De Sangue e Ossos - As Crônicas da Escolhida, 02 - Nora Roberts

9 de janeiro de 2020

Título: De Sangue e Ossos - As Crônicas da Escolhida, 02
Autor: Nora Roberts
Páginas: 432
Ano: 2020
Editora: Arqueiro
Gênero: Distopia, Ficção, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Um novo poder está surgindo
Fallon Swift pouco conhece do mundo que existiu antes da Catástrofe. As cidades estão destruídas, gangues de criminosos e de fanáticos religiosos cruzam as estradas à procura de sua próxima vítima e aqueles que têm poderes mágicos como ela continuam sendo caçados.
Prestes a completar 13 anos, Fallon sabe que se aproxima o dia em que sua verdadeira natureza, sua identidade como A Escolhida, será revelada. No meio da floresta, ela começará seu treinamento sob a orientação do feiticeiro Mallick, que vem apurando as próprias habilidades ao longo de séculos.
A menina aprenderá métodos antigos de cura e técnicas de luta, conviverá com fadas, elfos e metamorfos e precisará descobrir dentro de si um poder que nunca imaginou possuir. Quando o momento certo chegar, Fallon vai empunhar a espada e o escudo e partir para cumprir sua missão.
Até que ela cresça o suficiente para se tornar a mulher que está destinada a ser, o mundo continuará em perigo. Fallon Swift é A Escolhida, e só ela poderá salvar a humanidade.
SEGUNDO VOLUME DA TRILOGIA DISTÓPICA CRÔNICAS DA ESCOLHIDA.
Nora Roberts já vendeu mais de 500 milhões de livros no mundo.
“Um livro para leitores que desejam uma heroína forte e uma distopia impressionante.” – Publishers Weekly





Resenha:

“Eu me tornei a morte da morte, salvadora dos mundos.”

De Sangue e Ossos, é o segundo livro da trilogia As Crônicas da Escolhida, da autora Best-seller Nora Roberts, cujo primeiro livro é Ano Um. Por se tratar de uma resenha de série, pode conter spoilers do primeiro livro, cuja resenha vocês podem ler clicando na imagem abaixo.

                                                             

Lançamento de 2020 da editora Arqueiro, De Sangue e Ossos chegou em minhas mãos, graças à compra em pré-venda do digital, antes da data esperada, a vontade de ler esse livro foi tanta, que todas as leituras em aberto, foram deixadas de lado momentaneamente. E valeu muito a pena.

Vamos relembrar um pouco da trama? Em uma noite de ano novo Ross MacLeod, não tinha a mínima ideia de que destrói o mundo como ele conhecia. Um escudo que defendia o mundo se quebrou e com isso uma misteriosa praga investiu contra o mundo. Quase 90% humanidade morre em poucos dias, os imunes descobrem que uma parcela deles tem são dotados de dons mágicos, ou que são criaturas mágicas. 

“Dizem que um vírus aniquilou o mundo. Mas foi magia, negra como uma noite sem lua. O vírus foi sua arma, uma torrente de flechas no céu, balas silenciosas atacando, uma lâmina afiada. Porém, foi o gesto inocente – um toque de mão, um beijo de boa-noite dado pela mãe – que espalhou a Catástrofe, trazendo uma morte súbita, dolorosa e hedionda para bilhões.”

Aqueles que são imunes, porém, não possuem magia, se dividem entre os que os temem os demais, ou que os apoiam. Então uma perseguição começa por parte do governo, ou do que restou dele após o que todos chamam de Catástrofe.

O caos se espalha, governos caem, pessoas que já eram ruins, se tornam ainda piores, ainda mais se o chamado das trevas eles atendem e com os poderes deles se tornam o que chamam de Os Incomuns Sombrios.

Então todos aqueles que lutam pela luz, pela sobrevivência e pela esperança possuem dois grandes oponentes, as trevas e os preconceituosos, os que temem as mudanças.

Em Ano Um, acompanhamos um grupo de pessoas, com experiências de vidas distintas, bruxas, magos, elfos, médicos, jornalistas, hacker, etc... Em uma jornada para encontrar um lugar seguro e recomeçar a vida deles.

“– Tenha medo da força que os governa. O medo pode ser uma arma tanto quanto a coragem. Sem medo não existe prudência. Sem prudência vem o descuido. Com o descuido vem a derrota.”

Lana e Max são os protagonistas do primeiro livro, eles carregam ainda uma importância sem igual, Lana está destina a gerar A Escolhida, que irá triunfar contras as trevas. Ao lado de Arlys, Katie – e seus três bebês Duncan, Antonia, Hannah – Flynn, Chuck, Will, Jonah, entre outros, eles são a força humana que conhecemos e torcemos.

Ao final do primeiro livro, tivemos muitas perdas e sangue derramado, mas A Escolhida nasceu.



E é a jornada dela e seu amadurecimento que vamos acompanhar em De Sangue e Ossos, detalhes de sua infância e a forma como seu caráter é moldado por sua família, seus mestres, na luta e na magia, e a forma como ela se prepara para o grande embate final da luz contra as trevas no terceiro livro.

“O amor não é finito, Fallon. Se você tiver que aprender só uma coisa comigo, que seja isso.”

