Para Ressignificar um Grande Amor - Aka Poeta

23 de fevereiro de 2021

Título:
Para Ressignificar um Grande Amor 
Autor: João Doederlein - @AkaPoeta
Páginas: 184
Ano: 2021
Editora: Paralela
Gênero: Literatura Brasileira, Poemas e poesias.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: Em seu novo livro, João Doederlein (Akapoeta) nos conduz por seu processo de cura e autoconhecimento, resgatando uma lição importante para todos nós: a vida não é feita de certezas, e recriar faz parte do ciclo.
“Em Para ressignificar um grande amor, pude conhecer outra faceta da pessoa incrível que é João. Ele se abre à sensibilidade das palavras, às formas criativas e ilimitadas dos ressignificados e ao jogo de sentimentos que fluem nesta história que ele conta com mãos tão apaixonadas. Matilda foi seu grande amor, e o eu-lírico começa o livro resgatando uma lição importante para todos nós: a tentativa de ressignificar alguém que nos marcou é um movimento necessário para a manutenção da vida. Ele diz: ‘finais não são absolutos. O amor encerra, a gente não’, como quem ainda sente na pele a dor amargurada de algo que poderia ter dado certo, mas não deu. Mesmo assim, se concede a oportunidade de continuar vivendo e seguindo – tanto na vida quando na narrativa da sua história.
Esta obra me trouxe sorrisos, reflexões, e me inspirou a escrever. Acho que é isto o que uma boa história faz: te move, te cutuca, te alavanca a outros universos. E aqui estou eu, apaixonado por cada palavrinha que o mundo do João me apresentou.” ― Igor Pires da Silva
“Se apaixonar é perceber que todas as palavras desconhecidas já existiam dentro da gente. Se desapaixonar é descobrir o nosso próprio significado para cada uma delas. Este livro é um lindo presente para quem se perdeu nesse processo e sabe que o caminho de volta exige coragem. Recomendo a leitura para todas as vezes em que o amor te virar as costas.” ― Bruna Vieira.


Este livro foi cedido pela Editora Paralela, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 




Resenha:

“supernova (s.f.) é explosão brilhante de uma estrela de grande massa que já consumiu toda a sua energia. é uma luz que passa a do próprio sol e se intensifica gradualmente até desaparecer. é quando estrelas morrem e o universo inteiro assiste. é o estágio final de um grande amor.”

Para Ressignificar um Grande Amor é o lançamento de poesia nacional da editora Paralela para 2021, terceiro livro do autor João Doederlein, mais conhecido como Aka Poeta era um dos lançamentos que eu estava mais esperando.

Ano passado li Coração Granada do autor e me apaixonei! Para lerem a minha experiência de leitura deste livro basta clicar na imagem abaixo:



Para Ressignificar um Grande Amor é o tipo de livro que todo mundo (principalmente os fãs de poesia) precisam ler. Eu tenho a impressão que João é um poeta que fala de uma forma muito sensível sobre temas muito importantes. 

“...é quando um amor acaba e vai embora sem te avisar.”


Em Coração Granada ele fala sobre a dor de perder um amor e sobre ansiedade. 

Aqui ele mostra que é possível amar muito alguém, tudo terminar e você conseguir seguir em frente em paz. Consigo mesmo, com as memórias do passado e disposto a abrir seu coração novamente.

“... foi meu último grande amor. E, como muitos dos amores por aí, ele teve um fim. Mas finais não são absolutos. O amor encerra, a gente não.”

Já no seu estilo característico de escrita ele ressignifica várias palavras enquanto tece uma história nas entrelinhas, se você ler o livro do início ao fim sem pular podemos ver o processo de cura em poesia. Que maravilhoso!

“Coincidência (s.f.) é me apaixonar sempre por pessoas que têm gatos e toda vez esquecer o antialérgico no primeiro encontro.”

Eu amei muito esse livro, em muitos momentos senti que o livro foi escrito para mim, pois a poesia dele tocou meu coração. 


O livro também pode ser lido sem uma ordem específica, aberto ao acaso e lendo aquela palavra ressignificada, mas acredito que pelo menos uma vez merece ser lido na ordem para a história ser totalmente conhecida, sim, como eu disse, para mim João tece sempre uma narrativa em segundo plano que vamos conhecendo aos poucos. E neste livro a narrativa sãos os ciclos do amor, começo, meio, fim, recomeço.

