Apenas um Olhar - Harlan Coben

10 de janeiro de 2020

Título: Apenas um Olhar
Autor: Harlan Coben
Páginas: 352
Ano: 2019
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção, Literatura Estrangeira, Romance policial, Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse:
Uma foto pode contar muitas mentiras..
Ao buscar um filme que mandou revelar, Grace encontra, no meio das fotos, uma que não pertence ao rolo. É uma imagem de cinco pessoas, tirada no mínimo vinte anos atrás. Quatro delas não lhe são familiares, mas a quinta é muito parecida com seu marido, Jack.
Ao ver a foto, Jack nega ser ele. Só que, mais tarde, ele foge sem nenhuma explicação, levando a fotografia.
Sem saber por que ele se foi, Grace luta para proteger os filhos da ausência do pai. Cada dia que passa traz mais dúvidas sobre si mesma, sobre seu casamento e sobre Jack, assim como a compreensão de que há outras pessoas procurando por ele e pela fotografia – inclusive um violento e silencioso assassino.
Quando entende que não pode contar com a polícia, e que seus vizinhos e amigos têm os próprios objetivos secretos, Grace precisa enfrentar as partes sombrias de seu passado para descobrir a verdade que pode trazer seu marido de volta.
HARLAN COBEN JÁ VENDEU MAIS DE 70 MILHÕES DE LIVROS VENDIDOS NO MUNDO.
“O único bom motivo para deixar este livro de lado é ir conferir se a porta de casa está bem trancada.” – People


Resenha:

“Existem rupturas súbitas, rasgos na vida, profundos ferimentos a faca que retalham a carne. A existência é uma coisa e, depois de estraçalhada, vira outra. Desmorona como vísceras que caem por um corte no abdômen. E ainda há aqueles momentos em que ela simplesmente se desmancha. Um fio solto é puxado. Uma costura cede. A mudança é lenta a principio, quase imperceptível.”

Apenas um Olhar, é um livro de suspense do mestre no estilo Harlan Coben, lançamento de 2019 da Editora Arqueiro, primeiro lançado aqui no Brasil em uma edição exclusiva da TAG, em comemoração aos 05 anos do clube de assinatura. Para depois ser lançado com uma lindíssima capa, seguindo a nova coleção da editora para o autor. Ambas as edições estão muito bonitas. Eu particularmente adorei o tom da edição da Arqueiro, gosto muito da escolha de paleta de cores vibrantes, que é o oposto da edição da TAG, que ficou um pouco sombria, e definitivamente amei.

Harlan sabe como criar um suspense que prende a nossa atenção, eu comecei a ler e simplesmente não conseguia desligar da história, mesmo enquanto estava impossibilitada de continuar lendo, eu ficava criando teorias em minha mente.

Por ser um suspense, eu me encontro em uma posição peculiar, quero falar os aspectos que mais prenderam a minha atenção, porém, sinto que todos podem ser spoilers, então falarei de como me sentir lendo o livro e apenas por alto da trama em si.

“Quando se está em movimento, não se pensa em culpa ou inocência. Não se pensa no passado, nos sonhos, nas alegrias nem nas frustrações. A pessoa só se preocupa com a sobrevivência. Ferir ou ser ferido. Matar ou ser morto.”

O livro já começou nos entregando uma conversa peculiar entre um assassino de aluguel e um advogado que não tem a mínima ideia do que pode ligar ambos.

Para logo depois nos envolver com a trama de Grace uma jovem artista, que é esposa e mãe, que mora perto o suficiente de Nova York para sentir uma nostalgia da época em que vivia lá com sua família, e começa a temer que sua vida esteja um pouco tediosa. Até que ao pedir uma revelação de fotos de um passeio em família encontra uma foto que não deveria estar lá. 

Nessa imagem, ela acredita estar vendo seu marido ainda jovem, com algumas pessoas misteriosas e que uma delas tem um X rabiscado no rosto. Ao confrontar o marido este nega, porém, ele sai repentinamente na mesma noite e desaparece.

Grace simplesmente não consegue deixar de lado o misterioso sumiço, mesmo quando todos apontam que ele simplesmente a deixou, ela sentem que tem algo mais.



É só o começo para uma intricada rede de acontecimentos se desencadearem. Assassinos profissionais, mestres em mortes dolorosas, segredos e tanta coisa acontecendo! 

