Dois Garotos Se Beijando - David Levithan

5 de novembro de 2021

Título: 
Dois Garotos Se Beijando
Autor: David Levithan
Páginas: 224
Ano: 2015
Editora: Galera Record
Gênero: Young Adult, LGBT+, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Americanas | Submarino
Nota:    
Sinopse: Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer.

Resenha:
Harry Ramirez e Craig Cole são dois garotos que não são um casal mas, como forma de protesto a uma manifestação homofóbica, eles decidem quebrar o recorde do beijo mais longo no mundo e para isso terão que se beijar por: 32 horas, 12 minutos e 10 segundos. Em contra partida há Tariq Johnson, um jovem que sofre a dolorosa realidade da violência simplesmente por ser quem é. O enredo ainda apresenta Cooper Riggs, um garoto solitário que está encontrando cada vez mais dificuldade em ter sua sexualidade aceita.

"Sabemos que alguns de vocês sentem medo. Sabemos que alguns de vocês ainda estão em silêncio. Só porque está melhor agora não quer dizer que é sempre bom."

Esta incrível trama não conta com apenas personagens solteiros , ela também aborda os desafios de um romance inicial e de um romance mais duradouro. Avery e Ryan são dois jovens estilosos de cabelos coloridos que acabam de se conhecer em um baile LGBT, no entanto Avery se sente receoso em contar que é transexual com medo de que isso afaste o novo pretendente. Por outro lado há Neil Kim e Peter que já estão em um relacionamento sério faz alguns anos, porém isso não os impede de ter problemas para lidar durante o namoro.

"Este é o poder de um beijo.
Ele não tem o poder de matar você. Mas tem o poder de trazer você à vida."

Diferentes personagens e com diferentes histórias de vida, mas que são unidos por algo em comum: ser apenas quem desejam ser. O enredo intercala os pontos de vista mostrando diferentes experiências de uma mesma luta, a resistência diária para serem realmente aceitos em uma sociedade preconceituosa. A narração da obra se destaca por ser feita pelas pessoas que morreram em decorrência da AIDS, trazendo perspectivas emocionantes e importantes marcos históricos para a comunidade.

"Há tantos momentos aos quais você acha que não vai sobreviver. Mas você sobrevive."

Apesar de ser um livro curto, demorei um pouco para finalizar a leitura devido ao misto de sentimentos que vão sendo explorados. O livro é muito conectado com a atualidade e isso pode tornar certas vezes o enredo previsível pra quem sente na pele tudo o que é abordado, mas também pode ensinar muitas lições para os leitores que se permitirem abrir mais a mente. Estou simplesmente apaixonada por cada página, me pergunto como não embarquei nessa leitura antes e agora quero recomendar a todos que conheço ou não conheço!

8 comentários

  1. Eu consegui me lembrar de quando esse livro lançado,mas ao mesmo tempo, parece que isso foi ontem, devido a representatividade, a luta por sermos quem somos, simplesmente isso.
    Fiquei tentando imaginar o misto de sentimentos em sentir cada personagem e seus dilemas, cada situação que passaram, não por brincadeira, mas por tentarem existir.
    Com certeza, quero muito ler se tiver oportunidade!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Tão importante abordar esse assunto, mostrar que nem tudo são flores com relação à sexualidade, mas que se esconder com medo que que virá não traz felicidade.
    Infelizmente ainda há tanto preconceito, pessoas julgando o que nem diz respeito a elas.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. David escreve histórias com temáticas importantes de maneira leve e fluida.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    O autor trouxe no livro uma época que pouco se fala que é quando a Aids matou muitos .Não conhecia o livro .

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    Importante os livros do David que sempre abordam temas relacionados ao preconceito e a forma como aborda, traz sempre uma luz para o leitor.
    Não entendo nenhum tipo de preconceito, principalmente em pleno século XXI.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Acho tão lindo quando os livros despertam na gente um sentimento profundo, uma reflexão, um assunto tão importante como esse. Fico feliz que existam livros assim atualmente. Achei o quote do beijo de um sentimentalismo maravilhoso! Fiquei com vontade de conhecer :)

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Eu tinha visto muita gente falando desse livro, e acabei adicionando na minha lista, mas acabou que nem fui procurar sobre o que se tratava mesmo.
    Parece ser muito bom, e trás temas muito importantes, é muito legal que mais autores estejam escrevendo sobre a temática

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Já tinha me deparado com esse livro, mas não tinha noção da importância da história, muito menos que tratava também de alguns fatos reais e claro que fiquei ainda mais curiosa para fazer a leitura, acho até que vou ter que separar alguns lencinhos, mas vai valer a pena.

    ResponderExcluir