Um excelente livro, que eu li em versão digital que a Paralela disponibilizou aos parceiros e que espero em breve ter em versão física, só tenho visto elogios para o projeto gráfico dele e se for tão lindo quando O livro dos ressignificados já sei que vou amar.

“... não é alguém feito para você. é alguém que faz você querer ser o melhor de si, ainda imperfeito, ainda errado, mas feliz” 

Indico para todos que amam poesias, que amaram, que viram o amor morrer e que seguiram em frente para amar novamente, para quem está precisando saber que o fim de um amor não é o fim de tudo! 

Boas leituras a todos! Até a próxima



Ps: Notaram que ele sempre escreve sobre gatos? Amoooo

12 comentários

  1. Uauuuu!! Encantada pela resenha!
    Conheço Aka das redes sociais.
    Sempre curti muito poesia, mesmo nunca mais tendo lido o gênero.
    Quero muito voltar a mergulhar nas poesias e será com esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Gosto de poesias embora nunca tenha comprado livros desse gênero. Lia muito nas revistas e sempre admiro quem consegue com tão poucas palavras expressar tantos sentimentos .
    Confesso que esse termo é novo para mim .entendo que é sempre preciso seguir em frente amando .e amando de novo. Sempre .

    ResponderExcluir
  3. Que resenha mais emocionante!
    Mesmo não conhecendo ainda as letras do autor,me lembro que Coração Granada foi tão recomendado na época e eu li muitas coisas soltas pela net.
    Agora esse lançamento traz o amor em totalidade. Não na perda,mas no amor, por si. No que é, no que fica, no depois!
    Adoro muito isso de tantos sentimentos!
    E com certeza, quero muito ler se puder!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Existe um monte de coisa que me fez feliz nesse post: livro nacional, poemas e 5 estrelas. Amo poemas desde pequenininha, sempre levei pra casa aqueles livrinhos da biblioteca na escola, até livros de escola mesmo, ficava procurando sempre. Hoje leio vários e sempre, me trazem uma sensação de paz e de autoconhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Vivis, amo poesia e estou adiando, não faço ideia o porquê, a leitura do livro anterior. Coração Granada.
    Vou já colocar para leitura do mês que vem...

    ResponderExcluir
  6. A edição desse livro é linda, mas confesso que nao tenho tanta vontade de le-lo. Adorei as fotos. PReciso dizer que li essa palavra ressignifique lembrei de uma participante do bbb rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivian!
    Desde que li a sua resenha de Coração granada que conhecer a escrita do autor, mas vivo protelando. Se sua resenha por si só não tivesse me conquistado, só esse quote dos amores que tem gato e esquecer o antialérgico no primeiro encontro já me conquistou <3. Realmente a forma como o autor escreve é única e muito bonita. Também acho que um livro desses merece uma edição física pra chamar de minha. Vou criar vergonha na cara e comprar Coração granada logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Vivian!
    Sou gande fã de poesia e até já tive algumas minhas em dois livros.
    Aproveitar o ressignificado das palavras dadas pelo autor ao trajeto do que para ele é o ciclo do amor, deve ser sensível e ter a delicadeza de sentimentos experenciados por ele
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Olá! Mais um livro que facilmente pode se tornar o escolhido para ser o tão famoso livrinho de cabeceira, mesmo ainda não tendo tido a oportunidade de ler um dos seus livros na integra, acompanho o trabalho do autor e com muito orgulho posso me declarar fã (risos).

    ResponderExcluir
  10. Olá, Vivian

    Eu não sou muito de ler livros de poesia, mas desse autor eu quero muito ler!
    Nunca li nenhum livro dela, acho que são muito bons, só que nunca coloco como prioridade
    As observações que você fez foram muito boas e dos quotes. Esse aqui é muito bom:
    “... não é alguém feito para você. é alguém que faz você querer ser o melhor de si, ainda imperfeito, ainda errado, mas feliz”

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii Vivian
    Eu já conhecia o livro Coração granada do autor. Confesso que não sou a maior fã de livros de poesia, mas fiquei com vontade de ler esse. Parece aqueles livros bem delicados, e realmente parece ser uma ótima dica para todos!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  12. Oii,
    tô loucaaaaa para lê-lo!
    Parece ser incrível!
    Romântico, tocante e bem escrito.
    bjs

    ResponderExcluir