Jurassic Park - Michael Crichton

23 de julho de 2021

Título:
Jurassic Park
Autor: Michael Crichton
Páginas: 528
Ano: 2015
Editora: Aleph
Gênero: Ficção científica
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos.


Resenha:

Um livro cientificamente rico.

Gente! Os filmes da franquia Jurassic Park marcaram toda uma geração de cinéfilos, né? Apesar de não ser da minha época (só peguei os lançamentos de Jurassic World), sempre tive vontade de conferir a obra que deu origem aos longas (levemente inspirados, eu diria), e depois de finalmente conferir o livro, fiquei com aquela pergunta clichê: por que eu não li antes, pai amado????

Em Jurassic Park, acompanhamos a realização de algo nunca imaginado: a volta dos dinossauros. Isso só foi possível devido a uma tecnologia extremamente avançada que permitiu a clonagem do DNA desses seres pré-históricos. Acontece que alguma coisa parece não estar certa em relação a esses experimentos, o que vai se provar um verdadeiro desafio para os envolvidos, que enfrentarão uma jornada inimaginável pela sobrevivência.
 
"Existe um problema com aquela ilha. Ela é um acidente esperando para acontecer."

Ao começar a ler o livro, confesso que fiquei imensamente surpreso com o conteúdo. O autor, que tem formação na área médica e um vasto conhecimento de biologia molecular e arqueologia, nos entrega uma trama MUITO detalhada, sendo que a gente realmente acredita que a clonagem dos dinossauros é real.

Como também sou da área de biológicas, as partes explicativas sobre manipulação gênica foram as minhas preferidas. Mas enfatizo que o Crichton também faz uma excelente construção do parque no qual residem os dinossauros, com suas tecnologias e adaptações para proporcionar uma experiência única aos visitantes.

"Se você fosse começar uma empresa de bioengenharia, Henry, o que você faria? Faria produtos para ajudar a humanidade, para combater as doenças e enfermidades? Minha nossa, não. Essa é uma ideia terrível."

O ritmo de leitura também é favorecido pelos personagens. Temos vários pontos de vista de pessoas que de alguma forma ou estão ligadas ao parque ou ao estudo dos dinossauros, de modo que meu personagem preferido foi o arqueólogo Grant, que estava sempre nos ensinando sobre cada um dos dinossauros (existe uma infinidade de espécies, e o detalhamento feito me permitiu visualizar completamente os répteis). 

A parte de ação, provavelmente a mais esperada pelos leitores (sim, queremos ver o circo pegar fogo), é daquelas de deixar quem está lendo eufórico, pois muita coisa acontece. Adorei acompanhar os personagens tendo que se virar para sobreviver num parque dominado por dinossauros soltos por aí. Há uma evidente crítica acerca das consequências de se mexer com algo que não deveria ser mexido. 

"A  descoberta é sempre um estupro do mundo natural." 

MAS teve um aspecto do livro que me incomodou um pouco: a parca presença feminina. A maioria dos personagens do livro são homens, e a ÚNICA mulher não possui destaque nenhum (a não ser como alvo de atração, devido a suas belas pernas - imagine meu olho revirando). Tudo bem que o livro foi escrito em 1990, porém achei bem desnecessário, pois o livro dá uma impressão de que as mulheres não estão presentes na ciência, ou que estão presentes apenas como sidekicks de homens brancos. 

Claro que essa ressalta não diminui a qualidade do livro, que impressiona tanto pela história rica, original e criativa, quanto pelo embasamento teórico e científico, que sem sombra de dúvidas demandou um bom tempo de estudo por parte do autor. 

"Como ossos eram tudo o que os paleontólogos tinham, ossos foram o que eles haviam usado." 

Em suma, Jurassic Park com toda certeza é um dos melhores livros de ficção científica já escritos, pois une os dois elementos de gênero (ciência e ficção) de uma forma grandiosa. Recomendo que todos que assistiram aos filmes confiram o material original, pois a experiência é muito mais realista, afinal nossa mente não possui limites quando o assunto é imaginação.

Até mais! 

11 comentários

  1. Sem dúvida, um clássico contemporâneo tanto do cinema quanto da literatura.
    Imagino o quão empolgante e emocionante deva ser a experiência de ler Parque dos Dinossauros.
    Obvio que a pouca presença feminina é bem chato

    ResponderExcluir
  2. Eu só vi alguns filmes da franquia e isso faz tempo e admito que sempre foi um lance mais visual, sem aquele aprofundamento todo!
    Por isso ler uma resenha assim, enche os olhos de alegria e ao mesmo tempo dá uma pontinha de tristeza ao ler que só há uma mulher no enredo todo. E sim, já em uma época que as mulheres tinham seus lugares garantidos e merecidos!
    Mas mesmo com essa ressalva, eu senti muita vontade ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Alison
    Eu não sabia que existia os livros
    Os filmes eu já assisti inúmeras vezes me que legal que a leitura se mostra táo boa , essa junção de ciência e ficção deu super certo né? Acho que por ser um filme que gosto tanto eu leria sim o livro mesmo se tratando de um gênero que náo me atrai tanto .

    ResponderExcluir
  4. Eu amo o filme e curti muito o livro.
    A história me prendeu de uma forma que passaram horas e pareceu que foram poucos minutos.

    ResponderExcluir
  5. Meu deus, me sentindo muito estranha por não saber que esses livros existem. Tá, preciso me recuperar kkkk já vi vários filmes e sempre gostei. Mas assim, não leio esse gênero. Ficaria em dúvida se gostaria, se iria atrapalhar a experiência do filme (já aconteceu isso comigo, por incrível que pareça). Mas adorei a resenha! Que bom que você gostou tanto.

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Eu também sou mais da época do Jurassic World, mas já assisti o Jurassic park também. Confesso que eu até esqueço os filmes são adaptações, agora até fiquei com vontade de ler esse livro também. Deve ser muito legal a história, mas estou chocada que o livro só tem uma mulher, e que ela nem tem destaque 😔

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Confesso que nunca li, nem assisti nada de Jurassic Park, sempre senti um pouco de preguiça.
    Pior é que eu nem sabia que os filmes eram uma adaptação! SOCORRO kkkk

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Alison!
    Já assisti várias vezes toda saga Jurássica e agora terei de ler os livros, pois bem sei que são bem mais detalhados e carregados de trechos diferentes das adaptações cinematográficas.
    Acredito mesmo que não devemos mexer com coisas exterminadase desconhecidas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Olá! Mas gente, estou aqui me perguntando em que planeta eu estava, que eu não sabia que tinha um livro desses filmes tão maravilhosos por sinal. Mas mesmo tendo gostado e muito dos filmes, não me vejo lendo o livro, acho que ia acabar estrando minha experiência e prefiro ficar com as lembranças dos filmes mesmo, ainda mais sabendo desse pequeno detalhe da escrita.

    ResponderExcluir
  10. Oiiie,
    Acredita que nunca assistir a esses filmes?! Pois é, não é que não goste, só não me chama atenção, apesar de eu ser apaixonada por ficção cientifica. Eu não sabia que tinha livro, fiquei até com vontade de ler agora.. hahaha

    Beijocas:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Eu nunca assisti o filme kkkk nunca me interessou, mas sabe que tenho vontade de ler esse livro, pois todas as resenhas que já li dele são maravilhosas.
    Ai esse negócio sobre a mulher é bem chato e me desanimou um pouco.
    Bjs

    ResponderExcluir