que serão muito importantes para a trama.

“Desejar o que não pode ter só vai despedaçar seu coração.”

Cordelia é prima de Jem, e por isso uma Carstairs, ela esta prometida como futura Parabatai de Lucie e após anos vivendo uma vida errante com sua família se muda para Londres para treinar com ela, e possui ainda mais um motivo secreto para sua mudança.

Matthew, filho mais novo de Charlotte e Henry, é o Parabatai de James, e possui uma trama pessoal muito forte no livro.

Christopher, filho de Gabriel e Cecily é adorável, verdadeiro personagem que ninguém no mundo pode odiar.

Thomas, o filho mais novo de Sophie e Gideon, é o mais velho do grupo e outro amorzinho.

Os seis são personagens importantes na trama, apesar de os protagonistas mesmo serem James, Cordélia e Lucie. E neste primeiro livro, com enfase em James e Cordélia.

Os rapazes são um grupo muito unido e com a chegada de Cordélia na cidade, ela vai logo se encontrar envolvidas com as aventuras deles.


Que vai envolver lutas contra demônios extremamente perigosos e nunca vistos antes, paixões, corações quebrados e passeios em tavernas escandalosas.

Do livro só posso dizer que é bem emocionante, existe varias sub-tramas, que se interligam, formando uma grande trama de vingança, amizade, lealdade, amor e a busca por uma vida cheia de significado.

"Muitas escolhas não eram fáceis - eram quase impossíveis —, e não havia motivo para odiar as pessoas que eram forçadas a fazê-las."
Nesta trilogia, senti que Cassandra está trabalhando ainda mais os personagens e suas tramas pessoais, temos sempre o combate contra o mal, dos sacrifícios em prol do bem maior. Contudo, ela volta a atenção aos detalhes corriqueiros do dia a dia, dos relacionamentos românticos, familiares, e o sempre incrível elo de amizade entre todos. Então, logo de inicio temos mais cenas cotidianas, as personagens femininas, podem estar prontas para a batalha, mas também se importam com vestidos, com um baile, o sabor correto de chá, e porque não... Com o amor verdadeiro, e os rapazes não ficam atrás... só mais enfase em ternos de brocados e não em vestidos.

A história é muito boa, e espero que todos a leiam e gostem tanto quanto eu!

"Às vezes é preciso dar espaço e permitir às pessoas que façam aquilo em que são boas, mesmo que pareça loucura no momento."

Como todos os livros da Cassandra existem referencias aos outros livros dela, e quem é fã vai encontrar muitos personagens conhecidos aqui.

Um detalhe neste ponto, é que os personagens deste livro já apareceram em alguns livros de contos da Cassie, por isso indico se possível , ler eles antes.

E também, já alerto, que como outros livros dela, existem momentos que a autora altera detalhes, como já temos livros no futuro com os personagens herdeiros deste, é um pouco estranho ver que nem tudo parece que vai se encaixar com o que já lemos antes. Mas nada que tenha estragado a leitura para mim. Ainda tive meu coração despedaçado em alguns momentos – incrível como ela consegue fazer isso, em todos os livros e de uma forma diferente – mas que momentos lindos tivemos.

Corrente de Ouro, é apenas o começo da trama e o final do livro, nos trouxe um delicioso gancho para os próximos, que só me fizeram perguntar: 

Cassie quando sai o próximo? Por favor! (Vamos agradecer a Raziel que neste ponto o próximo ja saiu, mas me encontro na situação de já esperar o terceiro... Um fã dos Caçadores de Sombras não tem paz!)

Um livro indicado para quem gosta de fantasias, tramas que se passam na época Eduardiana, com seus vestidos, e peculiaridades. Para quem ama histórias de heroísmo, vinganças, magias perigosas, fantasmas, buscas pelo amor verdadeiro e personagens que possuem camadas complexas de personalidades, heróis e vilões de suas próprias historias, e é claro, um livro indispensável para quem é fã do universo dos caçadores de sombras.

Eu comprei em pré-venda o livro, então recebi além da edição brindes maravilhosos. Veio uma linda pequena ecobag para livros, um poster com a arte da capa e personagem principal: Cordélia Carstairs. A edição física, tem papel amarelado, e uma capa maravilhosa, em cada capitulo como já é um costume da autora, temos trechos de poesias e citações de livros clássicos que são uma referencia para a história, e aconselho a quem puder procurar eles. São ótimas indicações.

Amei demais essa leitura e mal posso esperar para ler o último.



