O Encantador de Livros - Lucas de Sousa

4 de maio de 2019

Título: O Encantador de Livros
Autor: Lucas de Sousa
Páginas: 148
Ano: 2016
Editora: Ler Editorial
Gênero: Literatura Fantástica
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Aventure-se na Cidade dos Livros! Um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros. Conheça o Encantador de Livros, um contador de histórias capaz de fazer os livros voarem, e Benjamim, um menino analfabeto que, juntamente com seus amigos, terá que salvar a cidade de uma terrível ameaça.

"Liam por amor, porque gostavam e precisavam. Liam porque era a coisa mais gostosa que conheciam."

Resenha: Imaginem uma cidade de leitores por todos os lugares, todos mesmo e que apreciam ler e escrever livros, comprar livros, estudar para ter mais conhecimento, exercer a profissão de escritor e ser reconhecido como membro importante da cidade e dar vida a história de uma maneira sonhadora e fascinante. Sim! Essa pequena cidade é a Cidade dos Livros e eu não poderia deixar de compartilhar quão boa ela é.

"Saber ler é o bem mais precioso que guardaremos conosco."

Um livro com um requinte de mistério e por um narrador que me ludibriou a cada capítulo. O livro é bem curto... tem umas cento e poucas páginas, mas o conteúdo mágico nos entorpece com tanta franqueza e docilidade.

" - Muitos desconhecem o belo prazer de ser simples e humilde - "

As personagens são a maioria crianças e que nos ajudam a entender que nem tudo são flores, ou seja, não é porque é a Cidade dos Livros que não tem problemas, que as pessoas são todas leitoras, não é que não exista pessoas más.

"...ele não desistia de amar os amigos de papel, cola e tinta..."

É deveras encantador ler um livro que fala sobre os livros, sobre o ato de ler. Ter amigos que lêem. Ter a agradável companhia de um livro sempre. Estar só e ao mesmo tempo com uma ótima companhia.

"Quando aprendemos a ler, muitos livros se tornam portas para as mais grandiosas aventuras"

Raramente leio literatura fantástica (brasileira) e não é que me impressionei com a boa qualidade da escrita, revisão e mensagens a serem passadas? Uma ótima história que tem que ser apreciada. Leiam e se sintam quão bom é ser leitor.

13 comentários

  1. Bem legal essa ideia de uma cidade toda voltada para livros, ahh é um sonho. Mas também é bom lembrar que nem tudo são flores e até num lugar assim ainda exitem problemas. Um livro curtinho mas que parece prender bem o leitor e pra quem ama ler uma história assim é legal demais de ver. Leria e com gosto ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma leitura proveitosa com una boa história.

      Excluir
  2. Olá Raquel!
    A obra, apesar do número limitado de páginas, satisfaz e encanta ao mesmo tempo, sem deixar de introduzir algumas mensagens relevantes para o contexto e que nos fazem refletir. O universo mágico criado pelo autor é de encher os olhos, sendo que tanto um adulto quanto uma criança fazem bom proveito da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alison,

      Realmente é muito bom e prazerosa leitura. Vale muito ler.

      Excluir
  3. Oi, Raquel!!
    Gostei muito da ideia do autor de colocar uma cidade que todos respiram literatura, sem dúvida é um lugar cheio de mistério e magia !! Enfim, Cidade dos Livros é um livro que adoraria conhecer mais pois amo uma boa leitura do gênero literatura fantástica. E fico muito feliz que esse livro seja de uma autor brasileiro!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse parece ser um amorzinho de livro, né? Leitura até dentro da leitura é facinante. Gostei da ideia de uma cidade de livros, com todos sendo leitores e me deixou curiosa sobre os problemas que podem ocorrer com todos tendo esse mesmo gosto.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Raquel
    Ainda não conhecia o livro. Nossa que capa maravilhosa ela me lembra muito o Castelo Ra-Tim-Bum, que adorava assistir.
    Claro que mesmo sem conhecer já amei o livro, imagina ter uma cidade assim, que sonho. Um enredo cheio de ação e aventura, será que as pessoas da cidade descobre que Benjamim não sabe ler? Os quotes são maravilhosos, aumenta mais minha curiosidade.
    Quero muito ler o livro, fiquei encantada com ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Raquel!
    Estava animadíssima para a resenha desse livro, o título me ganhou logo de cara. Ultimamente tenho me surpreedido com a qualidade da escrita nacional. E essa obra é um prato cheio nós leitores acíduos. Esse pegada infantojuvenil deixa um aspecto magico na história, sem falar que o livro é perfeito para inserir os mais jovens nesse universo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel, tudo bem? Essa história deve ser uma delícia de ler e eu já me encantei com esse mundo de leitores criado pelo autor! Já fiquei me imaginando vivendo nesse lugar, mas achei legal que o autor trouxe uma dose de realidade mesmo em se tratando de literatura fantástica e acho que esse é o diferencial que as tornam tão boas, porque quando tudo é muito inverossímil fica difícil aceitar, mesmo que seja fantasia.
    Essa capa é tão linda que quero num quadro! ; )
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  8. Raquel!
    Parece tão encantador quanto o título.
    Um sonho viver em uma cidade dessas onde tudo gira em torno dos livros e com crianças fica ainda mais delicioso.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Eu quero muito ler esse livro.
    Só de imaginar um lugar só com pessoas que amam literatura 😍
    Porém, me chamou bastante atenção o ponto de vista ser das crianças e ter ainda um lado fantástico que é o meu estilo favorito de literatura ❤
    Mais um para lista Infindável!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Mas gente, já quero saber o caminho para essa cidade (risos). Também não costumo ler fantasia nacional, mas amei o enredo e fiquei bastante interessada e encantada com tudo que li. Deve ser uma leitura bem amorzinho.

    ResponderExcluir
  11. Oiii ❤ Vou acrescentar agora esse livro na minha lista de leituras! Que capa mais fofinha! Adoraria viver numa cidade que todos gostassem de ler e escrever ❤
    Nunca li um livro que fala sobre o ato de ler, mas quero muito ler esse, parece um livro diferente de tudo que eu já li. Não tenho costume de ler livros nacionais sobre fantasia também, mas com certeza vou dar uma chance a esse.
    Achei a ideia do autor muito original, agora estou curiosa pra saber como seria viver numa cidade assim ❤

    ResponderExcluir