Aqueles que Abandonam Omelas - Projeto Cápsula Morro Branco, 03 - Úrsula K. Le Guin

20 de janeiro de 2020

Título: Aqueles Que Abandonam Omelas
Autor: Úrsula K. Le Guin
Páginas: 21
Ano: 2019
Editora: Morro Branco
Gênero: Contos, Ficção, Ficção científica, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Gratuito no Site da Editora Morro Branco
Nota:   
Sinopse: Aqueles que abandonam Omelas é ambientado em uma cidade onde a felicidade de todos depende de algo aterrador.

Este Conto foi cedido pela Editora Morro Branco, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha:

“Ah, milagre! Mas eu queria poder explicar melhor. Queria poder convencer vocês. Nas minhas palavras, Omelas parece uma cidade de conto de fadas: era uma vez, há muito tempo atrás, em um lugar muito distante...”

Aqueles Que Abandonam Omelas, é um conto da autora Úrsula K. Le Guin, lançado pela editora Morro Branco através do seu projeto incrível, o Projeto Cápsula.

O Projeto Cápsula é uma plataforma totalmente gratuita, onde a cada mês a editora disponibiliza um conto de um dos autores do seu estelar catalogo.

Úrsula K. Le Guin, é uma autora fantástica, ela escreve desde fantasias elaboradas, ficção cientifica, não ficção entre outros estilos. Ganhadora de vários prêmios literários como o Hugo Awards, O Nebula, e outros, ela é uma referência para diversos autores.
Com um estilo de escrita sensível me impressionou nesse pequeno conto, que foi o meu primeiro contato com a escrita dela, e já adianto, desejo ler muitos outros livros dela.

Como os demais contos desse projeto Aqueles Que Abandonam Omelas é curto, você pode ler em um único fôlego praticamente. Foi assim que eu me senti enquanto lia.

Primeiro ela vai nos descrevendo uma cidade utópica e seu festival de verão.
Todos os moradores são felizes, mas lá não é como todos os lugares do mundo, e ela vai dialogando com o leitor, perguntando o que deveria existir em uma cidade, para que todos fossem felizes, esse jogo de envolver o leitor na narrativa, o fazer pensar rapidamente, também é um convite para que ele indague se o que esta sendo dito é verdade.
Se poderia existir mesmo uma cidade onde todos são felizes?
E o que me leva ao titulo... Aqueles Que Abandonam Omelas, porque eles deixariam um lugar assim?
Ah porque eu fui perguntar...
Quando é nos mostrado os motivos, eu fiquei perplexa.

“Vocês acreditam? Aceitam o festival, a cidade, a alegria? Não? Então, deixem-me descrever mais uma coisa...”

As vezes livros de 300 páginas não me fazem me sentir tão envolvida quanto esse conto, porque foi curto... Porque convidou a reflexão e por que existe dolorosas verdades escondidas atrás de qualquer ideia de absolutismo. Ate mesmo da felicidade.

Aqueles Que Abandonam Omelas, foi um modo impactante de conhecer a escrita da autora, por isso indico a todos que tirem uns minutos e vão ao site da editora para ler esse conto. É uma experiência literária muito boa.



Indico para quem gosta de ficção, drama, ou apenas contos rápidos e envolventes.

Estou ansiosa para saber qual será o próximo conto do projeto.

Para quem desejar ler esse conto, ele se encontra no site da Morro Branco, com acesso totalmente gratuito. Basta acessa ao site e ir à guia Projeto Cápsula, lá vocês terão acesso a todos os contos já lançados.
Com uma linda tradução e diagramação.

Até a próxima.

6 comentários

  1. Repito: o mundo precisa de mais projetos assim! Não somente por disponibilizar de "grátis",mas por poder apresentar tantos autores renomados assim! A cada conto, uma surpresa nova e essa possibilidade infinita de conhecer um pouco do trabalho de todos eles!
    Mesmo que ficção científica não seja o meu forte, já gostei de cara do título do conto e vou atrás agora!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian!
    Admiro muito a Ursula, principalmente toda a trajetória de vida da autora que a tornou um dos ícones mais influentes da literatura.
    Este conto parece ser bastante misterioso, instigando o leitor e ao mesmo tempo fazendo-o refletir sobre o conceito de felicidade, que não é muito simples de ser entendido, embora a maioria das pessoas tenha um ideal de vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    Esse programa da editora é fenomenal.
    Adoro a autora e a curiosidade em ler esse conto dela é grande.
    Amo a ficção que ela escreve.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian!
    Já virei fã desse Projeto. Não conheço a autora mas já fiquei curiosa pra conhecer essa cidade utópica e quais os seus problemas. Quando o autor é bom, até a lista de compras nos mexe com a gente rsrsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! O que eu estou achando mais engraçado conhecendo mais sobre esse projeto é que mesmo minha aversão por ficção científica não prevalece em conhecer mais sobre a história e a escrita do autor #chocada! Por se tratar de leituras rápidas não fiquei com aquele receio de não entender nada!

    ResponderExcluir
  6. Ja falei que amei esse projeto, incentivo a leitura é sempre bem vindo. Gostei muito dessa resenha, um livro diferente e interessante, mesmo que eu nao leia muito o estilo, mas quando a história chama a atenção, tenho ler mesmo. Curti bastante.

    ResponderExcluir