"— As pessoas só são invencíveis em livros.
— Acho que você vai descobrir que na maioria das vezes, nem lá. Mas pelo menos sempre podemos pegar um livro e ler de novo. História oferecem milhares de recomeços."

Ótimas leituras para todos e até a próxima.

16 comentários

  1. Sabe a pessoa que de tanto ouvir falar nos livros da Cassandra Clare, morre de vontade de ler maaasss que se perde no meio de tantos livros conectados, passado, presente. E que também se assusta com oa calhamaços que são os livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chelle, são calhamaços mas são puro amor as leituras!
      Eu adoro e super indico para quem curte fantasia, pois é uma história riquíssima!
      Leia!!!

      Excluir
  2. Essa mulher não para e isso é assustador rs
    Da mesma maneira que não consigo acompanhar os livros do Mestre King, não consigo os de Cassandra também. Menina, a hora que a gente pensa que acabou, a série retoma com outros caçadores ou filhos de caçadores, mas sim, todos extremamente ligados uns aos outros.
    Eu tenho dois livros dela na estante, mas ambos de seguimentos diferentes.
    Só Jesus pra me salvar rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ângela
      Cassandra, é realmente uma máquina de escrita, e agradeço porque eu amo!
      Vá ler os que estão na sua estante e se apaixone pelo caçadores de sombras!!!

      Excluir
  3. Olá
    Nossa é muitos nomes ,conexões que até me perdi rsrs
    A autora é sempre muito elogiado por todo esse universo que ela criou.e quando parece que se encerra todo esse universo ela cria outra serie que sáo interligadas .Os fãs devem ficar eufóricos.
    Não é um gênero que eu curto mas há de se reconhecer o talento da autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Eliane!
      Sim, muitos personagens
      E vendo de fora parece confuso, contundo a escrita da Cassie torna eles muito bem aproveitados e logo essa confusão passa!
      Quem sabe um dia ainda te convenço a ler uma fantasia!!!
      😊

      Excluir
  4. Vivian!
    Impressionante como amente da autora age durante a escrita, unindo personagens da série antiga e inserindo novas personagens e muitas subtramas, que abrem a possibilidade de muitos caminhos a serem seguidos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Meu Deus sim! Que mentes maravilhosas!
      Eu fico pasma com a criatividade e o modo como ela expande cada vez mas o universo dela!

      Sou suspeita de falar já que sou fã mas ela tem melhorado muito a escrita dela!

      😍

      Excluir
  5. Olá! Eita que ainda não fui fisgada por esses livros não, sinceramente não sei explicar, só sei, que por enquanto eu sigo acompanhando apenas as resenhas mesmo (risos). Mas acho superbacana quando temos mais daquelas histórias e personagens que tanto amamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda! AINDA!!!
      A esperança é a última a morrer e espero que um dia eu te fisgue para esse universo literário!
      🤣😘😍

      Excluir
  6. Oiii
    Nossa, esse universo tem tantas série e tantos livros que eu fico muito perdida!!
    A história parece seguir a mesma linha dos outros livros da autora, e parece muito legal! Os personagens devem ser todos apaixonantes mesmo. E achei legal esse livro focar mais nos personagens.
    fiquei com bastante vontade de ler também!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Pamela
      De uma chance a eles e logo vai se achar, são muitos livros mas a escrita super fluida e tudo vai se encaixando super bem!
      😍

      Excluir
  7. Sabe que o único livro que li da Cassandra foi Anjo Mecânico, no ano passado. Mas como li em ebook e não tinha comprado o segundo, acabei parando a série. Esse ano eu comprei o box e pretendo ler todos os três livros. Mas do que eu li, eu gostei muito da escrita dela, acho envolvente e bem legal. Mas vejo muitos comentários bem diferentes dela. Gostei de ver a resenha desse aqui, mesmo não sabendo se teria interesse de conhecer todo esse universo dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Bruna! Leia Peças Infernais
      Acho que irá se apaixonar e logo estará imersa nessa saga literária tão querida!!!
      😍

      Excluir
  8. Não curto fantasias, porem tem livros que tem o efeito de nos prender do inicio ao fim. Eu gostei bastante do enredo desse livro, bem interessante, para o primeiro volume, já chegou cheio de expectativas.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Tô ansiosa para ler toda a série!!
    É sempre tão bem comentada e adorei a resenha, deu pra ver que é viciante.
    Ano que vem quero ir no sebo que pagar alguns da série. Lá acho que tem quase todos e bem em conta.
    Bjs

    ResponderExcluir