Eleanor e Park - Rainbow Rowell

20 de agosto de 2020

Título: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Páginas: 360
Ano: 2020
Editora: Seguinte
Gênero: Jovem Adulto
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Uma das maiores obras da literatura jovem contemporânea em nova edição.
Eleanor é nova na cidade. Com roupas inusitadas, cachos ruivos indomáveis e uma família problemática, ela sente que nunca vai conseguir se encaixar.
Park senta sozinho no ônibus da escola. Sempre de camiseta preta, fones de ouvido e a cabeça enfiada num livro, acha que consegue passar despercebido.
Mas não para Eleanor.
Aos poucos, entre fitas cassetes gravadas, pilhas de histórias em quadrinhos e conversas até tarde da noite, Eleanor e Park se apaixonam.
Narrada durante o ano letivo de 1986, essa é a história de dois jovens de dezesseis anos que, mesmo sabendo que o primeiro amor quase nunca é para sempre, têm coragem e esperança suficientes para tentar.
“Eleanor & Park me lembrou não só como é ser jovem e se apaixonar por uma garota, mas como é ser jovem e se apaixonar por um livro.” ― John Green, autor de A culpa é das estrelas
* Best-seller do New York Times.
* Livro de honra do Michael L. Printz Award (2014).
* Vencedor do Boston Globe-Horn Book Award de melhor livro de ficção (2013).
* Escolhido como um dos melhores livros juvenis pela Publishers Weekly (2013).
* Escolhido como um dos melhores livros juvenis pelo New York Times Book Review (2013).


Este livro foi cedido pela Editora Seguinte, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha: O que dizer desse livro!?
São tantas coisas  boas, ruins, novas, enfim conhecemos em um primeiro momento Park um adolescente asiático e o único asiático da escola, do bairro, da cidade e ele tem todo um jeito próprio de ser e um jeito às vezes nerd que conquista nós leitores. Nerd que senta sozinho no ônibus e não deixa ninguém sentar ao seu lado, que vai sozinho para o caminho da escola ouvindo música, muitas vezes, alta para não ser atrapalhado ou não perder tempo com besteiras dos seus meio que amigos. Que lê HQ tipo X-Men hahahaha entre outras claro! Até que...

“Eleanor estava certa: ela nunca estava bonita. Ela era como arte, e arte não foi feita pra ser bonita, mas pra fazer você sentir algo.”

No começo do ano letivo eis que surge Eleanor no ônibus. Ninguém quer dar lugar a ela, entretanto Park vai para o canto da janela e cede seu lugar a ela. E isso é o começo de tudo, mesmo que ele parece mal humorado e fala “senta porra”, as coisas vão se alterando aos poucos. Calma que nem tudo são flores...

“-Só quis dizer que ... que quero ser a última pessoa a te beijar também... Isso saiu meio estranho, né?”

Nas idas e vindas do ônibus para escola. Eleanor, sem muito o que fazer sentada ao lado de Park, começa a ler suas HQs e ele quando percebe começa a passar as páginas mais devagar para que ela possa ler. Gente... primeiro amor! Pena que na vida não chega perto da narração desse livro, mas é muito gostoso de acompanhar o nascimento e descobertas dos dois. Por mais diferentes que eles sejam o amor doce dele vai surgir, mas como eu disse nem tudo são flores. Guarde essas palavras.

“- É isso que as pessoas sempre dizem, que não é uma despedida, quando estão com medo demais para encarar o que realmente estão sentindo.”

A narrativa em primeira pessoa, na maioria das vezes Eleanor é a narradora, outras vezes, Park, que narra menos. A narrativa dos dois é boa, fácil de entender e muito compreensível, então não tem nem como se perder. Vamos sempre acompanhando tudo pela visão deles da história. Tudo que vai acontecendo e desenvolvendo ao longo do livro.

“-Não consigo acreditar que a vida ia nos dar um ao outro e depois nos afastar - ele disse. - EU consigo - ela disse. - A vida é uma cretina.”

O livro trata de muitos assuntos, não só o primeiro amor e é que muito gostoso de ler, além de outros aspectos familiares, podemos ver a família do Park, vemos como se amam e tal e a de Eleanor que é confusa, simples, pobre, entre outras coisas que infelizmente acontece, vemos que não podemos jamais julgar alguém por pertencer a tal família.

A leitura é muito válida. Gostei demais de conhecer esse dois jovens. Queria continuação, mas não tem.... hehe...




