Dexter: A Mão Esquerda de Deus - Dexter, 01 - Jeff Lindsay

27 de setembro de 2020

Título:
Dexter: A Mão Esquerda de Deus
Autor: Jeff Lindsay
Páginas: 272
Ano: 2008
Editora: Editora Planeta
Gênero: Drama, Ficção, Romance Policial, Suspense
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: Dexter Morgan é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade, é um assassino incomum que extermina apenas aqueles que merecem. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami... Em Dexter, a Mão Esquerda de Deus, o livro que deu origem à aclamada série de TV, o adorável matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele, prevê seus passos... A escrita requintada de Jeff Lindsay nos faz mergulhar na mente de um dos personagens mais ambíguos da história da literatura de suspense. Nunca o macabro foi tratado com tanto refinamento e leveza. Dexter Morgan é uma obra-prima.


Resenha:

“Tem muita gente que merece morrer...”

Dexter é uma série de livros sobre um justiceiro, que por acaso é um psicopata! Escrita pelo autor americano Jeff Lindsay, possui 08 livros, todos publicados no Brasil pela Editora Planeta.


O sucesso dos livros, deu origem a série de teve homônima do canal de TV a cabo Showtime, que possui também, 08 temporadas, e quem em breve teremos resenha e um comparativo entre livros e série... Aguardem.

O primeiro livro da série Dexter é Dexter, a Mão esquerda de Deus, o protagonista é Dexter Morgan, um perito forense, especializado nos padrões de mancha de sangue, ele trabalha para o departamento de policia de Miami-Deade, ligado ao departamento de homicídios. O que não seria nada demais se não fosse o fato dele ser um sociopata e psicopata.


Bonito, charmoso, incapaz de sentir empatia, amor e com uma vida aparentemente perfeita, ele possui uma irmã adotiva, a policial Debra Morgan, e quase todos aparentam gostar dele, pelo menos superficialmente, é claro que tudo isso é apenas uma fachada muito bem trabalhada para esconder seu hobby e o fato de que ele é um serial killer. 
 
Sou um monstro bem asseado.” 

Mas graças a possuir um código de conduta e ser muito disciplinado com o seu passageiro das trevas, como ele chama a voz que o impele a ser como é, Dexter não é um monstro irrefreável, ele possui um seleto grupo alvo para os seus mais sombrios desejos e desta forma acaba se tornando um justiceiro.

Neste primeiro livro temos a busca por um serial killer que está matando e esquartejando prostitutas, de uma forma extremamente peculiar.


É Deb, a irmã de Dexter que está envolvida e ansiosa para encontrar esse serial killer, e pede ajuda a seu irmão na investigação. 

O modus operanti, do serial, acaba por chamar a atenção de Dexter de uma forma que ele jamais achou possível, e a investigação acaba se tornando algo pessoal, quando começa a ameaçar a sempre pacata, segura e mortal rotina de Dexter


"Sangue algum. Ouvi a frase ecoar na minha cabeça, cada vez mais alto. Nenhum pegajoso, quente, confuso, horrível sangue. Nenhuma gota. Nenhuma mancha. NADA DE SANGUE.”

O livro possui um ritmo fluido, e tudo é sob o ponto de vista de Dexter, ele possui um humor sombrio e está completamente ciente de suas limitações emocionais, o que torna os seus monólogos interiores muito divertidos de acompanhar.

Dexter é de longe o melhor personagem e o único que realmente conhecemos bem durante a leitura do primeiro livro, tirando ele, apenas Deb, tem um certo destaque, os demais ficam apenas flutuando no fundo, servindo ao propósito exato deles nas cenas, mas sem aprofundamento emocional, o que não é ruim, já que sabemos o que Dexter sabe.

“Deb é a única pessoa no mundo que dá um tostão para saber se estou morto ou vivo. Por algum motivo que não conseguia imaginar, ela prefere que eu esteja vivo. Acho ótimo e, se eu pudesse sentir alguma coisa por alguém, seria por ela.”

A trama em si, é um clássico arco de suspense, que inclui algumas reviravoltas interessantes, vislumbres chaves de um passado distante e apenas começa a nos mostrar quem realmente é Dexter Morgan.

O livro possui surpresas até mesmo para quem já assistiu a série, o que para mim pessoalmente, foram ótimas, mas não darei nenhuma pista sobre esses detalhes.


Indico esse livro para todos que gostam de um bom suspense policial, uma escrita bem humorada – humor negro, porém, humor – e que gostem de livros que abordam sobre psicopatia e caçadas contra o mal.

Leiam e cuidado para não pisarem no sangue... Dexter detesta sujeira e pisadas sangrentas.

