Novembro de 63 - Stephen King

21 de setembro de 2021

Título:
 Novembro de 63
Autor: Stephen King
Páginas: 728
Ano: 2013
Editora: Suma de Letras
Gênero: Drama, Terror, Ficção-Científica, Romance 
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: A vida pode mudar num instante, e dar uma guinada extraordinária. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade do Maine. Enquanto corrigia as redações dos seus alunos do supletivo, Jake se depara com um texto brutal e fascinante, escrito pelo faxineiro Harry Dunning. Cinquenta anos atrás, Harry sobreviveu à noite em que seu pai massacrou toda a família com uma marreta. Jake fica em choque... mas um segredo ainda mais bizarro surge quando Al, dono da lanchonete da cidade, recruta Jake para assumir a missão que se tornou sua obsessão: deter o assassinato de John Kennedy. Al mostra a Jake como isso pode ser possível: entrando por um portal na despensa da lanchonete, assim chegando ao ano de 1958, o tempo de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro. Mas todas as curvas dessa estrada levam ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado... com consequências imprevisíveis.

Resenha:

O que você faria se tivesse a chance de mudar o passado (isso pareceu aquele bordão de Outlander, eu sei rsrsrs). 

Quando pegou uma pilha de redações para corrigir, Jake Epping não imaginava que iria se comover com a triste história de Harry Dunning, marcada pelo massacre de sua família por ninguém menos que seu pai.  Ainda chocado, Jake começa a duvidar acerca do que é real ou não quando Al, um grande amigo, o apresenta a uma porta para o passado. Por meio de um portal, Al conta que há a possibilidade de viajar para 1958. 

Al diz que Jake tem a oportunidade desfazer o assassinato do presidente Jonh Kennedy ao impedir que Lee Oswald atire na fatídica visita a Dallas em 22 de novembro de 1963.  Mais preocupado em impedir que a família de Harry seja massacrada. Jake embarca nessa viagem alucinante aos anos 60 decidido a consertar as coisas...mas o passado não quer mudar a história, e vai fazer de tudo para conservá-la. 

Gente! Voltei com mais um livro aclamado do mestre King e aqui entramos de forma aprofundada numa trama repleta de política e muita doideira. Confesso que eu não conhecia quase nada da história do assassinato do presidente Kennedy, mas nem por isso a trama soou confusa. 

"Eu ainda não tinha entrado na neblina de irrealidade que logo me engoliria, mas os primeiros tentáculos se esgueiravam ao meu redor, e eu os senti." 

Embora o livro tenha mais de 700 páginas, nos vemos completamente presos ao enredo, em grande parte pelo carismático protagonista. Jake Epping é bem gente como a gente, e seus comentários hilários sobre os costumes dos anos 60 nos fazem rir no decorrer da leitura.

E falando em anos 60, que ambientação fabulosa! Como o próprio autor diz ao final da obra, houve uma pesquisa aprofundada tanto de Dallas (local do assassinato de J.K.) quanto dos Estados Unidos daquela época. Trata-se de uma experiência muito imersiva, com descrições naturalmente detalhadas de vestimentas, imóveis, carros etc. Quem já conhece a escrita do autor sabe bem do que estou falando, mas novatos (ninguém começa a ler King por esse livro né, mas vai que...) podem achar a descrição excessiva. 

"As respostas mais simples da vida costumam ser as mais fáceis de não enxergar"

TUDO BEM. Confesso que o livro poderia SIM ser um pouco menor, mas é inegável que King sabe como desenvolver seus personagens, e certas passagens sem qualquer relevância para os plots centrais servem para frisar isso, pois no final senti que realmente CONHECIA Jake. 

Os conceitos de ficção científica são inseridos de forma tímida, mas não posso dizer o mesmo do romance, que está muito presente na obra, assim como a incorporação de aspectos históricos relacionados à geopolítica dos anos 60 a ao assassinato (pra quem não sabe, a morte de Kennedy ganhou uma repercussão gigantesca na mídia, principalmente pelas diversas teorias da conspiração que se seguiram ao acontecido). 

"A estupidez é uma das coisas que vemos com mais clareza em retrospecto. A outra são as oportunidades perdidas."