12 comentários

  1. Primeiro a gente suspira fundo!
    Eu li esse livro já tem um bom tempo. Uma amiga o emprestou. Mas a Seguinte lançou uma nova edição que está um amorzinho e estou doida para comprar.
    Bem, Eleanor e Park são jovens nada comuns, que sim, vivem o primeiro amor de uma maneira tão gostosa. Mas o ponto principal(na minha humilde opinião) é a vida que ambos têm fora de quando estão juntos.
    Dá vontade abraçar ambos e colocar num potinho para que não sofram. É pesado, é duro, mas é emocionante.
    Claro que muitos detalhes foram perdidos na minha péssima memória rs
    Pretendo sim, reler(ou melhor, ler pela primeira vez em breve)
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, adorei sua resenha, sério mesmo!
    Tenho esse livro aqui para ler e gostei muito das suas observações, principalmente do "Calma que nem tudo são flores..."
    E realmente, na vida nem tudo são flores mesmo!!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Mais uma resenha apauxonante que leio desse livro
    Ainda náo comprei mas quero muito
    Parece ser um romance táo lindo ,que tem obstaculos a serem vencidos
    E é isso o que torna um amor mais forte ,quando ele é posto a prova

    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel!
    Este livro possui uma sensibilidade sem igual! A abordagem que Rainbow Rowell faz do primeiro amor é extremamente tocante e nos faz criar empatia rapidamente tanto por Eleonor quanto com Park.
    Além disso, nota-se que a autora faz uma construção incrível desses dois protagonistas, ressaltando as inseguranças e medos da adolescência, uma época repleta de descobertas. Temos também cenas fortes no livro, principalmente envolvendo a família de Eleonor, que a deixa tão para baixo e quebra nossos corações de leitores, pois queremos fazer alguma coisa para resgatar a felicidade dessa menina.
    Park também possui um desenvolvimento amplo em relação a sua personalidade, e eu adorei a questão do delineador.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu tô adorando ver esses posts sobre esse livro e conhecer tantas opiniões. Lembro que já conheci ele pelos blogs em anos anteriores, mas nunca cheguei a ler; claro que a gente acaba esquecendo, então essas novas edições são ótimas pra fazer a gente lembrar :)
    Gostei de saber que tem a narrativa dos dois personagens, adoro quando acontece isso! Acho que a gente vai crescendo e deixando um pouco esses livros com personagens mais novos de lado, mas é sempre bom relembrar esse aspecto do primeiro amor, as crises de cada idade, a relação familiar.

    ResponderExcluir
  6. Raquel!
    Bom quando um livro traz tantas emoções diferentes.
    Bom ver que as personagens amadurecem.
    Trata de assuntos bem importantes e que poderiam ser mais bem desenvolvidos e com menos preconceito.
    Delícia poder ler um livro onde os protagonista tem uma sintonia e se ajudam a superar seus medos, frustrações e criar novas expectativas de vida.
    Não li ainda nenhum livro da autora, porém só leio elogios sobre ela e suas personagens bem construídas e sempre com a mensagem de fé, isso é importante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Eu nunca li nada dessa autora, mas esse é o livro que eu tenho mais interesse de ler dela. A premissa do livro parece ser bem fofinha e inocente, mostrando eles dois como primeiro amor um do outro. Acho que eu também vou gostar bastante dessa história!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Raquel!
    Faz tempo que li esse livro e confesso que não me lembro de muita coisa, mas da parte amarga da vida de Eleanor eu lembro. O romance é muito bonito mesmo, mas concordo que às vezes "a vida é uma cretina" como diz o quote e algumas coisas são muito revoltante. Achei essa capa nova bem bonita, mas meio infantil. A leitura vale muito a pena e a escrita da autora é ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii Raquel
    Esse foi o primeiro livro que eu li da Rainbow, e adorei esse livro!! Ele é super fofo né?
    Eu amei os personagens, e amei essa narrativa da autora, achei super fluída e envolvente. Tenho vontade de ler mais livros dela também!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  10. Eu estou apaixo nada por esse livro! Que surpresa mais grata ele!!!
    Logo vou poder ler para comentarmos!
    Amei a resenha 💚😘😘😘

    ResponderExcluir
  11. Oii, Raquel
    Aii eu ri do "senta porra" kkkkkkkkk
    Faz anos que quero lê-lo e sua resenha só confirmou o quanto ele é bom.
    Mas pelo jeito o final será triste e já fico com o core apertado com isso kk
    Ele parece falar sobre bullying e racismo o que é muito importante também.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. O mais importante desse livro são os assuntos abordados, principalmente para a década 80, tão diferente da nossa. Gostaria muito de ler esse livro, mesmo sabendo que o final deve ser bem difícil de se ler, devido aos tantos choros de que ja leu esse livro, então posso ir me preparando emocionalmente.

    ResponderExcluir