Até a próxima.

“Lua. Uma lua maravilhosa. Cheia, gorda, avermelhada, a noite clara como o dia, o luar inundando a terra e trazendo alegria, alegria, alegria....” 

10 comentários

  1. Vivian!
    Eu sempre confundo Dexter com Hannibal, não sei porque rsrsrsrs. Sei que a série fez muito sucesso, mas não tinha ideia que era baseada em livros.
    E este primeiro volume parece nos apresentar o serial killer de forma bastante intimista, uma vez que temos acesso à mente do protagonista e não há muito espaço para o desenvolvimento de personagens secundários. Outro ponto de destaque é que essa caça ao outro assassino faz com que a gente queira saber sempre o que vem a seguir, então a leitura acaba sendo bastante fluída.
    Não ficou claro se cada livro terá crimes isolados (como séries de thrillers) ou se tudo isso se conectar, mas vamos descobrir nas próximas resenhas, né?
    Beijos.
    P.S. Adorei a edição das imagens, conceituou toda rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não tendo lido nenhum livro da série, sou fã órfã da série na Tv, que devorou todas as temporadas com afinco e ainda sofre com a oitava temporada(não consigo acreditar até hoje)
    Sei que há muitas diferenças entre os livros e o seriado.
    Por isso, estou acompanhando tudo com os olhos brilhando!!!Ainda vou rever a série e sim, ler todos os livros desse lindo Dexter! rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Nossa, a sinopse é impactante hein? sou muito influenciada pela sinopse, então fiquei aqui bem ansiosa pra conhecer sua opinião depois de ter lido a parte inicial. Não conheço a série, já que raramente assisto algo, mas o livro chamou muito minha atenção.
    Aí você pensa e fica na dúvida em qual caminho seguir: "um psicopata, porém, justiceiro" ou "um justiceiro, porém, psicopata" HAHAHA que dualidade interessante! Adoro estudar essas personalidades, sabe? Psiquiatria é uma das matérias que eu mais amo na faculdade, então fiquei super animada com essa leitura. Coloquei na lista, já que acima de tudo eu adoro um bom suspense. Tomara que os próximos livros sejam ainda melhores.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian!
    Gostei dessa combinação de sociopata com justiceiro, estou curiosa para saber como essa história vai terminar para Dexter, sim sou muito apressada assim rsrs. Adoro humor negro também. Não conhecia a serie de TV nem os livro, não ser em que mundo estou vivendo. Vou procurar a série pra assistir e já estou ansiosa para um post comparando os dois.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. ola
    gosto de suspence já tinha visto sobre a serie mas nunca vi e nem sabia que tinha livro ,fiquei pensando nas caracteristicas do personagem ;psicopata sociopata justiceiro e com humor negro ,mas mesmo tendo tudo isso não bateu aquela vontade de ler ,naõ sei bem porque .

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso que não sou muito fã de livros policiais, nem de suspense, os livros do gênero não me prendem muito. E eu já comecei a assistir o seriado uma vez, mas também não gostei tanto, por ser um tema que não me interesso tanto. Mas pelo sucesso que faz, com certeza os livros são muito bons, e é uma ótima dica pra os fãs do gênero.

    Bjs ^^

    ResponderExcluir
  7. Vivian!
    Desde que assisti a série, tenho a maior vontade de ler os livros, porque sempre acho que o livro traz mais detalhes que os filmes e por seu comentário, estou certa.
    Na verdade acho Dexter um personagem extraordinário, mesmo sabendo que é um psicopata, para mim ele é um anti-herói, porque seus crimes são apenas com pessoas que fazem mal a sociedade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Sabe aquele livro/série que você nunca leu/assistiu mas sabe que vai amar? Esse livro é Dexter! Eu amo suspense e tudo que envolve em Dexter, mas nunca parei pra ler ou assistir a série. O que eu mais gostei de ver na sua resenha foi que o livro vale a pena ser lido até mesmo para quem já viu série.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Um dos muitos motivos para eu não ler esse livro e nem ter assistido a série, é justamente o sangue, tenho um certo problema com esse líquido que tem a tendência de fazer a minha pressão cair, assim fácil, fácil! Mas é inegável o quanto o personagem traz sentimentos conflitantes, afinal durante a leitura, acho que é quase impossível não simpatizar com ele.

    ResponderExcluir
  10. Somente há pouco tempo fui descobri que a serie Dexter era suspense, antes eu achava que fosse terror. Depois que descobri que não, se tornou uma serie que quero muito assisti. O livro é interessante, mas primeiro vou assisti a série por enquanto.

    ResponderExcluir