A Química - Stephenie Meyer

15 de abril de 2020

Título: A Química
Autor: Stephenie Meyer
Páginas: 496
Ano: 2016
Editora: Intrínseca
Gênero: Ação, Suspense, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva | Amazon
Nota: 
Sinopse: Ela trabalhava para o governo americano, mas poucas pessoas sabiam disso. Especialista em seu campo de atuação, era um dos segredos mais bem guardados de uma agência tão clandestina que nem sequer tinha nome. E quando perceberam que ela poderia ser um problema, passam a persegui-la. A única pessoa em quem ela confiava foi assassinada. Ela sabe demais, e eles a querem morta. Agora ela raramente fica em um mesmo lugar ou usa o mesmo nome por muito tempo.

Até que um antigo mentor lhe oferece uma saída - uma oportunidade de deixar de ser o alvo da vez. Será preciso aceitar um último trabalho, e a única informação que ela recebe a esse respeito só torna sua situação ainda mais perigosa. Ela decide enfrentar a ameaça e se prepara para a pior batalha de sua vida, mas uma paixão inesperada parece diminuir ainda mais suas chances de sobreviver. Enquanto vê suas escolhas se evaporarem rapidamente, ela vai usar seus talentos como nunca imaginou.

Uma trama repleta de tensão, na qual Meyer cria uma heroína poderosa e fascinante, com habilidades diferentes de todas as outras, e prova mais uma vez por que seus livros estão entre os mais vendidos do mundo.



Resenha: 
Stephenie Meyer foi amada e odiada por muitos após seu sucesso com os livros e filmes da saga crepúsculo, muitos já viram a cara quando o nome da autora é citado. A legião de leitores, que são realmente seus fãs, se caracterizam por serem adolescentes. Assim Meyer ousou lançar, em 2016, uma obra intrigante e surpreendente voltada para os leitores adultos.


O enredo traz uma protagonista profissional,de uma agência secreta do governo, que se vê em grande perigo quando seu chefe é morto. Correndo risco de ser a próxima vítima, ela faz de tudo para se salvar e assim consegue se esconder durante três longos anos. Diferentes identidades e personalidades, ela segue mudando a si mesma até que recebe a oportunidade de cumprir uma missão e alcançar a própria liberdade.

No entanto, está tarefa é a mais difícil de toda a sua vida: impedir que um professor extermine a população com um vírus que ele mesmo desenvolveu. Desta forma é que o destino do mundo vai parar nas mãos da protagonista, assim como o de sua independência. Ela era reconhecida como “A Química”, por seus conhecimentos científicos e pelos métodos utilizados para tortura, mas talvez todo este conhecimento não sejam o suficiente desta vez.  

Em meio a essa grande tensão ainda há Daniel, que foi capturado e torturado pela protagonista. Após fazê-lo passar por tal sofrimento, com o passar das páginas, ela descobre que ele era a pessoa errada. Como é típico de Meyer, sempre é necessário um romance, logo brota uma paixão entre os dois mesmo estando cercados de tanto desastre.

O ponto mais alto da obra é, sem dúvida nenhuma a representatividade, que a autora traz para a protagonista, não sendo deixada de lado por qualquer figura masculina. Stephenie cria uma mulher super inteligente, determinada e uma verdadeira heroína, que segue em frente na luta e resolve os problemas por si mesmo. Apesar de todas as dificuldades, ela enfrenta de tudo para manter a sua vida e a de muitos outros em segurança.

A autora demonstra toda sua genialidade com todo o suspense eloquente que cerca a obra, deixando o leitor curioso do início ao fim da obra. O livro é marcado por uma sucessão de acontecimentos surpreendentes a cada virar das páginas, não deixando uma pausa relaxante durante toda a leitura. Meyer foca tanto na ação do exemplar, que o romance mesmo existindo não se destaca como o núcleo da narrativa.

Apesar do resultado final ser maravilhoso, é preciso apontar o enredo explicativo em demasia. Toda a trama é extremamente detalhada e, embora seja necessário em alguns momentos, há diversas partes que poderiam ser retiradas. Para aqueles leitores que não estão acostumados, e até aqueles que gostam de um pouco mais de descrição, a leitura pode se tornar bastante cansativa.

Ainda assim vale muito a pena deixar o preconceito de lado e conhecer um pouco mais dessa história! É recomendado a todos os fãs da autora, para acompanhar tal evolução. Mas os amantes de um bom suspense e ação também podem se envolver nessa brilhante leitura.

6 comentários

  1. Então..eu li este livro já tem um tempinho e confesso que não curti não. Muito arrastado o enredo. Puxa, lia, lia e parece que não saía do lugar.
    Trazer uma protagonista forte foi maravilhoso. E olha, a força dela é de cair o queixo realmente.
    Mas na minha humilde opinião, faltou um pouco mais de ação e menos detalhar tudo.rs
    Não,não é de forma alguma um livro ruim, só..é enrolado!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Confesso que esse eu não li e para ser sincera o enredo não despertou tanto assim meu interesse, mas li A hospedeira dela e amei e super recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa!
    A Química não recebeu muitos elogios quando foi lançado, provavelmente por destoar completamente do que Meyer vinha entregando aos leitores nos últimos anos.
    Contudo, a obra não só se destaca por não focar no romance, como também pelo fato de sustentar um suspense que deixa o leitor extremamente curioso para saber o que vai acontecer a seguir.
    Eu adoro esses plots com agências governamentais e projetos secretos, logo tenho certeza que vou curtir o livro, ainda mais pela protagonista ser uma mulher que se impõe e está pronta pra resolver problemas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Andressa!
    Tenho a maior vontade de ler esse livro, apesar de suas ressalvas pertinentes, porque descrições demais sobre uma área que não conhecemos muito, pode mesmo ficar cansativo e um romance muito sem nada haver, atrapalha e que bom que ficou de lado.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá Andressa!
    Eu li a saga Crepúsculo e adorei, os livros são bem mais profundos do que os filmes e não tem aquele clima sombrio. Quando esse livro foi lançado eu até me interessei pela trama, mas nunca li. Gostei de saber que a protagonista não se deixa ser menosprezada, e como boa fã de suspense adorei o clima. Não sei dizer se tanta descrição me incomodaria, preciso ler para descobrir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. ola Confesso que não conhecia esse livro e nem conheço a escrita da autora
    mas por ser tratar de um suspence que eu gosto eu desejo realizar a leitura sim
    não sei quando pois minha lista está enorme mas a dica está anotada Apesar das ressalvas que voce apontou creio que será valido dar uma chance para o livro

    ResponderExcluir