Assombração da Casa da Colina - Shirley Jackson

9 de dezembro de 2020

Título: 
A Assombração da Casa da Colina
Autor: Shirley Jackson
Páginas: 240
Ano: 2018
Editora: Suma de Letras
Gênero: Ficção, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e sensitiva, e a Luke, o herdeiro da mansão. Porém, o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus hóspedes. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a sanidade ― e a vida ― de todos está em risco. “Nenhum organismo vivo pode existir muito tempo com sanidade sob condições de realidade absoluta; até cotovias e gafanhotos, supõem alguns, sonham. A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta. Lá dentro, paredes continuavam de pé, tijolos se juntavam com perfeição, assoalhos estavam firmes e portas estavam sensatamente fechadas; o silêncio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho.”


Resenha:  

“Quando estou com medo, vejo com perfeição o lado lógico, belo, destemido do mundo, vejo cadeiras e mesas e janelas que ficam do mesmo jeito, não são nem um pouco afetadas, e vejo coisas como a textura cuidadosa trançada do tapete, sem nem se mexer. Mas quando estou com medo deixo de existir em relação a essas coisas. Imagino que seja porque as coisas não têm medo".

 

A Assombração da Casa da Colina é um clássico do terror psicológico da autora Shirley Jackson, uma referência mundial para o gênero. Publicado no Brasil pela SUMA é um dos livros que eu gosto sempre de indicar.




Muitos devem no mínimo ter ouvido falar desse livro, já que a Netflix trouxe uma adaptação de sucesso desse livro na primeira temporada de sua atual antologia de casas mal assombradas, a série da Netflix: A Maldição da Residência Hill, é apenas inspirada no livro e são muito diferentes uma da outra, porém, ainda considero a série uma das melhores do gênero, apenas segue a inspiração.

 

Nenhum organismo vivo pode existir muito tempo com sanidade sob condições de realidade absoluta; até cotovias e gafanhotos, supõem alguns, sonham. A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta. Lá dentro, paredes continuavam de pé, tijolos se juntavam com perfeição, assoalhos estavam firmes e portas estavam sensatamente fechadas; o silêncio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho. ” 


E que inspiração! O livro é considerado um dos melhores livros de terror do século XX, e que elevou Jackson ao patamar de influência de grandes nomes da literatura, inclusive autores que são meus favoritos como Neil Gaiman e Stephen king, então como podem imaginar eu sempre quis ler algo dela.

Comecei por Sempre Vivemos No Castelo e agora para A Assombração da Casa da Colina.

Desde o início do livro somos apresentados ao personagem principal... A mansão. Ela é com certeza uma presença importante que interage com os quatro personagens do livro. Aqui temos o Dr. Montague, um cientista que está decidido a estudar fenômenos paranormais, e para isso convida três pessoas que afirmam já ter presenciado e vivido experiências sobrenaturais. Eleanor, Teodora e Luke.

“Casa da Colina nada sã, erguia-se solitária em frente de suas colinas, agasalhando a escuridão em suas entranhas; existia há oitenta anos e provavelmente existiria por mais outros oitenta.”

Eleanor é a personagem principal, e que será a mais impactada pela casa, por toda a sua vida ele viveu em segundo plano, cuidando dos outros e aqui no momento do convite se encontra ainda abalada por uma grande perda. Teodora é um espírito livre e exótico, enquanto Luke é sobrinho da dona da mansão e futuro herdeiro.

A mansão, que foi criada para criar sensações em seus moradores, com o que o Dr. Montague explica em alguns pontos é como eu disse um personagem.

“O silêncio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho"

O terror psicológico é algo fascinante na literatura, em muitos momentos na narrativa me vi pensando: esta mesmo acontecendo algo? Ou eles estão ficando louco e é tudo fruto da mente deles?

Mas como já diria Dumbledore, não é porque algo está acontecendo em nossas mentes que ela não é real.




E o terror que muitas cenas nos causam não deixa de ser intenso, com uma escrita detalhadas Shirley prova porque é uma referência, nos entregando um livro de terror angustiante, onde cada barulho, batidas nas portas e paredes podem ser capazes de acelerar nossos batimentos cardíacos.

“Às vezes as pessoas que nos derrubam nem olham para trás."

E outro detalhe, é que para mim foi impossível não me conectar com os personagens e sofrer os vendo em situações de pura agonia fantasmagórica, e isso levando em conta que nenhum deles é lá perfeito, suas personalidades são cheias de falhas o que os torna muito reais. Tu pode até não gostar muito de todos eles, mas me parece impossível não me importar com eles.

O que torna realmente esse livro uma grande experiência de terror psicológico e ganhou minhas cinco estrelinhas com sucesso. Amei mais do que Sempre Vivemos No Castelo. E amei tanto quanto a série, e consegui apesar de no inicio comparar todas as mudanças me divertir lendo e me surpreendendo com tudo.

E só adianto... O final... Ah o final... leiammm

Indico para todos que gostam de uma trama bem escrita, e o gênero sobrenatural/terror!

