O Castelo Encantado - E. Nesbit

5 de abril de 2020

Título: O Castelo Encantado
Autor: E. Nesbit
Páginas: 248
Ano: 2019
Editora: Autêntica 
Gênero: Literatura Estrangeira, Ficção, Fantasia.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse:
Publicado pela primeira vez em 1907, este livro conta as aventuras de três irmãos que, durante as férias escolares, na Inglaterra do começo do século XX, encontram um castelo encantado a que não faltam os costumeiros fantasmas, mas que também tem sortilégios e encantamentos assustadores.
Um lago, bosques e estátuas de mármore, torres brancas e torreões criam um clima de conto de fadas, confirmado quando os três encontram, num labirinto, uma princesa adormecida.
A princesa conta que aquele lugar é cheio de encantamentos, mas as crianças resistem a acreditar nela, que lhes mostra os tesouros do castelo, incluindo um anel de invisibilidade… E logo os quatro, numa série de aventuras e perigos, descobrem que o anel tem muitos outros poderes mágicos…

Resenha:

Nesta linda edição ilustrada por H. E. Millar, somos apresentados aos Irmãos Jerry (Gerald), Jimmy e Kathleen.

Eles passam boa parte do ano em colégios internos e nas férias mal podem esperareceber para ir para casa; porém desta vez a prima deles Betty chegou antes deles e por estar apresentando sintomas de sarampo, impossibilitou que as 3 crianças fossem para casa em Hampshire. Como solução foi decidido que ficariam esse período na escola de Kathleen (na época, meninos e meninas estudavam em escolas separadas) já que na escola da irmã não ficaria ninguém exceto uma professora francesa.

Mas estamos falando de crianças que tinham nas férias seu tempo de diversão e brincadeiras, fica bem difícil se ater ao lado de dentro dos portões da escola e eles convencem, com todo o charme e graça do Gerald, a Mademoiselle a deixá-los explorar o bosque das redondezas e fazer um piquenique. 

"Se quer que adultos sejam legais com você, o mínimo que pode fazer é ser legal com eles e pensar em pequenas coisas para agradá-los."

Mas a verdadeira intenção das crianças é descobrir uma caverna e embarcar em alguma aventura.

"É muito fácil quando você consegue que um adulto acredite em você. Vão ver: depois disso, ela vai concordar com tudo o que eu pedir."

Eles não só a encontram como é revelada uma passagem para um novo mundo onde encontram um labirinto e conhecem Mabel, uma princesa adormecida a 100 anos. Mas será isso a realidade ou apenas uma brincadeira? A partir deste ponto tudo q eu fale poderá ser spoiler e garanto a vcs q a surpresa da leitura vale a pena.



Desde o início da leitura fica claro que vamos encontrar a imaginação destes 3 irmãos e mergulhar em alguma expedição dentro das mentes criativas deles.

"- Acho que a mágica deixou de existir quando as pessoas começaram a ter motores a vapor e jornais, e telefones e telégrafos sem fio.
- Talvez a mágica tenha deixado de existir porque as pessoas não acreditam mais nela."

Um detalhe a parte tem meu agradecimento são as notas (como li em ebook não sei se são de rodapé mas seria perfeito se fossem) de Márcia Soares Guimarães, um trabalho primoroso de pesquisa e um carinho com o leitor.

O livro é cheio de trechos encantadores mas um em particular conquistou meu coração e tenho certeza de que todo leitor que ama os livros também se apaixonaria:

"Ela não é louca, apenas fica lendo esses pequenos romances. Eu leio os livros da biblioteca grande. Oh, é um lugar tão divertido... Tem um cheiro tão especial... Como o de botas... de livros velhos de couro, com poeira nas bordas. Um dia, vou levar vocês até lá."

Espero que vocês gostem da leitura e que venham deixar suas impressões aqui nos comentários!!!

8 comentários

  1. Em tempos onde o medo tem dominado, tão gostoso poder se jogar em leituras assim, mais leves, com magia e sim, imaginação juvenil!
    Faz bem para a alma dar essa desligada do mundo.
    Ainda não conhecia o livro,mas como amo o gênero, já quero, é claro né?rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabíola!
    Essa obra traduz perfeitamente o que é ser transportado para o mundo mágico da leitura, e deve ser extremamente agradável acompanhar as aventuras dessas crianças, que encantam pela esperança e inocência inerentes à infância.
    A escrita de Nesbit soa quase que poética, de modo que a leitura flui perfeitamente e de forma super ágil.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Fabíola!
    Tenho a impressão que já assisti um filme com essa mesma história.
    Uma ficção muito bem escrita, principalmente porque tem mais de um século.
    Uma aventura deliciosa de se acompanhar e ver o que causa nessas crianças em suas férias, fascinante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia mas só de ler um pouquinho sobre ele fiquei muito curiosa. É uma fantasia bem interessante, espero conseguir ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Quem não ama um livro leve de fantasia com crianças, aventuras e férias.

    Já quer ler esse também! 💛😘

    ResponderExcluir
  6. Olá Fabíola!
    Sensacional esse último trecho, adorei. Não conhecia essa história fofa, muito encantadora mesmo comprotagonistas tão puros. O mais interessante é essa dúvida se tudo aconteceu de verdade ou foi só imaginação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Depois dessa resenha e conhecer um pouco mais da história fica quase impossível não querer ler o mais rápido possível o livro. Ai ai ai, nada como uma boa fantasia para nos levar em um mundo divertido e repleto de aventuras, essa parece ser aquela leitura perfeita tanto para os pequenos, quanto para os já mais grandinhos hein.

    ResponderExcluir
  8. Amo livros cheio de encantamentos, principalmente quando se tem anos de sua publicação. É um verdadeiro clássico com uma história fantástica e incrível. Tipo de livro que leria para meu filho no decorrer do Dia.

    ResponderExcluir