🔮 Quotes & Citações - Todos os Santos Malditos - Maggie Stiefvater 🔮

27 de fevereiro de 2020


Olá, pessoal.

Como alguns, já podem ter percebido, eu sou muito fã da escrita da autora americana Maggie Stiefvater, autora no Brasil publicada pela Verus Editora, e escritora de alguns dos meus livros favoritos na vida. A quadrilogia fantástica Os Garotos Corvos.

E seu Último livro lançado no Brasil, Todos Os Santos Malditos, não foi diferente. Com uma trama delicada e muito bonita o livro, já foi chegando e se infiltrando no meu coração.


Caso desejem conhecer um pouco da minha experiência lendo ele, basta clicar na imagem abaixo para ler a resenha:

                                                                                            



E porque eu gostei muito dele, e saí marcando ele muito, aqui estou com uma seleção de citações que gostei particularmente, para deixar vocês um pouco mais curiosos para a leitura deste livro. Que por ser um livro único, para quem esta com vontade de conhecer a escrita da autora, será uma boa escolha.

Como sempre, irei colocar um pouco de como me sentir ao ler cada trecho selecionado.


"O Colorado ficava longe da maioria dos lugares. Isso significava que a viagem de carro seria longa sob quaisquer circunstâncias, mas ela parecia mais longa ainda porque Pete e Tony, como muitas pessoas que estavam destinadas a ser amigas, não suportavam um ao outro."

Não consegui deixar de rir nesse momento, porque é muito verdade isso, alguns dos meus melhores amigos, nossa amizade nasceu de um mutuo estranhamento inicial, afinal, sou amiga de pessoas bem diferentes de mim, e por isso, foi necessário, um aprendizado de tolerância para que a amizade nascesse.

"O deserto, que não era dado a simpatias ou sentimentos, mesmo assim comoveu-se e, pela primeira vez em muito tempo, retribuiu o amor a alguém."

Se até o deserto em sua magnânima força, se enterneceu pelo nosso protagonista, imagina eu... 

"Os milagres em Bicho Raro sempre vinham em dois. O primeiro milagre era esse: tornar a escuridão visível."

Ah a poesia da escrita de Maggie, o milagre está em se permitir sentir ao ler seus livros...

"A tristeza cozinha rápido e ferve para valer e então se derrama para fora, enchendo primeiro o estômago, então o coração, então os pulmões, então as pernas, então sobe pela garganta, então pressionando os tímpanos, então inchando contra o crânio e, finalmente, vazando para fora dos olhos em uma libertação sibilante."

Nunca a descrição de uma emoção foi tão forte e tocou tanto como essa... a tristeza é exatamente assim para mim...

"— Você tem escuridão dentro de si?"

Existe alguém que não a tenha?

"Alguns sentimentos estão enraizados de maneira forte demais no corpo para existir sem ele, e este desejo é um deles."

Nós somos frutos de nossos sentimentos.


"Seres humanos sempre foram fascinados por espelhos, no fim das contas. Michael nunca vira por fora como parecia trabalhar constantemente para evitar os sentimentos, e agora não conseguia mais desviar os olhos."

Quando evitamos muito olhar de frente para nós mesmo é algo doloroso, relutamos em lidar com o que sentimos e isso vai nos adoecendo. Nem preciso falar que esse livro esta sendo uma leitura, que nos mostra as feridas em nós mesmos.


"A intenção de todo milagre dos Soria era a mesma: curar a mente. Daniel Soria estivera contando isso para si mesmo, sempre de novo, na noite anterior. Essa provação não era uma punição, ele se lembrou. Essa provação era um milagre. Mas não parecia um milagre."

Durante o processo de cura, parece que estamos ficando ainda mais doentes, mas é aquilo, a noite nunca é tão escura quanto está próximo do amanhecer. Não desistir é o caminho.



"— Por Deus, garoto. Não consigo decidir se odeio ou amo o careta que você é. Pete abriu um largo sorriso pela primeira vez.
— Melhor amá-lo, porque ele não vai mudar, companheiro. Aquele foi o momento em que se tornaram amigos. Eles se tornaram mais amigos ainda depois disso, porque o tempo só melhora essas coisas..."

Ah os amigos verdadeiros... que poder existe na amizade.

"Pete estava pensando que gostava do jeito silencioso e observador de Beatriz, e estava pensando que gostava do jeito que a sentia, e estava pensando que podia sentir o seu coração, mas não de um jeito ruim. Ele percebeu que estivera errado em pensar que se alistar no exército ou começar uma empresa de mudança preencheria esse vazio no coração. Ele pensara que tinha vivido uma vida feliz, mas agora ele compreendia que estivera apenas satisfeito. Esse momento era o seu primeiro momento de verdadeira felicidade, e agora ele tinha de reajustar todas as outras expectativas em sua vida para se igualarem a ele."

Ah que momento... alguém se lembra de um momento como esse? Somos alterados para sempre...

"Você pode ouvir um milagre de longe depois do anoitecer, mesmo quando está morrendo."
Porque algumas coisas são mais sentidas do que qualquer outra coisa.


"Quando o momento é sombrio, não conseguimos impedir nossas mentes de correr à solta, e assim era com Daniel."
Nada mais verdadeiro.

"Daniel não era um tolo: ele sabia que era amado, e ele sabia como o amor pode tornar-se uma arma cega e incansável na morte."

Ah o amor... Uma arma e um escudo...

Como podem ver, Todos Os Santos Malditos é uma leitura emocionante, uma historia sobre pessoas reais, sobre os milagres que podemos ter em nossas vidas, o fantástico escondido em cada um de nós. Uma leitura poética e com temas importantes. Amor, tristeza, aceitação e perdão.

Leiam, e se permitam sentir a poesia da escrita de autora, que eu amo demais.

Até a próxima.

6 comentários

  1. Somos frutos de nossos sentimentos! Fiquei encantada com a coluna, até por desejar demais o livro após ler a resenha dele.
    Desde título, capa e enredo, o livro é daqueles que te prendem do início ao fim e isso é maravilhoso.
    Fiquei aqui imaginando o quanto de citações uma obra assim, tem!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela
      É bem o que tu disse. Somos nossos sentimentos
      Espero que possamos ler logo esse livro que me emocionou muito 😘

      Excluir
  2. Olá! Eita que essa coluna sempre me deixa com ainda mais expectativas em conhecer a história, um quote mais intenso e emocionante que o outro, que vieram para provar que definitivamente essa será uma daquelas leituras inesquecíveis e pode preparar que vem ressaca literária depois dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete
      Eu fiquei uns dias dias sem conseguir me desligar dessa história
      E até agora ainda tô pegando ele para dar uma relida em uns pontos 💚

      Excluir
  3. Olá!
    Não conhecia a autora mas fiquei muito interessada pela obra. Alguns quotes me agradaram muito e quis até anota para mim. Já irei procurar para ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vivian
    Uaaaau!
    Que quotes lindos!
    Muito sensíveis e reflexivos, pelo jeito esse livro é muito bom mesmo.
    Ainda quero algum da autora.
    Bjs

    ResponderExcluir