Até a próxima,

Ps: querem que volte aqui falando da série em um Série vs Livro?

14 comentários

  1. Sem sombra de dúvidas que eu particularmente quero muito um post de série/filme!!!! A série foi tão boa para "euzinha" que amo terror, que vi duas vezes rs e sim, amei as duas vezes.
    Mas ainda não li esse quase clássico do gênero, por isso fiquei tão feliz quando cheguei aqui e li essa resenha maravilhosa!!!
    Agora mais que nunca, já preciso desse livro pra ontem, só pra sentir medo de novo!!!
    Vou aguardar ansiosa pela série!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ter sido uma nota 5 para você, mas só pelo nome já não é algo que eu escolheria para ler. Adoro um thriller psicológico, mas terror já não é para mim, pois sou muito medrosa hahhah. Adorei os quotes, muito bem escritos e interessantes. Curiosa com esse final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    Que vergonha! Como eu posso alegar que adoro livros de terror se ainda não tive a oportunidade de ler essa clássico super aclamado?
    Ainda bem que você disse que o livro é completamente diferente da série, porque confesso que não gostei do show e dormi no primeiro episódio (acordei horas depois, sem noção de tempo e espaço - mas isso é assunto pra outro dia hahahaha).
    Esse conceito de casas mal assombradas sempre rende aquela sensação de expectativa por parte do leitor, ainda mais se considerarmos que se trata de uma entidade viva que está louca para nos matar. Imagino que a experiência deve ser incrível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adoro quando vejo logo de cara 5 estrelas, dá uma animação pra ler e saber porque o livro foi tão bom. Acho que nunca li nada de terror, só aqueles suspenses que dá um medinho às vezes HAHAHA
    Sou a pessoa do grupo que nunca ouviu falar, muito menos da série, mas só porque eu raramente assisto séries, então não sou a pessoa certa pra ter referências KKKK
    Tenho vontade de ler algo desse gênero, já vi que essa é uma boa indicação!

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a "adaptação" do livro na netflix, q na realidade só foi inspirado né, e tenho muita vontade de ler o livro. Gosto muito do teor psicologico que a shirley tem nos livros, como em outra dela que quero ler muito.

    ResponderExcluir
  6. Conheci Shirley Jackson por causa do l8vri Juntando os Pedaços. Nele, Libby tem grande fascínio por Sempre Vivemos no Castelo. Por ser um livro digamos bem peculiar.
    Após ler Juntando, fui atrás de Sempre e me apaixonei pela escrita da Shirley.
    Assim foi que acabei lendo A Assombração da Casa da Colina. E que livro!!!!! Muitooo volbom

    ResponderExcluir
  7. ola Vivian
    não conhecia a serie ,pois não tenho neflix e nem conheço o livro ,eu até gosto do genero suspence ,mas terror não é minha praia .
    Pela sua resenha tão positiva dá para perceber o grande talento da autora .gostei dos quotes .
    acho que seria sim interessante se voce trouxesse o Livro x serie .

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vivian!

    Eu curto bastante esse gênero literário e, embora conheça de nome, nunca li nada pela autora. E pela sua resenha, vejo que esse livro em específico é um bom começo! Eu amei essa capa da Suma. É tão linda, né?

    ResponderExcluir
  9. Vivian!
    Gostaria muito que trouxesse livros vs filmes. Seria ótimo.
    Fiquei na dúvida se já li ou não o livro, mAS acredito que sim porque me lembro perfeitamente daspersonagens, então, só posso ter lido, mas a memória já não funciona bem...kkkk
    Vou ver se assisto o filme.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Oie Vivian
    Eu confesso que não leio tantos livros de terror, porque sou bem medrosa hahahaha Mas já ouvi falar do livro e da série, mas achava que os dois eram bem parecidos. Eu até fiquei interessada em ler, a história parece ser legal, mas acho que eu também iria sofrer muito com os personagens! E fiquei super curiosa pra saber do final!!! Acho que até da pra tentar ler o livro, se eu gostar, eu assisto a série tbm...

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha, mas confesso que pela capa e titulo eu nem teria lido hahaha parece uma leitura banal, e livro de terror nao me da medo, ent sla

    ResponderExcluir
  12. Olá Vivian!
    Lá vem você com as resenhas de terror rsrs, e nesse quesito não sou capaz de opinar. Pela sua descrição a história parece ser o pacote completo para os fãs do gênero, já eu fico com medo até de assistir os episódios de casas mal assombradas de Socooby doo hahaha, então já sei que a leitura não é pra mim. Gostei bastante de ver o nome de uma mulher como um dos autores mais aclamados do gênero. Acho que um Livro x Série vai ser ótimo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Até eu que não sou tão fã assim do gênero já quero esse vs! Em relação ao livro, apesar de não curtir tanto assim o enredo, não posso negar que ele sempre me deixa curiosa (risos).

    ResponderExcluir
  14. Oii,
    Tenho vontade de ler. Porque parece bem escrito, interessante, cativante mesmo
    Mas.. O medo prevalece kkkkk
    Não sei se assistir primeiro perco medo ou aumenta kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir