🌸 Quotes & Citações - A Quinta Estação - N.K. Jemisin 🌸

15 de janeiro de 2020






A Quinta Estação, é o primeiro livro da trilogia A Terra Partida da autora N.K. Jemisin, ganhador do prêmio Hugo Awards, é que arrebatou meu coração esse ano.

E aqui estou para dividir algumas das citações desse livro maravilhoso, e caso desejem conhecer minha opinião sobre ele, basta clicar na imagem abaixo para ler a resenha.



Como sempre, eu irei incluir as citações selecionadas, e falar um pouco como me senti ao ler aquele trecho.


"Isso é que você deve lembrar
O fim de uma história
É apenas o começo de outra
Afinal isso já aconteceu antes
Pessoas morrem
Velhas ordens passam
Novas sociedades nascem
Quando dizemos
O mundo acabou
Geralmente é mentira
Porque o planeta está bem
Mas é assim que o mundo acaba
É assim que o mundo acaba
É assim que o mundo acaba
Pela última vez"

O que dizer de um livro que começa assim? Quando somos apresentados a um mundo tão peculiar, ao mesmo tempo sabendo que tudo irá se acabar? Isso é o que chamo de maestria de escrita, de prender a nossa atenção desde as primeiras palavras de um livro, de sua contracapa.

"Inverno, primavera, verão, outono; a Morte é a quinta e ocupa o trono."
Um mundo, uma vida marcadas por estações, conhecemos todas e tememos apenas uma...

“Somos Deuses acorrentados e, pelas ferrugens. Isso. Não. Está. Certo
Isso não está certo.
- Damaya?
Não está certo, o que estão fazendo com ela. O que esse lugar faz com todos dentro de suas paredes. O que ele a está obrigando a fazer para sobreviver.
- vai fazer isso? Por mim?
Ela ainda o ama. Isso também não está certo.”
Ao ler esse trecho eu tive que parar apenas por um momento para refletir sob os horrores que estavam implícitas nas entrelinhas...

“- Nunca duvide que a amo, pequenina. Pobre criatura trancada em celeiro, sentindo tanto medo de si mesma que mal ousa falar. E, entretanto, existe o fogo da astúcia dentro de você, junto com o fogo da terra, e eu não posso deixar de admirar ambos, por mais nocivo que este último seja. – ele balança a cabeça e suspira – odeio fazer isso com você. Odeio que seja necessário. Mas, por favor, entenda, eu machuquei você para que você não machuque mais ninguém.”
Quis chorar aqui... E chorei em outros momentos do livro também...



“... é muito gentil da sua parte. Cuidar dele assim.
- ninguém nunca cuida de mim. – então ela fecha a boca com tanta força que seus dentes estalam. Ela não queria dizer isso....
- eu vou cuidar. – ele diz e se inclina para beijá-la...”
Existem relacionamentos que surgem nos livros de uma forma tão intensa que você só consegue desejar que exista esse tipo de amor na vida real...

"Você é ela. Ela é você. Você é Essun. Lembra? A mulher cujo filho está morto. Você é uma orogene que está morando nessa cidadezinha de nada de Tirimo há dez anos. Só três pessoas aqui sabem o que você é, e você deu à luz duas delas. Bem. Só resta mais uma pessoa que sabe, agora."
Ah o poder de uma frase bem escrita, tantos segredos nas entrelinhas...

“Quem sente falta do que nunca sequer imaginou? Isso não seria a natureza humana. Que sorte, então, que existem mais pessoas neste mundo do que simplesmente a humanidade.”
Concordo plenamente, as vezes, tudo o que eu posso pensar que a humanidade em si é o grande problema do mundo, e nesse livro temos isso, o mal que cada um pode fazer ao outro...

"O Mundo é o que é. A menos que você o destrua e comece tudo de novo, é impossível modificá-lo".
Quando eu li essa frase, eu não pude deixar de pensar que esse é o pensamento de muitos, que destroem tudo ao redor, usando a desculpa de que é necessário para se ter algo melhor... Guerras pela Paz, por exemplo.

“Lar são as pessoas — diz ela a Asael em um tom suave. Asael pisca.— Lar é o que você leva consigo, não o que deixa para trás”
Sem mais...

“Sua família lhe mostrou que o amor é uma mentira. Não é sólido como uma rocha; em vez disso, ele se dobra e se dissolve, fraco como metal enferrujado.”
As feridas que uma família pode deixar em uma criança... Tão triste esse momento.


"...o que se quebrou uma vez se quebrará de novo, com mais facilidade."
Outra verdade jogada na nossa cara!


“Liberdade significa que nós controlamos o que fazemos agora. Ninguém mais”

E sem a liberdade podemos dizer que somos humanos?


Como podem ver esse livro é excelente, tem uma trama maravilhosa e nos leva a refletir sobre muitas coisas.

Espero que todos possam ler essa trilogia intensa e tenham uma experiência literária tão incrível quanto eu.

Até a próxima.

Ps: Arte de Essun por John Sidoryk

7 comentários

  1. Que quotes incríveis, senti em cada um o sentimento que você teve aos separa-los, todos bem intensos e cheios de significados. Esse livro realmente parece muito bom. Bjs😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amor por esse livro só aumenta!!!
      😘😘😘😘

      Excluir
  2. Vivian!
    Pelos quotes e comentários que fez, o livro parece mesmo muito bom, com muitas reflexões a serem feitas e muita oisa para pensaar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Puxa acompanhar tudo sobre este livro e ele já está na lista dos mais desejados. A Morte é a quinta estação. Puxa, esse quote pegou fundo.
    E por tudo que está lindamente escrito acima, o livro todo é não somente um tapa na cara, mas um pedido de salvação!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian!
    Eu nao conhecia esse livro, realmente esse trecho do início é bem impactante, já prende o leitor de cara. Sim, sem liberdade não somos nada, por isso é tão importante dar valor a ela. Gostei da parte de que as pessoas são o lar, bem sincera e realista. Vou ler a resenha pra saber um pouco mais da história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian!
    Quero ler essa trilogia faz tempo, mas acho os livros muito caros e a editora não publica e-book (Morro Branco, amada, vamos mudar isso aí, né?). Porém é inegável que o universo criado por N.K Jemisin é grandioso (adoro fantasias em que o leitor tem que se esforçar pra se situar em um mundo tão ricamente complexo, repleto de conceitos), satisfazendo qualquer fã do gênero.
    Pelos quotes, é possível perceber que a autora possui uma escrita peculiar, como se fizesse do leitor o protagonista da história, um aspecto ousado, original e interessante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Quotes bastante interessante e alguns profundos. Fiquei bastante curiosa pelo livro!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir