Luz, Câmera, Ação!!! Enola Holmes

3 de outubro de 2020

Diretor e produtor:
 Harry Bradbeer, Mary Parent, Alex Garcia
Ano: 2020
Gênero: Aventura, Comédia, Suspense. 
Elenco: Millie Bobby Brown, Sam Claflin, Henry Cavill, Helena Bonham Carter, Louis Partridge, Adeel Akhtar, Fiona Shaw, Frances de la Tour
Nota:  
Sinopse: "Quando sua mãe desaparece em seu aniversário de 16 anos, Enola procura a ajuda de seus irmãos mais velhos. Mas assim que ela percebe que eles estão menos interessados em resolver o caso do que mandá-la para o internato, Enola faz a única coisa que uma garota esperta, cheia de recursos e destemida em 1880 faria. Ela foge para Londres para encontrá-la. Encontrando diversos personagens memoráveis pelo caminho, Enola se acha no meio de uma conspiração que pode alterar o rumo da história política"

Resenha:




Enola Holmes é o novo filme da Netflix com elenco espetacular (e de tirar o fôlego) que tem chamado muita a atenção do público. 

Baseado na série literária homônima da autora Nancy Springer, (uma fanfic, praticamente!!!) E trás a irmã mais nova de Sherlock Holmes.

Enola cresceu na casa secular de sua família no campo, criada unicamente com a supervisão de sua excêntrica mãe. Ela pode não ter a educação de uma Lady, porém, certamente é versada em diversos conhecimentos peculiares para a época. Inteligente, com uma mente brilhante e parece que está no DNA, uma detetive nata!

Porém, na manhã de seu aniversário de 16 anos, ela acorda para descobri que sua mãe sumiu e isso é apenas o início da jornada de Enola. 
Ao reencontrar seus irmãos mais velhos (Sherlock e Mycroft), acaba percebendo que seus desejos particulares não é os mesmos destes e sai em busca de sua mãe, fugindo da família. 


Durante a fuga ela acaba por esbarrar em um jovem da nobreza com quem vive a aventura principal do filme. 

Em uma análise unicamente do filme em si, preciso dizer que ele é bem divertido. Temos personagens que chamam a atenção e cativam (sem falar da presença de Henry Cavill!!!). E a história com seus suspense é bem interessante. 

Não mostra o Sherlock Holmes que muitos estão acostumados a ler, então para os fãs ardorosos do detetive pode ser um problema.

Como fã de Sherlock Holmes, tenho algumas reservas. 

Assim como o filme Sherlock Holmes de 2015, Enola Holmes, está enfrentando uma disputa jurídica por conta de direitos autorais. A Netflix, a escritora Nancy Springer, a produtora Legendary Pictures e a editora Penguin Random House estão sendo processados pela família Conan Doyle.

Sobre o assunto temos as seguintes informações: primeiro que Enola é fruto da fanfic, pois não existe menção a ela nos livros de Conan, segundo que o autor tem duas fases distintas em se tratando das obras do famoso detetive. Uma antes e outra após a primeira guerra mundial, onde perdeu seu irmão e filho, que mudou a forma como esse escrevia a personalidade de Sherlock.

A primeira fase está em domínio público e temos o detetive mais conhecido de todos. Personalidade fechada, mais frio e calculista. A segunda fase está sob direitos autorais ou seja, é crime e roubo de propriedade intelectual. E justamente essa apresenta um Sherlock mais humano, que é assim como aparece neste filme. A autora obviamente, não devia ter usado para fins lucrativos os personagens e parece que não se arrepender de roubar a família de Conan Doyle!

Voltando ao filme em si, indico para todos que gostam de tramas de detetives, mas com uma roupagem feminista e bom humor!

Aqui preciso dizer que Millie está maravilhosa em seu papel e leva o filme de forma divertida mas nós momentos de drama entrega atuações excelentes também.

Gostei muito do ator Louis Partridge, que vive o jovem Marquês, é o primeiro filme que assisto com ele, e o achei muito natural e talentoso. Os demais atores incluem Sam Claflin, Henry Cavill, Helena Bonham Carter, Fiona Shaw, Frances de la Tour. Velhos conhecidos e que sempre entregam atuações impecáveis aos meus olhos!


