Nove Desconhecidos - Liane Moriarty

11 de maio de 2021

Título:
 Nove Desconhecidos
Autor: Liane Moriarty
Páginas: 464
Ano: 2019
Editora: Intrínseca 
Gênero: Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse:  Nove pessoas se reúnem em um spa bem distante da cidade. A quilômetros da civilização, sem carro nem celulares, elas não têm qualquer contato com o mundo exterior. Apenas tempo para pensarem em si mesmas e se conhecerem melhor. Algumas estão lá para perder peso, algumas para tentar recomeçar a vida, outras por razões inconfessáveis até para elas mesmas. No meio de tanto luxo e mimo, sucos e meditação, todos sabem que vão precisar se esforçar nos próximos dez dias. Mas ninguém é capaz de imaginar o tamanho do desafio. Frances Welty, escritora de romances best-sellers, chega à Tranquillum House com um problema nas costas, um coração partido e um corte no dedo extremamente dolorido. Ela logo fica intrigada com os colegas de retiro — a maioria não parece precisar de fato de um spa. Mas quem mais a deixa curiosa é a diretora. Será que ela tem as respostas que Frances nem sabia que estava procurando? Será que Frances deve colocar suas dúvidas de lado e mergulhar em tudo que o spa tem a oferecer? Ou é melhor fugir enquanto é tempo?Não demora muito para que todos os hóspedes estejam se fazendo esta pergunta.


Resenha:

E a Liane FAZ TUDO mais uma vez!

Nove Desconhecidos conta a história de Masha, uma mulher importante e bem sucedida do mundo coorporativo que se sente renascida após quase ter morrido em um dia fatídico no seu escritório. Cansada do stress inerente ao seu trabalho, Masha cria o Tranquillum House, um spa zen que tem como objetivo proporcionar bem estar a seus visitantes e fazê-los superar seus traumas e aflições. 

E é nesse contexto que vamos conhecendo o íntimo de nove hóspedes que chegam ao spa para passar dez dias em busca de transformação. Porém, à medida que algumas restrições rígidas vão sendo impostas e tarefas peculiares começam a ser exigidas, esses personagens vão descobrindo que talvez a tão sonhada mudança de vida tenha um preço alto a se pagar. 

Então gente, nem preciso dizer que Liane Moriarty é uma das minhas autoras favoritas, né? Meu primeiro contato com a narrativa da autora foi com Pequenas Grandes Mentiras (e de quem não foi, né rsrsrsrs), e depois de me apaixonar por sua escrita decidi que leria até a lista de compras dessa mulher.

"Por que diabo um casal jovem como aquele iria para um spa? Aquele tipo de lugar não era para pessoas com sobrepeso, fadiga, para quem enfrentava problemas na coluna e patéticas crises de identidade na meia-idade?"

Como já é de praxe quando se trata dos livros de Moriarty, aqui somos conduzidos pela história conscientes de que algo está para acontecer e as consequências serão grandiosas. E mais uma vez a autora nos entrega uma trama completamente viciante, repleta de humor e ironia. Com muito deboche, Liane discorre sobre vários temas facilmente associáveis, afinal todos gostariam de superar algum trauma, não é verdade? 

Sem sombra de dúvidas os personagens extremamente bem construídos são o ponto alto do livro. É possível se conectar intimamente com cada um deles: a escritora de meia idade que sofreu uma desilusão amorosa, o casal passando por problemas no relacionamento, uma família marcada pelo luto, o galã que precisa encarar certo dilema e uma mulher insatisfeita com seu corpo. 

"Nenhum dos quatro romances que ela trouxera na mala para ajudá-la a enfrentar os próximos dez dias havia sido confiscado, ao contrário do vinho e do chocolate — provavelmente porque livros não estavam na “lista de contrabando” (ela nunca teria ido para lá se fosse o caso) —, mas deixaram um bilhetinho na capa de cada um: Vale lembrar que recomendamos que não leia durante o silêncio nobre."

O clima de confinamento que permeia o livro é perfeito para nos deixar apreensivos com o que está para acontecer. Ademais, como temos vários pontos de vista. a perspectiva das excentricidades e bizarrices do spa se torna bastante ampla. 

