Malala, A Menina Que Queria Ir Para a Escola - Adriana Carranca

21 de novembro de 2020

Título: 
Malala, A Menina Que Queria Ir Para a Escola
Autor: Adriana Carranca
Páginas: 96
Ano: 2014
Editora: Companhia das Letrinhas
Gênero: Biografia, Infanto Juvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: No primeiro livro-reportagem destinado ao público infantil, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. Na obra, a repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.


Resenha:
No Paquistão as mulheres crescem sendo ensinadas desde cedo a se dedicarem totalmente apenas ao trabalho doméstico e a formação familiar. A frequência de meninas em instituições de ensino são muito baixas e tudo se complicou ainda mais quando domínio talibã dificultou o acesso à educação de meninas paquistanesas, é neste contexto que surge uma dos maiores ativistas da atualidade. Malala Yousafzai quase perdeu a vida lutando pelo direito da população feminina à educação, em 2014 essas batalha garantiu o famoso prêmio Nobel da Paz e até hoje essas reflexões feitas por ela percorre todo o mundo.

A história completa e profundamente detalhada está na biografia "Eu sou Malala", mas será que toda essa conscientização não é necessária também ao público infanto juvenil? Pensando nisto surge "Malala, a menina que queria ir para a escola" onde a jornalista e autora Adriana carranca embarca até o Vale do Swat para apresentar de perto as experiências locais de onde Malala vivia.



Em uma linguagem mais apropriada ao público infanto juvenil o livro traz de forma mais simplificada a biografia de Malala. Além disso é narrado toda viagem ao local e a realidade do Paquistão, apresentando suavemente e levando a pensar sobre tais contextos. Ao longo dos 10 capítulos, em que a obra foi construída, é quase impossível não fazer comparação com o próprio panorama do Brasil onde ainda há muitas pessoas sem acesso à educação.

Toda obra ainda conta com as ilustrações de Bruna Assis Brasil, fazendo com que o mergulho na história seja ainda mais profundo. A riqueza não ambientação junto a preciosidade da escrita faz com que este livro-reportagem seja ainda mais especial. A leitura é realmente um presente repleto de lições e aprendizagens ao público infanto-juvenil.

Estou simplesmente apaixonada por toda a obra e consigo imaginar o quão perfeito deve ser a leitura deste livro em salas de aulas. Você já conhecia este livro? Deixe nos comentários sua experiência com ele.

12 comentários

  1. Oi Andressa, esse foi um dos livros que fiz questão de comprar para as crianças aqui lerem, já passou na mão dos afilhados todos e depois debatemos ele. Achei uma leitura muito rica é importante. Gostei demais dele e durante a leitura toda meu coração se sentiu tão triste com toda a realidade e notei também muito as semelhanças com nosso cotidiano em muitos lugares do Brasil

    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei imaginando a alegria de uma criança em descobrir todo esse universo de Malala. Toda a luta dessa criança que quase tirou sua vida, mas que Deus escolheu que fosse diferente. A sua vida gerou mais vida, mais educação e mais esperança a um povo tão judiado!
    Uma obra tão curtinho e com tantos valores a serem passados.
    Espero sim, aprender muito com essa lição de vida!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Que leitura especial e significativa não só para os pequeninos mas também para nós grandinhos.
    Malala é uma mulher única que mesmo jovem logo descobriu seu propósito na vida! Que orgulho dela

    ResponderExcluir
  4. Ainda nao li a biografia "Eu sou Malala" mas quero muito ler ela, depois ver o filme/documentario. E sim, muito valido levar a historia dela pra publico infantil, pois é de um grande exemplo que é ncessario que se veja nesse mundo hoje.

    ResponderExcluir
  5. Andreswa!
    Ese livro não conhecia, mas já li dois livros da Malala e a história dela é tão linda e inspiradora.
    Feliz em ver que a autora colocou uma linguagem infanto juvenil para que as crianças possam apreciar a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. OLA
    Ainda não li mas conheço um pouco da historia de superaçao e inspiraçao da Malala .que bom seria se as crianças tivessem acesso a esse livro que traz tanto ensinamentos importantes .Esse livro poderia estar nas bibliotecas escolares para que as crianças tenham acesso a ele
    desejo ler sim

    ResponderExcluir
  7. Primeiro que eu adoro livros infantis, acho que traz uma leveza e ensinamentos que levamos ora vida toda. Imagina só um livro que fala sobre lutas pelas mulheres, hein? Realmente, parece ser um livro incrível e foi ótimo ler a resenha por aqui. Devemos inspirar as crianças para o futuro ser melhor, não é? 🤩

    ResponderExcluir
  8. Olá Andressa!
    Num ano em que o acesso à educação ficou tão polarizado, essa obra não poderia ser mais pertinente para reflexão, ainda mais pelo fato de ter sido escrita para uma melhor compressão dos mais jovens.
    Malala é um exemplo de mulher batalhadora e resiliente, pois poucas teriam coragem de fazer o que a ganhadora do prêmio Nobel se dispõs para atingir um objetivo e alcancar a igualdade.
    Educação é um direito de todos e devemos garantir o seu acesso, para homens e mulheres, independente da etnia, situação econômica ou religião.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Fátima Menezes23/11/2020, 11:02

    Oii. Nunca li o livro, mas imagino que seria mais apropriado para a leitura em sala de aula do que alguns paradidáticos pelos quais passei ao longo do Ensino Fundamental.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Aquele livro pequeno, mas cheio de mensagens inesquecíveis e que servem de lição para todos nós, leitura sem dúvida obrigatória tanto para os pequenos, quanto para nós mais grandinhos.

    ResponderExcluir
  11. Que ideia genial, conheci a história de Malala e foi mais do que interessante tudo o que ela passou. E transformar sua história para que as crianças conheçam também é fantástico.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Andressa
    Também quero ler esse livro.
    A Malala tem uma história de luta e força admiráveis. Que história que essa moça tão nova criou e tem marcado nossas vidas.
    Quero ler todos livros dela e sobre ela.
    Bjs 0p

    ResponderExcluir