Acredito que após os resultados da disputa judicial teremos mais filmes da Enola, este apenas é o começo da jornada da jovem Holmes para encontrar se lugar no mundo.



Filme indicado para um momento de descontração e diversão. 

Espero que gostem e até a próxima. 

10 comentários

  1. Ah gracinha de filme!!Foi um presente nessa semana que passou poder assistir essa belezinha. Oh,a tempos a Net não trazia um filme tão gostoso de ser visto.
    Amei as atuações, cenário, bom humor, sarcasmo...tudo no filme me fez feliz!
    E também penso que teremos mais pela frente(Deus nos ouça)
    Super recomendo!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Vivian!
    Tomara que essa briga jurídica termine logo.
    Fiquei bem empolgada com uma versão feminina do Holmes e naquela época onde as mulheres não eram valorizadas.
    Enola parece bem atrevida, independente, hilária, mesmo sendo um tanto inexperiente e de certa forma inteligente, ainda assim é ousada e segue em frente.
    Quero ler e ver o filme, ou quem sabe a série.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vivian! Tudo bem?

    Então, eu sou fã de Sherlock Holmes, lia muito na minha adolescência e hoje leio de vez em quando. Haha Já li suas principais obras e assim que surgiu a notícia desse filme, eu não tinha entendido muito bem, porque não lembrava do autor mencionar parentesco algum do Holmes, mas deixei pra lá, porque fazia muito tempo que não lia, então pode ter sido mencionado e eu realmente não lembrava.
    Confesso que sou daquelas pessoas extremamente apegadas a fidelidade dos livros, então logo de início não gostei da ideia do filme. Pode ser que assista pra passar o tempo, porque deve ter um toque mais humorado do que os livros, mas sei lá... eu não ia conseguir evitar as comparações e meus pensamentos de que, na verdade, se trata de uma espécie de "fanfic". Hahaha

    ResponderExcluir
  4. Tô adorando saber as opiniões sobre esse filme, ja que é um universo que eu adoro e pretendo assistir o quanto antes. Acho as aventuras de Sherlock extremamente maravilhosas, então minha expectativa está alta para o da irmã dele. Mas vi que você colocou que teve umas reservas já vou descer um pouco da minha expectativa pra não ficar muito magoada kkk
    Realmente o elenco está de babar e só por isso já sabemos que saiu uma coisa muito boa! Imagino que vá ser muito divertido assistir.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, eu estava com altas expectativas, mas uma amiga depois me falou que tinha detestado o filme por causa do Sherlock, e abaixei as minhas expectativas. O que foi ótimo, pois pude me divertir mais ao assistir.
      Só não espere o Holmes habitual. Ele não é o foco mesmo do filme
      😀

      Excluir
  5. Vivian!
    Enola Holmes é o lançamento vai comentado do momento, né? E não seria diferente tendo tanta gente famosa e querida do público no elenco.
    Parece ser um longa bem leve e descontraído para assistir no final de semana, embora a introdução de críticas quanto ao machismo da época seja um diferencial que eleva a qualidade do filme.
    Essa questão judicial parece ser bem complicada, mas tomara que tudo se resolva para que as sequências sejam lançadas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito assistir esse filme! Se for tão bom quanto as histórias do Sherlock, vai ser incrível. Estou para assisti-lo desde a estreia, fiquei com vontade de ver até mesmo antes, mas ou estou sem tempo ou coloco outra coisa para ver na frente. Pretendo conferir em breve. Uau, não sabia dessas duas fases do personagem e nem dessa treta toda judicial, espero que dê tudo certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie Vivian
    Eu assisti esse filme logo que foi lançado, e adorei ele!! Eu já estava com altas expectativas, e o filme foi ainda melhor do que eu esperava.
    Realmente esse elenco está perfeito! Eu só queria que o Sherlock aparecesse mais.
    Eu vi uma noticia esses dias sobre essa briga judicial, só espero que isso se resolva logo, também quero mais filmes kkkkkkk

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá! Cada vez mais curiosa e empolgada para assistir esse filme, eu amo Homes, então ter a oportunidade de assistir algo um tanto quanto diferente dele me deixa animada, ainda mais com o Henry no papel (risos). E a Enola hein, parece ser uma personagem bem inspiradora, programa perfeito para esse feriadão.

    ResponderExcluir