Mas embora a parte envolvendo o atentado seja bem executada (de forma bastante crível aliás), as minhas partes preferidas foram as tentativas de Jake para salvar a família de Harry, pois o massacre aconteceu em DERRY! SIM, a mesma Derry de It meus amores, então podem esperar muito fan service e easter eggs, além de uma pequena participação de certos personagens. Esse cross-over é bastante comentado pelos fãs do autor, mas eu esperava algo mais bombástico ou relevante para a trama principal. 

"O passado combatia a mudança porque ela era destrutiva para o futuro." 

Por tudo isso, posso dizer que Stephen King entrega TUDO mais uma vez. Servindo uma história rica (mas excessivamente detalhada, que em alguns pontos se torna monótona) Novembro de 63 passeia entre o syfy, a ficção história e um belo romance (muito fofo!), além de nos fazer refletir sobre destino, predestinação e arrependimentos. 

Até a próxima resenha! 

10 comentários

  1. Para uma leitoar assídua de King, deve ser uma diversão sair procurando esses easter eggs não é?
    Sendo King, essa viagem com certeza trouxe muitas consequências nem sempre boas, afinal....Não seria o mestre se ele apenas voltasse no tempo, impedisse o massacre e retornasse aos dias atuais, pleno....

    ResponderExcluir
  2. Dizem as boas línguas que este é um trabalho espetacular do Mestre,senão o melhor. Eu não sei ao certo se daria conta de ler, por ser um calhamaço daqueles(mas eu encarei It e Sob a Redoma rs) então acho que sim, acabaria dando conta sim.
    E pelo que pude ler acima, King brincou com todos os estilos em um livro somente e talvez seja isso que fez o livro ser tão aclamado até hoje!!!
    Sim,sonho em ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Vi total sentido no livro ter mais de 700 páginas, pois afinal ter uma porta mágica que volta ao passado, e através dela ter a oportunidade e responsabilidade de alterar um fato político tão importante e também a realidade de uma família que sofreu tanto, dá muito assunto que precisa de muitas páginas para serem desenvolvidos.
    Fiquei curiosa para saber se ele consegue alterar os fatos.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. haha amei a referência de Outlander. Já pensei algumas vezes sobre isso, ainda bem que a gente não consegue mudar, acho que passaríamos a vida voltando e voltando...
    Esse homem é um mestre ne? caramba, existe algum livro 2 ou 3 estrelas? HAHAHA pelo menos, acho que nunca vi aqui. Quero muito conhecer as obras dele.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Pelo tudo o que já li de resenhas positivas desse livro me leva a crer que esse seja um dos melhores livros do Steven King..amei os quotes escolhidos. Quem sabe futuramente eu não encare esse camalhaço?

    ResponderExcluir
  6. Olá! U bem sei que não se deve tentar mudar o passado, Efeito Borboleta me ensinou direitinho essa lição (risos). Adoro essas dicas do autor, pois ainda tenho esperança em o ler, a história para variar me deixou intrigada, principalmente em relação ao desfecho, pois tem tudo para dar errado, mas o que mais chamou minha atenção, como uma romântica assumida, foi a parte do belo romance que iremos encontrar.

    ResponderExcluir
  7. Alison!
    Andava com saudades das suas resenhas...
    Esse livro em especial, acho muito importante, porque mesmo trazendo uma visão fictícia, traz à tona um assassinato que ficou registrado na história e o fato de trazer a possibilidade de se voltar ao passado para alterar os fatos, traz outros questionamentos: será que podemos mesmo mudar o passado e não sofrermos a consequência no futuro?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Esse é um livro que sou doida pra ler. Eu também não sei muito do assassinato do Kennedy, mas acho super interessante essa história de voltar no tempo, pra ter a oportunidade de impedir o assassinato.
    Realmente seria bom se o livro fosse um pouco menor, provavelmente eu já teria lido hahaha

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Confesso que tenho um pouco de preguiça de ler os livros do King
    Apesar de ver muita gente falando bem, os livros são muito grandes! Já fico agoniada só de olhar kkkkk
    Achei a história desse interessante

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Li mais de 200 páginas dele e parei.
    Quero muito continuar, mas como tava muito arrastado, dei um tempo antes de voltar.
    A ideia é ótima, e amo livros com viagens no tempo.
    Bjs

    ResponderExcluir