A Menina do Outro Lado, Vol. 1 - Nagabe

24 de fevereiro de 2021

Título
: A Menina do Outro Lado: Vol 1
Autor: Nagabe 
Páginas: 176
Ano: 2019
Editora: Darkside Books
Gênero: Quadrinhos, Fantasia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: Em um país dividido entre pessoas normais e seres amaldiçoados, Shiva é uma menininha que foi acolhida por uma estranha criatura meio animal e meio humana. Sensei, como é chamado, não pode ser tocado e vive fora da cidade. Afastado do convívio com os demais e ciente dos perigos e maldições que os rodeiam, Sensei alerta Shiva para que ela não saia sozinha. Porém, quando a menininha decide reencontrar sua tia desaparecida, regras são quebradas — e a vida que eles conheciam é colocada em risco. A Menina do Outro Lado é uma fábula sobre a criação do afeto e o amor entre duas criaturas tão diferentes, mas com muito a compartilhar. Uma trama atual sobre a condição do diferente e da falta de aceitação. Sobre largar seus medos e enfrentar a vida com um novo olhar. Com uma arte delicada, que explora luz e escuridão, Nagabe apresenta um mangá rico em detalhes que não hesita em adquirir tons mais sombrios e peculiares conforme a história se desenrola. Está tudo aqui: a dualidade do preto e do branco, do bem e do mal, do animal e do humano, do lado de dentro e de fora.


Resenha:
 Não há como falar de quadrinhos sem a gente antes conhecer quem está por trás das histórias. No caso de A Menina do Outro Lado, quem assina o enredo e as artes é o famoso quadrinista japonês Nagabe

Nagabe tem apenas 25 anos e formou-se em Artes Visuais, no Japão. Com isso, vem se destacando entre os quadrinistas japoneses. Publicou sua primeira obra em 2013, e seu mais novo trabalho, A Menina do Outro Lado, conta com 10 volumes publicados no Japão pela Mag Jardim. O último volume publicado está previsto para Abril de 2021, totalizando 11 volumes desse quadrinho maravilhoso.

Eu me identifiquei com o estilo de Nagabe desde a primeira vez que vi os quadrinhos. Como artista visual e estudiosa de criaturas fantásticas, foi com muita avidez que passei as páginas desse quadrinho lindo. A arte de Nagabe é facilmente reconhecida por andar entre os contos de fadas sombrios e seu desenvolvimento por criaturas antropomórficas (animais que possuem aspectos humanos). A criatura da página é visivelmente um híbrido, outra coisa que me fez escolher ler esse livro.


Imagem retirada do site da Darkside Books

O tema dark se sobressai nos quadrinhos de Nagabe, e em A Menina do Outro Lado isso não é diferente. Com uma paleta de cores sombria e fria e uma técnica invejável de ilustração e pintura (para qualquer um que coloca os olhos sobre as páginas, tanto os leigos como os artistas), Nagabe tece a vida da nossa pequena Shiva, uma garotinha que possui toda a delicadeza e inocência de uma criança de sua idade, mas que tem como melhor amigo uma criatura muito peculiar.

É sobre essa obra que vamos falar abaixo.

Essa resenha será bem breve, porque o livro o é. Com pouco mais de 170 páginas e falas pequenas, o volume 1 de A Menina do Outro Lado é uma leitura rápida, mas nem por isso menos intensa.

Nossa querida Shiva, a criança inocente e personagem principal, vive em um mundo dividido entre pessoas normais e seres amaldiçoados. Porém, Shiva está do outro lado, ou o lado “errado”, como podemos sentir no início do livro.

A trama é descoberta aos poucos, quando podemos ver a interação da garota Shiva, que sempre espera a volta da sua tia em um mundo vazio de pessoas, e a criatura híbrida que Shiva chama delicadamente de Sensei (professor, ou mestre, em japonês). Sensei tem um aspecto que, à primeira vista, pode causar estranheza: corpo cheio de pelos, mãos com dedos longos e afiados e uma cabeça que lembra um bode com chifres altos. Porém, Sensei anda ereto como um ser humano, usa roupas sociais e sapatos lustrosos. E é muito bem educado, principalmente com Shiva, com quem parece tecer amizade e preocupação.



Sensei não come, mas Shiva gosta de chá, e ele se senta com ela na mesa para fingir que está tomando chá com a garota. Sensei lê para Shiva de noite para que a garota tenha bons sonhos, e se preocupa com a alimentação dela e com os passeios pelas florestas abandonadas. Sensei faz o papel de um bom amigo mais velho, ou um pai.

Shiva não pode tocá-lo, e isso se torna quase um obstáculo que ansiamos por não existir, porque o afeto entre os dois personagens é tão grande, que desejamos que Sensei pegue Shiva no colo e a conforte por viver em mundo que ela ainda não entende.



Mas Sensei guarda um segredo...

