O Príncipe e a Costureira – Jen Wang

8 de dezembro de 2020

Título: 
O Príncipe e a Costureira
Autor: Jen Wang
Páginas: 304
Ano: 2020
Editora: Darkside Books
Gênero: Ficção, HQ, comics, mangá, Humor, Comédia, Infantojuvenil.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Darkside Books
Nota:    
Sinopse: Um príncipe que gosta de usar vestidos. Uma costureira que sonha em fazer suas próprias criações e ter seu talento reconhecido. Um conto de fadas apaixonante para guardar no coração. É com o peito cheio de afeto e orgulho que a DarkSide® Books anuncia o lançamento de O Príncipe e a Costureira, de Jen Wang, obra vencedora do Eisner Award em 2019 nas categorias de melhor publicação juvenil e melhor roteirista/desenhista, além dos prêmios de melhor álbum juvenil em Angoulême 2018, e de melhor livro juvenil no Harvey 2018.
Sebastian é o príncipe herdeiro da Bélgica. Ele está em busca de uma esposa ― ou melhor, seus pais estão cuidando disso para ele. Sebastian, na verdade, está mais ocupado escondendo seu segredo de todos: à noite, ele coloca vestidos ousados e sai pelas ruas de Paris como a fabulosa Lady Crystallia, o ícone fashion da capital da moda. Tal façanha é graças ao belíssimo trabalho de Frances, sua melhor amiga e costureira, e uma das duas únicas pessoas que sabem a verdade. Mas Frances sonha com a grandeza e o reconhecimento, e fazer os vestidos de Lady Crystallia significa viver à sombra de um segredo para sempre… O Príncipe e a Costureira é uma história delicada e sensível. Com um traço exuberante e extremamente colorido, Jen Wang dá vida a uma dupla de adolescentes que quer viver a vida ao máximo e aproveitar cada oportunidade, e que encontra apoio um no outro em seus respectivos desafios. Além de apresentar a trajetória de Frances enquanto ela constrói sua carreira como costureira e se depara com alguns percalços na busca pelo caminho certo, Wang narra a história de um menino que por vezes se sente mais como ele mesmo usando vestidos. O Príncipe e a Costureira é uma história sobre identidade e aceitação, sobre uma amizade que acolhe e respeita sem ressalvas, e que mostra como o amor e respeito ao próximo têm muito mais força do que a intolerância. O quadrinho é mais um lançamento do selo DarkSide® Graphic Novel e chega para os leitores em um padrão de qualidade digno da realeza. Um conto de fadas para qualquer idade ― e que, assim como Lady Crystallia encantou os parisienses durante seus passeios noturnos, também vai roubar seu coração.


Este livro foi cedido pela Editora Darkside Books, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:

“... Algo se transformou em mim ao usar seu vestido. Foi a primeira vez que me senti digno disso tudo.”


Eu nem sei por onde começo essa resenha... O Príncipe e a Costureira da quadrinista Jen Wang, foi lançado em 2018, e já garantiu alguns dos principais prêmios da categoria – tais como melhor álbum juvenil em Angouleme, o Harvey, de melhor livro juvenil do ano, e mais 02 Eisner Awards em 2019 (melhor publicação juvenil e melhor roteirista/desenhista). Temos que enaltecer ele, e não somente pelas premiações, mas pela incrível experiência literária que ele nos trás.


O Príncipe e a Costureira, é lançamento da Darkside Books, em seu selo Darkside Graphic Novel, eu simplesmente surtei quando soube que ele seria publicado aqui e ainda mais por uma das minhas editoras crushes, já sabia que ele teria um tratamento editorial de primeira linha e eu estava certa. O livro tem uma lindíssima paleta de cores, que combina perfeitamente – ecoando a edição internacional – com a história, em capa dura, e para quem compra no site da editora, ainda acompanha a Experiência Dark a DRK.X, além do livro vem brindes exclusivos, nesse caso é um marca página inspirado em uma fita métrica de costureira, uma cartela de adesivos com ilustrações de momentos icônicos da história, e ainda vem um Pack de marcadores que você escolhe entre uma lista disponível na hora da compra.


Bom, já falei de toda a parte física dessa maravilha em forma de livro, então agora vou falar brevemente sobre a história e dividir um pouco da emoção que foi ler ela.


O príncipe Sebastian, está visitando a França com seus pais, e para comemorar isso, ganha um baile com toda a nobreza e aristocracia francesa, neste baile ele vê uma linda e exótica dama, vestida de forma deslumbrante (pelo menos em sua humilde opinião), isso muda totalmente sua vida e ela acaba por embarcar em uma aventura pelas noites mágicas da cidade, vivendo um sonho que ele acalentou sempre em seu coração e muito além de realizar esse sonho ele conhece Frances, a costureira do vestido que o encantou, e mesmo sem perceber se tornam importante na vida um do outro, mas o príncipe recebe uma missão de seus pais, ele precisa encontrar uma noiva. O que vai colocar em risco toda a delicada felicidade que ele encontrou.

“- Mas Peter, não foi meio critico com você?
- Sim. Mas ele não viu o suficiente. Preciso apenas convencê-lo. Preciso desenhar uma coleção. Algo que chame a atenção...”

Tanto Sebastian como Frances são protagonista dessa história, igualmente importantes, igualmente almas sonhadoras. Enquanto o príncipe acredita que somente nas sombras e segredos ele pode ser ele mesmo, Frances é uma jovem que além de sonhadora, é uma batalhadora. Não desiste dos seus sonhos e luta ardorosamente para que eles se concretizem. 


