🎀 👻 Leitura Coletiva: O Arcano Nove - A Mediadora, 02 - Meg Cabot 👻🎀

27 de abril de 2020


Vivian: Segundo livro da LC A Mediadora. Aliás, para ler o post do primeiro livro, basta clicar na imagem abaixo:



Esse é um dos que eu mais gosto, confesso que ler sobre a Suze se enfiando em uma investigação de assassinato, um possível "vampiro" e uma trama envolvendo o David o irmão caçula dela me animam.

O romance ainda meio que inexistente mas que está o tempo todo como pano de fundo dos livros é bem engraçado.

Apesar de que eu realmente não entendo a Suze em gostar de um 👻, mesmo ele sendo o Jesse.

Definitivamente os livros da Mediadora tem um foco bem pré adolescente, porém, como estou relendo muitos anos depois, vi alguns pontos da narrativa que me incomodaram. A autora repete muito vários pontos da trama (não sei por que descrever sempre que a Suze acha que a mãe dela merecia uma filha normal e alegre e não mediadora, tipo falou uma vez isso, não precisa repetir dez vezes...) e as descrições pejorativas dos personagens a Suze é muito folgada e critica muitos os outros. Fica bem cansativo.

Contudo é ainda um livro que me faz rir muito.
Se tem uma jovem que vê 👻 mais azarada que a Suze não conheço!

"Ninguém me contou sobre o sumagre venenoso.
Ah, contaram sobre as palmeiras. É, contaram muitas coisas sobre as palmeiras, certo. Mas ninguém disse uma palavra sobre a história do sumagre venenoso."

Livro para passar o tempo mesmo, dar umas risadas, mas  não estou me sentindo conectada a história dessa vez tanto como antes.

Mas, sigo ansiosa para ler os próximos!



Denise: Então...posso reclamar?

Pois bem, se você leu o post anterior sabe que essa era uma série que eu amava! Li a anos atrás (uns 20) depois reli em 2015 e sempre amei.

Mas não sei o que acontece comigo que não consigo mais me animar com a Suze e o seu jeito superficial de ser!

Eu gosto da trama, gosto do assunto, a premissa é maravilhosa, mas as descrições superficiais dessa menina me irritam!

Hoje, minha opinião é de que ela é uma menina mimada e superficial que teve a sorte de conhecer o Jesse! Ponto! Só isso!

Além disso a autora não colaborou! Ela não consegue falar de um sapato sem citar a marca, o mesmo com roupas. Dá a impressão que o livro foi amplamente patrocinado dado à quantidade de marcas que ela traz para a vida da Suze!

Enfim, vou continuar lendo porque quero chegar logo no sexto que é o meu preferido e depois ler o sétimo, que ainda é inédito pra mim, mas não estou tão apaixonada mais pela série não, infelizmente!

6 comentários

  1. Sabe qual a parte mais gostosa em uma releitura?? Isso de poder enxergar não somente a história de outro jeito, mas também as qualidades e defeitos de cada personagem.
    O leitor vai se moldando com o tempo, aprendendo a apontar os acertos e erros e isso é maravilhoso.
    Por isso, toda releitura é linda e oh, penso que quanto mais o tempo passa, mais aprimorado tudo fica.
    Eu ainda não li nem a primeira vez..rs Mas quem sabe um dia, eu não me arrisque né?rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Meninas!
    Já deu pra ver que esse série é bem cômica. Acho engraçado também a impaciência com as atividades da personagem pois muitas vezes isso acontece comigo. Agora entendi tudo! Não sabia que o Jesse era um fantasma, assim fica meio impossível mesmo o romance rs. Espero que a Suze amadureça nos próximos livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Vivian e Denise!
    Acho que já comentei na resenha anterior que estou lendo essa série e terminei o terceiro livro.
    É uma série que dá para rir muito, mas confesso que tem alguns trechos bem cansativos mesmo, repetitivos, sem contar na lenga-lenga dela com o fantasma gostosão que não quer nada,mas ainda assim, dá para ler e me divertir.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. NÃO li essa serie entendo quando voce menciona o fato de que coisas que voce gostava na primeira vez que leu mudou agora na releitura
    coisas que não percebemos antes agora percebemos ACHO que é um novo olhar um amadurecimento como leitor
    não é uma serie que me chame tanto a atençao mas espero as resenhas dos proximos livros quero ver a evoluçao de SUZE

    ResponderExcluir
  5. Olá Denise!
    Pelo visto o segundo volume da série serve como um gancho para que o leitor possa conhecer mais sobre a protagonista, que pela apresentação aparenta ser beeeeeem chatinha, mas quem sabe Cabot não esteja reservando uma grande evolução/amadurecimento para a personagem nos próximos livros? É esperar pra ver.
    Diálogos expositivos incomodam naturalmente, e essas denotações repetitivas que ocorrem ao longo do livro realmente não ajudam em nada, mostrando que é um artifício claramente empregado para enrolar.
    E a Meg está bem marketeira, né? Espero que tenha recebido um cachê pelo merchandising dos produtos HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá! O que mais gosto na série, é que mesmo tratando de temas um pouco estranhos e pesados (fantasmas, crimes e tals), a Meg consegue nos entregar uma história leve, com muitos momentos divertidos, e claro que o fato da personagem principal ser uma adolescente pode tornar a leitura (hoje) um pouco cansativa, mas é uma boa opção mesmo para quem busca uma leitura leve.

    ResponderExcluir