Masha, a anfitriã, é uma mulher passional que utiliza a superação das pessoas que frequentam o spa como uma forma de lidar com um problema do passado. E a princípio parece que a personagem está satisfeita consigo mesma, todavia, em determinado momento tudo vem à tona para assombrá-la e as implicações disso são refletidas nos hóspedes do Tranquillum House.


Por meio dos dramas de Masha e do grupo de nove pessoas, percebemos que muito de Nove Desconhecidos tem a ver com as formas que encontramos para cessar a dor, seja através de uma compulsão alimentar, de obsessão estética, vício em redes sociais ou até mesmo trabalho incessável. Porém muitas vezes estamos entrando num círculo vicioso de negação que não nos permite seguir em frente.

"Ela sempre imaginara como se sentiria à beira da morte. O que faria se o avião começasse a cair? E se um atirador ensandecido apontasse a arma para sua cabeça? E se ela realmente passasse por uma dificuldade algum dia? Agora sabia: ela não acreditaria. Continuaria pensando até o último instante que sua história nunca acabaria, porque não podia haver história sem ela. As coisas continuariam acontecendo com ela. Era impossível acreditar de fato que haveria uma página final."

Devo ressaltar, no entanto, que diferentemente de como acontece em Pequenas Grandes Mentiras e outras obras da autora, o livro não conta com uma reviravolta bombástica de nos deixar sem ar. O foco aqui reside na superação, na necessidade de fazer uma intervenção de vida. 

O final não poderia ser mais satisfatório, e a autora nos presenteia com passagens marcantes que chegam até a emocionar. Mais uma vez Liane Moriarty me conquistou e tenho certeza que não vai ser diferente com vocês, queridos leitores.

Estou ficando triste porque agora só tem um livro da autora que eu ainda li. Me digam, qual será o sentido da vida depois disso? HAHAHA.

Até mais! 

9 comentários

  1. Oi Alisson!
    Depois dessa campanha tão passional em relação a escrita da Moriarty, eu fiquei mega empolgada para ler os livros dela.
    Me parece ser uma história fluida.
    Vou add na wishlist os livros dela

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nada da autora, mas vi a série baseada em Pequenas Grandes Mentiras e claro que amei na época.
    Fazia tempo que não via esse livro pelos blogs literários e me lembro na época do quanto esse livro foi comparado a um BBB moderno.
    Com pessoas totalmente diferentes, mas dispostas a enfrentar o pior inimigo, elas próprias!
    Com certeza, é um livro que ainda desejo muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Vejo tanto elogios a escrita dessa autora .pela sua resenha ela escreve de uma maneira emocionante e envolvente

    Ainda não li os livros dela mas de tanto que vi elogios aos livros dela eu comprei dois livros dela em um sebo.
    Espero gostar da escrita dela e esse Nove desconhecidos já está adicionada na minha lista de desejados .

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada da autora, mas pelos comentários que vejo parecem ser muito bons os livros dela.

    Gosto de livros que tem varias histórias em um único livro e aos poucos você vai conhecendo cada um deles, seus traumas e como cada um vai superar.

    Vou adicionar na minha lista.

    ResponderExcluir
  5. Como é bom encontrar um autor que a gente se sente confortável ne? Eu não conheço, ainda não li nenhum livro, mas você falou tãaao bem :)
    Não é sempre que prefiro um livro com coisas bombásticas, então me sentiria muito bem lendo ele. Além disso, livros que nos ensinam e nos emocionam são tudo de bom ne? Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Alison!
    Um enredo com personagens bem construídas, dá prazer de fazer a leitura, concorda?
    Acredito que é o ponto alto da autora, de quem li apenas um livro.
    E não precisa ter um acontecimento bombástico para ser bom, até prefiro como aqui, onde os problemas vão sendo solucionados.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Gosto muito dos livros dessa autora! Nove desconhecidos já está no meu Kindle, só preciso arrumar tempo para ler!
    Já quero descobrir o que vai acontecer com os personagens!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Confesso que ainda não me aventurei com a escrita da autora, mas bem sei do seu talento e se a série mostrou um pouquinho do que me aguarda, sei que também ei de virar fã de carteirinha (risos), aliás, o livro já faz parte da minha listinha, até porque a curiosidade já gritou por aqui para saber mais sobre a história.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Ainda não li nada da autora, mas quero.
    Esse livro parece ser sensacional .
    Com personagens diferentes entre si, mas que juntos passaram por transformações.
    Bjs

    ResponderExcluir