Sem contar com o final, que me surpreendeu.

Apenas um olhar é suspense muito inteligente, escrito de forma a realmente prender a nossa atenção aos pequenos detalhes que o autor vai entregando, com atenção algumas coisas podem já ir se encaixando maravilhosamente para forma um quadro empolgante nessa jornada literária. Houve um equilíbrio excelente nas doses de ação, suspense e drama. Existe o enigma e as motivações para tudo. Eu consegui desvendar bastante através das pistas, mas o plot twist do final... Como eu disse acima. Surpreendeu-me.  

Harlan é um dos autores de suspense mais bem sucedido, com muitos livros publicados e não somente com seus livros, e agora adaptando suas obras em séries e filmes, uma delas é Safe que temos resenha já no blog, e tem mais séries dele chegando. Não posso deixar de imaginar que apenas um olhar seria uma ótima minissérie.

Indicação para todos que gostam de suspense e thriller.

Até a próxima. 

7 comentários

  1. Este trazer de volta os grandes livros de Coben foi uma jogada de Mestre da Editora e também acho as capas lindas!!!
    Ainda não li este livro dele, mas pelo que está escrito acima, é mais um jogo daqueles que o autor faz com o leitor.
    A hora que a gente pensa que resolveu tudo, ele vai lá e dá aquela gargalhada na nossa cara..rs
    O mestre das reviravoltas!!!
    Com certeza, quero muito poder conferir mais este livro dele!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian!
    Como citei em um outro post aqui do blog, Harlan Coben é referência quando o assunto é thriller policial, e nesta obra não parece ser diferente, visto que o autor utiliza todos os elementos comuns ao gênero para entregar ao leitor uma história frenética, cheia de acontecimentos bombásticos.
    Coben, muito inteligente, deixa o leitor ver os fragmentos da história, dando uma chance para que o quebra-cabeça possa ser montado. E tentar descobrir toda a verdade é muito gostoso, ainda mais quando somos surpreendidos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivian,
    A gente sabe que o livro é bom quando começamos a ler e não conseguimos mais parar e mesmo que eu não tenha lido nada de Harlan Coben sei que suas tramas tem essa característica. Se tem algo que acrescenta um bom mistério a uma trama são fotos antigas e acho que o autor soube trabalhar muito bem com este elemento. Como pode um simples sentimento de nostalgia fazer a vida dar um giro de 360º e não para algo positivo? Certamente Grace não esperava algo tão drástico acontecendo em sua vida quando resolveu revelar aquelas fotos e o fato de seu marido negar o conhecimento e ainda sumir depois disso só faz a mente do leitor encher de teorias (a minha, com certeza, esta cheia delas agora). A premissa de Apenas um olhar já instiga, mas vindo acompanhada de uma ótima recomendação fica impossível resistir ao desejo de adquirir um exemplar e realizar a leitura imediatamente.

    ResponderExcluir
  4. Vivian!
    Cada vez mais o autor vem se destacando e sendo reconhecido por sua forma de escrever bons thriller que vão envolvendo o leitor, prende do início ao final.
    Achei fantástico aqui o plot do livro e toda trama envolvente, com dramas na medida certa e aquele anseio de descobrir todas as motivações para os crimes que vão aontecendo, nossa!
    Já assisti Safe e espero que outros livros dele se transformem em filme, inclusive esse.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivian!
    Adorei essa capa, esse coleção está um charme. São tantas indicações boas de obras do Coben que eu nem sei por qual livro começar, mas pretendo ler algo do autor em breve. Esse particularmente tem uma trama bem sinistra e o fato de o final ser surpreendente conta muito. Que terrível deve ter sido pra Grace ver seu marido fugir assim e não poder confiar em ninguém. Realmente uma história digna de ser convertida para as telonas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Mas gente esse aviso da sinopse já me deixou aqui de olhos arregalados (risos), confesso que ainda não li nada do autor, mas tenho dois títulos dele aqui na minha estante. Essa novas capas estão realmente lindas e bem chamativas. A história parece ser daquelas que vai me deixar com aquela vontade (necessidade) de dar uma espiadela nas ultimas páginas (risos).

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Existe vários livros do autor que desejo muito ler, apesar que sou bem apaixonada por esse gênero. Tem uma ótima premissa e uma trama bem envolvente. Já irei colocar na lista de desejados.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir