Minha História para Jovens Leitores - Michelle Obama

2 de abril de 2021


Título:
Minha História, para Jovens Leitores
Autor: Michelle Obama
Páginas: 444
Ano: 2021
Editora: Seguinte
Gênero: Autobiografia, Não-Ficção, Biografia, Memórias.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: O relato inspirador da antiga primeira-dama dos Estados Unidos, agora adaptado para o público jovem.
Todo mundo conhece Michelle Obama: a admirável primeira-dama dos Estados Unidos, casada com Barack, mãe de Malia e Sasha. Em 2009, eles se tornaram a primeira família negra a ocupar a Casa Branca. Agora chegou a hora de descobrir a sua história.
Através de suas palavras, acompanhamos sua infância e adolescência, o período de faculdade, o início de sua carreira, os primeiros anos do casamento, e a entrada na vida pública, conforme Barack avançava na política e se candidatava à presidência. Com sinceridade, bom humor e afeto, ela faz um relato vívido de como se sentiu sob os holofotes, e de como foi a vida na Casa Branca durante oito anos.
Nesta edição juvenil, Michelle nos mostra como sempre buscou viver de forma autêntica, usando sua voz e sua força para lutar por seus ideais, tornando-se um grande exemplo para as futuras gerações. Ao contar sua história com coragem e honestidade, Michelle convida os jovens a refletir sobre que história querem escrever para si mesmos.




Este livro foi cedido pela Editora Seguinte, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 



Resenha:

Minha História Para Jovens Leitores, é a biografia da ex-primeira-dama americana Michelle LaVaughn Robinson Obama, lançamento da Seguinte de 2021.

O livro é uma releitura da biografia Minha História lançada anteriormente com uma linguagem voltada para o público jovem. 

Michelle, que por anos se dedicou a inúmeras causas sociais e muitas delas envolvendo o público mais jovem, sentiu a necessidade de que sua história chegasse principalmente a este público, como um farol e exemplo de perseverança e sucesso.

E após ler o livro eu concordo totalmente com ela.

Michelle, nasceu em uma família humilde, de Chicago, porém extremamente unida. Seus pais sempre incentivaram os filhos a estudar, acreditando que seria através dos estudos e da excelência acadêmica que ambos os filhos iriam triunfar no futuro. Com isso, desde muito nova Michelle soube o poder do desenvolvimento emocional e intelectual pleno como ferramenta indispensável para uma vida plena. 



Estudou e se formou com honras e universidades e faculdades da Ivy League (um grupo formado por oito das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos: Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Universidade da Pensilvânia, Princeton e Yale), primeiro em Princeton, depois na prestigiada escola de Direito de Harvard. 

Foi trabalhando como advogada que ela conheceu seu futuro marido Barack Obama, se apaixonou por ele e confiando em seu amor e desejo de mudar o mundo, mudou seus planos profissionais e pessoais para apoiar Barack na os

Foi com a força e lealdade de Michelle que Barack se apoiou e conseguiu se tornar o primeiro presidente negro da maior potencial mundial.



Em Minha história, podemos acompanhar de uma forma muito singela e tocante a jornada de Michelle, desde o início de sua vida, seus sonhos, seus amores e a construção de sua família. De uma forma muito honesta ela se abre, permitindo que possamos conhecer um pouco mais de sua vida, e não somente as partes glamourosas. As dificuldades, os desafios que são viver um relacionamento pessoal em meio às extremas exigências de uma vida política e publica.

Como um exemplo de sucesso pessoal que ultrapassa ser apenas a primeira-dama, nesse livro, podemos ter um forte exemplo as futuras gerações, principalmente das mulheres e crianças negras, que possuem ainda mais dificuldades para enfrentar em suas vidas.

                            

Eu amei muito ler esse livro, já acompanhava levemente a vida de Michelle e Barack através das matérias e dos seus projetos pessoais e políticos, mas agora, me sinto muito mais conectada com Michelle e seus sonhos. Uma das frases dela mexeu profundamente comigo:

“Para mim, ter uma história não significa chegar a algum lugar ou alcançar algum objetivo. Entendo-a como um movimento adiante, um meio de evoluir, uma maneira de tentar, continuamente, ser uma pessoa melhor. É uma jornada sem fim. Tornei-me mãe, mas ainda tenho muito a ensinar e a aprender com minhas filhas. Tornei-me esposa, mas continuo a me adaptar e aceitar o verdadeiro significado de amar e construir uma vida com outra pessoa. Tornei-me, em certa medida, uma figura de poder, e mesmo assim há momentos em que ainda me sinto insegura ou desconsiderada. É um processo, são passos ao longo de um caminho. Escrever sua história é nunca desistir da ideia que é necessário avançar.”

Definitivamente esse livro é uma excelente indicação de leituras para os jovens, e não apenas jovens negros ou vindo de minorias marginalizadas, apesar de para eles, eu acredito que ler esse livro seria uma inspiração.

A história de Michelle é emblemática, veio de uma família humilde, mas trabalhadora e que sempre incentivou os estudos, que deu base para que a jovem cresce em um ambiente onde o amor era constante e que possibilitou que ela sonhasse e lutassem por seus sonhos.