Esse segredo, não posso revelar, mas a rotina solitária de Shiva e Sensei é interrompida quando um grupo de soldados do “outro lado” sai por detrás dos grandes muros para enterrar os mortos. O lado amaldiçoado, que eles tanto temem, possui criaturas perigosas. Mas qual é o real perigo quando os soldados se deparam com uma Shiva inocente e apontam uma flecha para ela?

Quem é o monstro? Sensei, o chifrudo com roupas escuras? Ou os soldados que não escutam as súplicas de Shiva para que eles não a machuquem?

Com uma interpretação brilhante sobre o bem e o mal, a luz e a escuridão, o humano e o animal, Nagabe nos transporta para um mundo de fantasia e afeto, e questões atuais como humanidade, respeito e preconceito são tratadas com simplicidade e inteligência nesse livro delicado e forte.



A Menina Outro Lado foi indicado para o prêmio de Melhor Quadrinhos no 45º Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême em 2018.

A Darkside Books acertou ao dar espaço para a cultura dos quadrinhos japoneses. Que venham os outros!

12 comentários

  1. Tive contato com quadrinhos ano passado e estou simplesmente encantada em cada vez, conhecer mais. Ruim só é o preço que nunca baixa rs mas devagarinho e aproveitando promoções, ando conseguindo me aventurar mais no gênero!
    Já vi e li muitos elogios a esse primeiro quadrinho da série e a gente entende as indicações.
    Ilustrações lindíssimas e isso do bem do mal tão bem traduzido.
    Com certeza, ainda quero muito essa lindeza em mãos!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Uau. Estou simplesmente encantada com essa HQ, quanto ao capricho da editora eu nem preciso me preocupar, mas somar a isso, essa história tão singela e ao mesmo tempo tão importante, que traz temas fortes é definitivamente perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Mari, nem me recordo quando foi a última vez que li um mangá. Faz bastante tempo. Eu vi esse e os demais livros que são sequências e me parece uma história delicada, intensa e cativante. Quem sabe eu volte a ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mariana

    Achei a história muito boa! Caramba, o autor conseguiu criar um mundo incrível e ele só tem 25 anos! Socorrooooo
    Os desenhos são muito impressionantes! Achei bem legais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Já li algumas GNs mas ainda não me aventurei pelo mundo dos mangás.
    A curiosidade é grande e o fascínio que desperta em mim também.
    GA Darkside simplesmente arrasou nessa edição

    ResponderExcluir
  6. Vi esse mangá e achei lindo de primeira mas fiquei com um certa preguiça de ler pq nunca fui tao de mangá mas ja gosto muito de ver anime, nao sei explicar. Mas passou o tempo e veio essa vontade de ler alguns mangas incluindo esse, a historia me deixou muito encantada, e ainda tem esse clima dark que amo, entao espero conseguir ler. Doi só os valores de cada volume, mas espero ter a oportunidade um dia de poder adquirir esses mangas.

    ResponderExcluir
  7. Acho que não tem uma vez que eu veja quadrinhos e não diga que eu sou apaixonada! E olha a ilustração que linda, meu deus!!Que temas mais interessantes, realmente desperta na gente a vontade de conhecer. Pelo visto, valeu mesmo sua indicação ao prêmio.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Mangá náo é o tipo de publicação que chame minha atenção .Esse que você possui um ambiente dark do qual náo gosto .Mas que bom que gostou , a sua nota deve deixar os fãs desse gênero bem animado

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Confesso que não leio muito quadrinhos, mas esse livro está tão lindo que fiquei com vontade de ler ele. Só tenho um pouco de medo por ser dark haha, mas o livro parece muito bom! E fiquei curiosa pra saber desse segredo.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  10. Mariana!
    A HQ nos mostra o quanto por vezes temos noção desvirtuada do bem e do mal e do quanto julgamos apenas pela aparÊncia.
    Embora não goste das HQs em preto e branco ou com paletas mais escuras, acredito que aqui ela sirva perfeitamente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Olá Mariana!
    Eu sei muito pouco sobre o mundo dos magás e nunca li um. Gostei da saber mais de Nagabe, como um autor tão jovem já escreveu diversas histórias. Tambem acho muito bacana essa aproximação da cultura ocidental com o oriente, nos dando a oportunidade de conhecer a literatura do mundo todo. É genial como o autor trabalhou a paleta de cores com a caracterização dos personagens e sua personalidade, Shiva com sua pureza e ingenuidade, e Sensei com esse lado mais animalesco mas que de selvagem não tem nada. Já sinto uma aflição de saber que eles não podem se tocar. Assim como a pandemia, esse livro também nos mostra a falta que o contato físico humano nos faz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oii,
    que traço bonito!
    E a história parece ótima, nos trazendo uma boa reflexão de como julgamos o bem e o mal, e como ele é de fato.
    Vou querer ler sim!
    E sendo da Dark já imagino que linda a edição está!
    bjs

    ResponderExcluir