Enquanto temos a jornada de Fallon, A Escolhida, como trama principal do livro, ao mesmo tempo vamos acompanhando um pouco das outras comunidades e de outros personagens que serão essenciais na luta e no terceiro livro, se em Ano Um temos adultos lutando pela sobrevivência, em De Sangue e Ossos, é a vez de seus descendentes começarem a lutar e procurar mudar o mundo. 

É um livro de ligação, por isso a trama tem um ritmo mais calmo do que o primeiro, muito é explicado, mas na última parte Nora acelera o ritmo trazendo um pequeno embate, pequeno porque foi bem no final do livro, porém, as repercussões dessa luta ficaram marcadas a ferro e fogo no coração dos protagonistas.

De Sangue e Ossos, é um livro de fantasia muito bem escrito, com uma trama equilibrada, mesmo durante a construção dos poderes da protagonista e ela tendo todo o peso de ser a salvadora do mundo, Nora conseguiu equilibrar a doçura dos pequenos prazeres de uma criança que vai se tornando uma mulher.

Temos então, um pouco de amizade, lealdade e romance. Algo que vai surgindo bem aos poucos, mas impossível já não torcer por esse casal.

“E... fiz outras coisas.
– Que outras coisas? Ele deu um puxão forte na mão de Fallon e, quando o corpo dela o tocou, pegou nos cabelos dela livre e colou os lábios nos dela.”

Outro detalhe que gostei bastante, e já notei ser algo comum nos livros da autora, é a criação dos antagonistas, e assim como a lealdade é algo que ela dá muita importância, a traição é algo que ela usa, já que nada fere mais alguém do que ser traído por alguém que você confiava. 

Fiquem atentos, as tramas nas entrelinhas durante a leitura que irão ver muito o poder do mal agindo assim como vemos a luz agindo através dos protagonistas.

Falando em protagonista, Fallon me conquistou, eu estava um pouco cansada de mocinhas inseguras, que não confiam em si mesmas, ou que relutam em aceitar que são importantes e têm um papel crucial a realizar. E ela não é nada disso, até mesmo quando ela está furiosa com o destino dela, e convenhamos, ele não será fácil, ela não ficou de melodramas, ela não perde foco ou tempo. Muito decidida e batalha pelo que quer. Adorei. Quero mais mocinhas assim, por quem eu quero torcer e proteger. Não quero que ela sofra, mesmo sabendo que em toda guerra há perdas, eu fiquei com o coração apertado por ela no final desse livro, aliás, pelos protagonistas em geral, não tem um que eu desgoste. São ótimos, Duncan, Antônia, Hannah, Colin, Ethan, Travis, Denzel... todos uns amores.



Outro ponto que não posso deixar de comentar são as referências literárias que nora usa, temos Stephen King, Harry Potter e outros. Eu vibrei que mesmo com o mundo sendo destruído, a boa literatura foi preservada e está sendo passada para as futuras gerações.

Livro que me deixou muito ansiosa pelo desfecho em A Ascensão da Magia. Que para a minha alegria a Arqueiro pretende publicar ainda esse ano.

“Solas don saol”

Até lá, e se divirtam lendo De Sangue e Ossos.

6 comentários

  1. Como ainda não li o primeiro livro, fiquei assim meio perdida com os nomes dos personagens. Ano Um já despertou em nós leitores, essa vontade louca de conhecer a história e saber quem de fato,era a escolhida.
    Nora é o tipo de autora que consegue passear em vários gêneros da literatura e mesmo assim, ser majestosa em todos!!!
    Amo distopias e com certeza, lerei estes livros e vou ficar aqui no aguardo do fechamento da saga!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou tão empolgada com essa trilogia, tanto que o livro é uma das minhas prioridades de leitura agora para esse começo de ano (depois de fevereiro)! Amo a escrita da Nora e esse enredo está repleto de tudo aquilo que eu adoro nas minhas leituras, vai ser incrível poder acompanhar mais esse sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    sou muito fã da Nora e a cada nova trilogia dele, já fico bem interessada.
    E ver que ela trouxe seres fantásticos como nessa e ainda personagens fortes e que conquistam o leitor, já quero é poder ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian!
    Essa trilogia chama atenção pela forma com a qual Nora Roberts consegue mesclar os gêneros, sendo que o resultado é uma premissa original que com certeza deve agradar os fãs de história grandiosas cheias de reviravoltas.
    Eu ainda não li Ano Um porque estava esperando a publicação do segundo volume (tinha certeza de que o final do primeiro iria me deixar louco pela continuação) mas agora que descobri que a Arqueiro pretendo terminar a trilogia ainda em 2020, vou correndo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian!
    Acho que estou apaixonada por esse trilogia sem nem mesmo ler os livros ainda. Parece que a autora construiu tudo nos mínimos detalhes no primeiro volume e deu a continuação perfeita nesse livro. Adoro todos os elementos do mundo fantástico que Nora inseriu na trama e também gosto de mocinhas decididas e fortes, sem mimimi. Que ótimo que a editora irá lançar o último livro logo, mal posso esperar pra ler tudo de uma vez.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    No momento que vi esse lançamento estava desejando muito e agora ao conhecer mais sobre a trama tenho uma curiosidade imensa de ler. Nora é uma ótima autora e quero muito ler os livros delas, principalmente esse.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir