O Hobbit - J.R.R Tolkien

9 de março de 2020


Titulo: O Hobbit
Autor: J.R.R Tolkien
Páginas: 336
Ano: 2019
Editora: HarperCollins Brasil
Gênero: Aventura, Fantasia, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Bilbo Bolseiro era um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta. A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anãos. Essa jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anãos atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, sejam eles, os imensos trols, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária. Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém. Deitado em cima dele está Smaug, o Dourado, um dragão malicioso que... bem, você terá que ler e descobrir. Lançado em 1937, O Hobbit é um divisor de águas na literatura fantástica mundial. Mais de 80 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em O Senhor dos Anéis continua arrebatando fãs de todas as idades, talvez pelo seu tom brincalhão com uma pitada de magia élfica, ou talvez porque J.R.R. Tolkien tenha escrito o melhor livro infanto-juvenil de todos os tempos.

Para ler a resenha feita anteriormente, clica na imagem abaixo:

                                                         

Resenha:

Um Hobbit, 13 anões e um mago que aparece e desaparece como o mestre dos magos, porque essa aventura? Para onde vão? Tudo isso vai valer a pena para um Bolseiro? E os Anões? A escrita te traz para para dentro da história, as vezes até parece existir os locais descritos no livro.

Após ter lido O Silmarillion, a vontade de ler os outros livros só aumentou, como já falei na resenha anterior li O Hobbit a muitos anos atrás quando eu era mais novo, e hoje me deu uma vontade de reler com uma mente bem mais avançada e claro que por eu saber que o livro foi escrito em 1928 não pude deixar de fazer uma leitura traumática da história, que ele passou durante a Primeira Guerra.

Passamos pelo famoso Condado e a famosa frase no livro que marca eras de leitores, e até quem nunca leu conhece a frase:

"Num buraco no chão vivia um Hobbit" 

Só por essa frase já te faz querer ler (no meu caso, devorar o livro), você tem um mago que parece doido, aparece e desaparece exatamente no momento certo da história (acho que o mestre dos magos do desenho "Caverna do Dragão" foi inspirado em Gandalf). Outra coisa que posso afirmar é que o livro é bem melhor que o filme, e também é um tanto diferente, os Anões parecem covardes e gananciosos, o Bilbo parece medroso mas no livro é um guerreiro esperto, inteligente e muito corajoso, e Gandalf... Bem é o Gandalf.


As Aventuras do Hobbit te fazem querer ver o que vai acontecer depois e se perguntar o que Bilbo vai inventar para sair de tal situação que se meteram, no meio de minha leitura, pude fazer uma leitura psicológica do autor e ver o que ele passou e sentiu durante a guerra, durante as andanças dos aventureiros o modo que ele narra por onde passa e o que vê, te faz refletir o que ele sentiu durante seu serviço militar como o tempo sempre chuvoso e eles sempre molhados ou passando fome por dias tentando se abrigar em locais perigosos para se salvar, então acredito que essa era a intenção dele, passar sentimentos durante a leitura, e digo que funcionou com certeza, no meio da leitura você encontra desenhos feitos por Tolkien e se procurar nos desenho você encontra até a assinatura clássica dele que eu acho fantástica. durante a leitura você pode conferir o mapa para saber a onde exatamente eles estão e também você encontra breves menções sobre O Silmarillion.


Não encontrei erros ortográficos no livro, a capa é muito bonita e no final, você encontra as traduções das línguas faladas no livro criadas pelo Tolkien. Por favor não percam o diálogo de Bilbo com Sméagol e o Smaug, leiam essa saga sem medo, mas aconselho ler por ordem cronológica ok.

5 comentários

  1. Eu li essa obra tem tanto tempo que alguns detalhes já foram esquecidos. Péssima memória, por isso dá muita vontade reler quando vejo o título deste livro.
    É uma história atemporal e oh, a adaptação também é muito linda!
    Espero que o livro entre nas minhas releituras deste ano!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Então, não li os livros mas já ouvi fala bastante das adaptações que tem, apesar que tentei assistir mais não deu.. Espero eu ter a oportunidade de ler e conhecer esse mundo fantástico e clássico né.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo!
    Sou completamente apaixonada pela escrita do Tolkien, ele é tão criativo e parece que estamos dentro da história, participando de todas as aventuras.
    Minha coleção favorita de fantasia é O Senhor dos anéis e claro que já li O Hobbit, porque Bilbo é um dos meus favoritos.
    Já assisti todos os filmes também, para complementar...kkk
    Muito boa sua análise.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá! Olha confesso que o livro anterior não me animou muito, ao contrario desse, o que já me deu um sopro maior de esperança em relação a série. Gostei de saber alguns pontos abordados pelo autor, principalmente essa parte em relação a guerra. Já fiquei curiosa em ler sobre esse diálogo entre esses três. Tens certeza que não posso pular o primeiro (risos)!?

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente preciso reler esses livros agora adulta, imagino que irei compreender muito mais e adorar ele de outra forma. E olha que gostei muito de o ler quando adolescente.
    Tolkien tem um estilo de escrita que prende a minha atenção e os personagens são muito bem construídos. Pretendo ler novamente esse ano os livros dele.
    Adorei a resenha e análise.
    😉

    ResponderExcluir