Circe: Feiticeira. Bruxa. Entre o castigo dos deuses e o amor dos homens - Madeline Miller

4 de dezembro de 2020


Título: Circe -Feiticeira. Bruxa. Entre o castigo dos deuses e o amor dos homens.
Autor: Madeline Miller
Páginas: 368
Ano: 2019
Editora: Planeta
Gênero: Fantasia, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Uma releitura corajosa e atual da trajetória de Circe, a poderosa – e incompreendida – feiticeira da Odisseia de Homero.Na casa do grande Hélio, divindade do Sol e o mais poderoso da raça dos titãs, nasce uma menina. Circe é uma garotinha estranha: não parece ter herdado uma fração sequer do enorme poder de seu pai, muito menos da beleza estonteante de sua mãe, a ninfa Perseis. Deslocada entre deuses e seus pares, os titãs, Circe procura companhia no mundo dos homens, onde enfim descobre possuir o poder da feitiçaria, sendo capaz de transformar seus rivais em monstros e de aterrorizar os próprios deuses.
Sentindo-se ameaçado, Zeus decide bani-la a uma ilha deserta, onde Circe aprimora suas habilidades de bruxa, domando perigosas feras e cruzando caminho com as mais famosas figuras de toda a mitologia grega: o engenhoso Dédalo e Ícaro, seu filho imprudente, a sanguinária Medeia, o terrível Minotauro e, é claro, Odisseu.


Resenha: 

“Hélio não era um deus para se convocar, mas eu era a filha rebelde que tinha conquistado a cauda de Trigon. OS deuses amavam qualquer novidade, como eu já disse. Curiosos como gatos.”


Nessa obra, iremos conhecer Circe, filha do titã Hélio e da ninfa Perseis, durante um bom tempo esperava-se que também fosse igual a sua mãe e irmãs, uma ninfa, seres considerados inferiores, e ainda assim dotadas de poderes. Porém, com o passar do tempo, iremos acompanhar a angústia de que nossa protagonista não é igual às outras.  

Isso não deveria determinar o valor de Circe, porém uma mulher nascida de um titã e uma ninfa da água, deveria ter algum tipo de magia, e o que Circe era, não havia nome.

Iremos conhecer a história através de sua própria narrativa, clara, objetiva e fluída. Acompanharemos como ela sempre fora muito mal tratada por todos desde sua infância, tida como algo menos que inferior, nunca ganhando qualquer tipo de reconhecimento.

Embora Circe não possua poderes mágicos, seu senso de observação, curiosidade e inteligência fazem com que ela consiga manipular ervas e outras ferramentas para enfeitiçar, transformar e manipular   pessoas. É após fazer uso desses conhecimentos para transformar um humano em deus, que Zeus a exila em uma ilha, claramente desconfortável e com receio dos poderes de nossa protagonista.

Longe de ser deixar abater e nem abaixar a cabeça, Circe vai se aprimorando cada vez mais e ficando cada vez mais poderosa. Logo, ela vira uma espécie de bruxa conselheira, já que os deuses passam a visitá-la e pedir conselhos a ela. É nessa ilha que ela aira conhecer Odisseu, onde irão ter um breve relacionamento.


“A deusa em seu promontório solitário, seu amante diminuindo À distância. Os olhos dela úmidos, mas inescrutáveis, como se voltados para dentro, para pensamentos privados. Feras reunidas na bainha de suas vestes.”



Nossa protagonista ao longo da história, demonstra um amadurecimento de menina insegura à mulher decidida, inteligente e autossuficiente. A obra como um todo nos faz pensar na forma como os deuses estavam sempre temerosos com o novo, com alguém mais poderoso que eles, ou tramando alguma vingança, e a autora nos traz isso através do ponto de vista de Circe, qual observa a tediosa e vazia vida imortal dos deuses.

Particularmente gostei bastante da história já que sou bem obcecada por mitologia grega, e saber mais sobre Circe através da narrativa de Madeline Miller foi incrível. Já quero ler mais coisas da autora, e se você quer ler algo que te faça refletir sobre a brevidade da vida, a busca desenfreada pelo poder, super indico essa obra. Ah, não se preocupe em não saber os nomes dos deuses, no final do livro tem uma lista deles como um glossário. 


17 comentários

  1. Ler uma resenha assim é como mergulhar num universo tão profundo e ao mesmo tempo, tão acolhedor!
    Circe é tão pouco mencionada e muitos de nós, principalmente os não fãs de mitologia, nunca associam seu nome à sua história.
    Eu mesma sei muito pouco sobre sua história, por isso, já namoro esse livro tem tempo e não vejo a hora de entrar nesse universo mágico!!!
    Beijo e oh, parabéns pela resenha perfeita(e fotos idem)

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, obrigada Angela.
      Confesso que a leitura foi uma surpresa agradável, não esperava gostar tanto.
      Quando puder, leia sim e depois me diz o que acho ^^
      Bjs!

