Luz, Câmera, Ação!!! Parasita

9 de fevereiro de 2020

Diretor ou produtor: Bong Joon-ho
Ano: 2019
Gênero: Drama, Thriller
Elenco: Song Kang-ho, Chang Hyae-jin, Park So-dam, Choi Woo-sik, Lee Sun-kyun
Cho Yeo-jeong, Jung Ji-so, Jung Hyun-joon, Lee Jung-eun e Park Myung-hoon
Nota:   
Sinopse: Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado, mas uma obra do acaso faz com que ele comece a dar aulas de inglês a uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custam caro a todos.



Resenha:




Parasita é um filme coreano, indicado a vários prêmios e está se saindo vitorioso nessas premiações. Esta sendo indicado ao Oscar em várias categorias, incluindo melhor filme, roteiro original e de Melhor Filme estrangeiro e acredito que levará a estatueta.

O filme que tem sido muito comentado pelos cinéfilos me surpreendeu positivamente e se tornou um dos meus favoritos no Oscar.

Como o nome já indica esse filme de suspense irá trazer a trama de uma relação peculiar entre os personagens.

Eu recomendo que não procurem saber muitos detalhes do filme antes de assistirem, a resenha abaixo esta livre de spoilers, para que possam ser surpreendidos por esse roteiro inteligente e muito bem dirigido.



Uma família que passa por uma situação financeira muito difícil, diante de um golpe de sorte começa a trabalhar para uma família muito rica. O relacionamento entre eles logo ganha dimensões que ninguém poderia imaginar.

Com interpretações realistas os atores entregam emoções bem fortes diantes das situações drásticas e inusitadas que vão acontecendo. Em muitos momentos somos levados a refletir sobre as ações tomadas pelos personagens enquanto as coisas vão indo de mal a pior.

Como um bom drama e suspense oriental, existe uma crítica social: dessa ao consumismo e ganância irrefreável. 




Atenção principalmente a interpretação do pai de família que em muitos momentos entrega um desespero e desesperança emocionante com uma atuação contida, porém que transmite muito pelo olhar.

O cinema coreano mais uma vez trouxe um filme que toca em assuntos importantes, criticando as castas sociais e desigualdades, ao mesmo tempo que cumpre o papel de divertir e entreter. Em muitos momentos eu simplesmente não conseguia acreditar no que estava acontecendo.

Um filme muito bom, diria excelente até, que indico para quem gosta de cinema estrangeiro, pois nada cono ouvir no audio original para perceber as nuances dos sentimentos representados, boas interpretações e histórias de dramas familiares com toques sombrios.




Até a próxima.

5 comentários

  1. Não 05 estrelinhas??? Puxa..rs
    Eu vi esse filme já tem alguns dias e também penso que levará a estatueta como melhor filme estrangeiro.
    O tipo de filme que a gente tem que parar para respirar para ver se acredita em tudo que está ali na tela.
    Não é um filme sobre inocentes e vilões. É um filme sobre a vida, nua e crua.
    Super recomendo e não vejo a hora de rever!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eita que você acertou hein!!! Na verdade estava por fora dos concorrentes ao Oscar, tanto que até a vitória (arrasadora) de ontem, não tinha ouvido falar do filme #culpada, mas agora quero muito conferir, ainda mais depois de saber que temos aqui um baita filme, merecedor do Oscar.

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    Pelo visto o filme é mais do que bom mesmo, porque levou várias estatuetas, inclusive de melhor diretor, desbancando Martin Scocese e Quentin Tarantino.
    Vou ver se consigo assistir esses dias.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu pulei o spoiler, basicamente pretendo assistir sem saber de nada da trama. Espero me surpreende. Vi ontem que o filme levou varias estatueta do Oscar para casa então tenho que saber o porque né.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Oooie
    Gosto bastante de assistir um um bom drama, melhor ainda se tiver crítica social que gere alguma reflexão.
    Assisti o trailer e fiquei com muita vontade de ver o filme.
    Bjs

    ResponderExcluir