O livro é uma história de amizade e lealdade, de sonhos, de autoconhecimento, de aceitação.

Será que é justo com as pessoas, pedir que elas escondam quem elas realmente são, por que a sociedade não aprova? Não está pronta e nem disposta a abrir o coração e a mente para a realidade de outras pessoas?

Por tratar de um tema tão importante, essa HQ acaba sendo um trabalho que além de lindas ilustrações e uma história emocionante, se tornou uma necessidade. É apenas com os temas e a uma real representatividade e visibilidade para a pluralidade das identidades que existe no mundo.


O texto muito bem escrito toca fundo na alma, fala de família afinal, de amizade real, de aceitação, fala de ser quem você é de verdade.

Como foi escrito com muita delicadeza é uma HQ que indico para todas as idades, não há conteúdo vulgar, podem ficar tranquilos.

Como podem, ver eu amei o livro, li de uma única vez, no mesmo dia em que ganhei, aliás, além de todas as qualidades dele, é um presente de alguém tão querida que vai ficar sendo para sempre um livro que carregarei em minha alma...  Então a resenha está sendo escrita com muito carinho. Preciso compartilhar ele com o mundo.

Indico para todos, principalmente para quem gosta de histórias emocionantes e quem está começando a ler HQ, o estilo de desenho e escrita da autora é bem bonito, mas direto e entrega muito bem a união de imagem e parte escrita.

Espero que tenham gostado e dêem uma chance a essa leitura.

Como amei essa leitura preparei uma surpresa para vocês 😍




E até a próxima.

13 comentários

  1. Estamos no dia 08 de Dezembro e este livro é o mais lindo e o mais tocante lido neste mês!!!! Eu o devorei também em um dia.
    Delicado, sensível e as ilustrações, valha-me Deus!Que perfeição!!!!
    Impossível não desejar que todos tenham a oportunidade de ter essa lindeza em mãos.
    Sebastian e e Frances tem meu amor eterno e oh, esqueci o nome, mas o moço que ajuda o príncipe é outro personagem que me ganhou por completo!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Aaaaa, eu ganhei esse livro em um prêmio e estou louquinha pra ler! Achei a capa linda, capa dura e a lombada combina muito com o título. Além de ser uma HQ ne?? Eu amo histórias assim, você se sente mais por dentro. Que bom saber que você amou, estou ansiosa pra minha leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vivian!

    Eu via esse livro por aí, mas nunca parei pra ler do que se trata, tanto que eu achava que era um livro mesmo e não uma HQ. Hahaha A Darkside caprichou muito nessa edição, pelo que vi na sua resenha, as ilustrações estão lindas! É realmente um livro muito bonito, cheio de detalhes.

    Quanto ao enredo, eu achei muito legal! Principalmente porque trata de um assunto delicado e ao mesmo tempo polêmico, de uma forma leve e bonita.

    ResponderExcluir
  4. Essa hq é linda mesmo, amo o design grafico dela, esse marcador de fita metrica, aff tudo lindo. Nao li a historia ainda, mas deve ser bem emocionante mesmo como disse, e é bem essencial ter essas hqs ou livros mesmo que trazem representatividade e que a leitura atinja sempre mais pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Apenas o mais desejado da minha wishlist!!!!
    Como eu me apaixonar por Sebastian e Frances!!!

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    A Darkside sempre capricha e ver que a diagramação é perfeita, ajuda muito.
    Adoro história de amizade, onde as pessoas se ajudam e querem s afelicidade do outro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oie Vivian

    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de ler ele!! Eu não leio tantos quadrinhos, mas eu gosto muito de ler de vez em quando. E esse livro parece estar lindo demais mesmo. E a história parece ser super fofa, e amo livros com amizade assim. Adorei demais essa dica!!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  8. ola
    eu vi esse titulo em algum lugar mas não sabia que era uma hq . A ediçao está muito bonita .
    que bom que a leitura te cativou ,é muito bom quando isso acontece .

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de hqs mas vou comprar só pelo marca exto hahaha é lindo o livro, a darkside so se supera

    ResponderExcluir
  10. Olá Vivian!
    Só pelo tanto de prêmios que a obra recebeu eu já tinha ficado curioso para conferir, mas essa edição da Darkside está simplesmente DESLUMBRANTE, o que praticamente me obriga a ter graphic novel o quanto antes (sim, o video com certeza ajudou nessa decisão).
    A história parece entregar aquela mensagem de que precisamos seguir a nossa felicidade, mesmo que as consequências de nossas escolhas sejam difíceis de lidar. E o cenário francês deixa tudo ainda melhor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Vivian!
    Estou sem palavras depois de ler esse resenha, simplesmente preciso desse livro! Além da trama abordar questões polêmicas (e totalmente ultrapassadas) como "meninos não usam vestidos" e valorizar a profissão de costureira, ele o faz de uma forma acessível a todos os leitores através da HQ. E que HQ excepcional, eu adoro quando os desenhos são coloridos (os mais conservadores que me perdoem, mas acho bem sem graça as ilustrações em preto e branco). Já quero um desse pra chamar de meu e exibir ele por aí.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Nossa, em se tratando da editora, não esperava nada menos que PERFEIÇÃO neh! Eu estou namorando essa edição há um tempo, além dessa edição maravilhosa a história parece ser incrível e bem atual, daquelas que a gente guarda no coração.

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Ai que linda HQ, quero ler mais e acho que vou amar essa.
    Tem romance, personagens com segredos e sonhadores, do jeitinho que gosto mesmo!
    Anotado aqui
    Bjs

    ResponderExcluir