      Excluir
  2. Que resenha boa e fluída. Deu a até vontade de ler o livro. Não sou muito de livros com histórias gregas e tal, mas esse parece bem promissor.

    Vou caçar o e-book e colocar na lista de leitura do ano que vem.

    ResponderExcluir
  3. Um dos meus tipos de livros preferidos, magia, mitologia e um universo todinho novo. Gostei da resenha, me deixou curiosa, esse entrou pra lista kkkk

    ResponderExcluir
  4. Li Circe para o #LeiaMais2020 novembro e confesso que li as primeiras páginas sem muita vontade maaas depois de alguns capítulos a leitura fluiu muito e acabei amando a história de Circe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o começo é bem mais do mesmo mas depois flui e nos conquista.
      ^^

      Excluir
  5. Ultimamente tenho estado bem interessada tb em mitologia grega, em ler sobre, e esse livro como fala tb de "bruxa" fiquei bastante interessada nele faz um tempo. A capa dele é linda. Bem legal ter um glossario no fim do livro, pq realmente nao estou tao por dentro do assunto, espero mudar isso em breve.

    ResponderExcluir
  6. Olá Karla!
    Eu, como um grande fã de fantasia, não posso nem ver livros de volume único que já fico louco para conferir, e claro que com esse não é diferente, visto que se trata de um enredo original e que envolve a mitologia grega.
    Circe é aquele tipo de protagonista que desde a primeira página o leitor passa a torcer, de modo que parece ser extremamente satisfatório quando a personagem começa a evoluir e mostrar pra essa gente quem é a boss bitch.
    Esse glossário com certeza deve ser muito útil para nos situar durante a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Gemêa! Eu amei esse livro! Acho que entra na minha lista de leituras do ano!

    Como fã de mitologia eu simplesmente achei fascinante essa releitura e toda reflexão que nós trás

    Amei muito a resenha, descreve muito como me senti ao ler o livro!

    🖤🖤🖤🖤🖤

    ResponderExcluir
  8. Karla!!
    Gosto demais da mitologia Grega e não conhecia a história de Circe.
    Pelo que pude ler, além do amadurecimento e mesmo ela não sendo uma imortal, se transformou em pessoa importante para os imortais.
    Quero ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. OLA
    Eu sou totalmente por fora desse mundo da mitologia grega ,mas tambem não me interesso por esse universi .
    mas que bom que voce gostou do livro e que legal quando existe essa transformação nos personagens .

    ResponderExcluir
  10. Oi, Karla!

    Eu entendo ZERO de mitologia, seja ela qual for. Até comprei um livro que conta a história de vários deuses e deusas, mas é aquilo... sempre vai ficando no final da lista de livros que quero ler. Não conhecia o livro, mas ah, parece ser uma história muito legal! Achei muito bom que foi introduzido um glossário no livro. Assim, acho que facilita muito a leitura de quem, assim como eu, não entende muito.

    ResponderExcluir
  11. Não sou uma leitura assídua das mitologias, independente da nacionalidade. Ah, e também não leio muitas fantasias kkkk então posso dizer que não sou um público alvo dessa resenha. Porém, de vez em quando, sempre que vejo falarem muuito bem do livro, eu arrisco.
    Sua resenha foi ótima, gostei da nota, realmente nos diz que a leitura foi muito boa!Gostei da quantidade de páginas também :)

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Eu nem conhecia o livro, mas fiquei interessada nele. Nunca li nenhum livro com titãs e ninfas assim, na verdade não leio tantos livros de mitologia, mas acho a temática super legal. E achei muito bom a protagonista ir amadurecendo durante o livro, gosto muito disso. Gostei bastante da dica!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  13. Olá Karla!
    Adoro mitologia grega também, mas confesso que confundo alguns deuses. Só depois de ler a sinopse que associei o nome à deusa e realmente não me lembro de ter lido a história toda de Circe. Essa atitude dos deuses de ter medo de alguém mais poderoso reflete um pouco da essência humana, nós mesmos às vezes temos inveja de quem é mais poderoso e influente que nós e cobiçamos a vida alheia. Já adicionei na lista de desejos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Como fã da mitologia grega é claro que o livro já me conquistou, ainda mais depois de uma resenha dessa (risos). Eu adoro ter a oportunidade de aprender um tantinho mais sobre esse mundo tão interessante.

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Gosto bastante de mitologia e esse parece ser bem legal.
    A Circe tem jeito de ser tão pra frente, forte e muito determinada.
    Que passará por privações, mas de cabeça erguida.
    Bjs

    ResponderExcluir