                          

Através de sua história como uma estudante ela compreendeu seu direito inato de falar e crescer profissionalmente, independente das barreiras e preconceitos sofridos.

“Estava mais acostumada a ser uma das poucas estudantes negras em uma sala de aula cheia. Tentava não me intimidar quando alunos homens falavam tanto na aula que ficava difícil qualquer mulher participar. Ao escutá-los, me dei conta de que não eram mais inteligentes do que nós. Só eram mais confiantes, navegando na maré ancestral da superioridade e estimulados pelo fato de que a história nunca lhes dissera o contrário.”

Como mulher adulta e caminhando para conquistar seus sonhos profissionais ela se moldou na adulta que conquistou um relacionamento saudável e amorosos.

“Ao longo da vida tive a sorte de conhecer vários tipos de pessoas extraordinárias e talentosas — líderes mundiais, inventores, músicos, astronautas, atletas, professores, empreendedores, artistas e escritores, médicos e pesquisadores pioneiros. Alguns (mas não o suficiente) são mulheres. Alguns (mas não o suficiente) são negros ou de outras etnias marginalizadas. Alguns nasceram pobres ou tiveram que lutar muito na vida, e ainda assim essas pessoas agem como se tivessem todas as vantagens do mundo. Aprendi o seguinte: todos tiveram quem duvidasse deles.”

Michelle Obama é atualmente uma das mulheres de maior influência no mundo, não ofuscada por seu marido e sim, caminhando ao lado dele e sozinha também para atingir seus objetivos, conquistar sucesso em seus projetos sociais e políticos.

política.



Um exemplo estelar para todos os jovens e esse livro  é  um presente.

A edição da Seguinte está maravilhosa, o projeto gráfico é muito bonito, com uma paleta de cores lindíssimas. A diagramação é confortável para leitura e possui muitas fotos que tornam a leitura bem intimista.

Uma super indicação para quem gosta de biografias e conhecer jornadas de vidas ricas e inspiradoras.


Espero que gostem da indicação e até a próxima.



9 comentários

  1. Sempre tive muita admiração por minha xará
    Ela tem uma história de superação, resiliência.
    Além de ter sido uma excelente primeira dama, ativa, parceira. Que tinha e tem projrtos maravilhosos.
    Então é de extrema importância que sua história de vida chegue a jovens meninos e meninas

    ResponderExcluir
  2. Michelle não é a mulher de Obama. Ela é a Michelle. A mulher que nasceu em uma família humilde e mesmo assim, recebeu uma educação pautada na educação e no ser uma pessoa de bem!
    Sou doida para conhecer um pouco mais de sua história e esse livro está sendo realmente um presente a todos nós. Inspirador, eu diria!!!
    Quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Essas versoes pra jovem e pra adulto foi ela mesma que escrever as duas, ou a versao para os jovens foi adaptada pela editora?
    Quero muito ler a biografia dela! Do Barack tb!
    Se as filhas lançarem livros tb vou querer ler!!
    Familia linda!

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian!
    Eu não costumo ler biografias, mas faria uma enorme exceção para conhecer a história de Michelle. Pelo pouco que eu sei sobre sua história somado ao que você descreveu na resenha, ela tem uma vida inspiradora e mesmo tendo tido uma ocupação de grande prestígio e poder, ainda se mostrou gente como a gente com suas inseguranças e sonhos. Com certeza a editora mandou muito bem em fazer essa edição voltada para os jovens. Já adicionei na lista de leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Me sinto uma tola ao lembrar que deixei de comprar o livro dela por 9.90 reais.
    Que incrível a história dela .o retrato de uma mulher forte, determinada que teve o apoio da família se formou nas melhores universidades do país.
    Creio que sua trajetória de vida servirá de inspiração para muitos adolescentes e jovens .
    Uma grande mulher.admiravel sem dúvida.

    ResponderExcluir
  6. Fico me perguntando se teria algo que essa mulher faz que não seja de qualidade ne?! Que maravilhosa!!! Sempre fui da ideia de livros de pessoas assim merecem ser lidos porque vou encontrar algo incrível, encorajador, cheio de aprendizados.

    ResponderExcluir
  7. Vivian!
    Sou uma grande admiradora da Michele e desde que saiu o primeiro livro dela, tenho vontade de ler.
    Ver que ela trouxe uma versão adaptada para os juvenis, mostra o quanto é preciso que mais e mais pessoas possam conhecer sua história e sentirem-se incentivados que estudar é o melhor caminho.
    cheiirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sem dúvida uma história para lá de inspiradora e gostei de saber que temos uma leitura mais simples, acho que isso acaba tornando a experiência ainda mais interessante, já tinha estava de olho na outra versão e agora fiquei ainda mais encantada por essa.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de algumas biografias, aquelas que tenham uma historia de vida bem cativante. Não sou fã de política, mas gosto de saber das histórias. E Michelle Obama é uma pessoa encantadora segundo o que a televisão mostra. Quero muito ler esse livro e conhecer um pouco mais sobre essa mulher encantadora.

    ResponderExcluir