Não tá fácil pra ninguém - Andrew Tsyaston

5 de maio de 2019

Título: Não tá fácil pra ninguém
Autor:Andrew Tsyaston
Páginas: 112
Ano: 2019
Editora: Seguinte
Gênero: Quadrinhos, HQ
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon 
Nota: 
Sinopse:

Às vezes você mal acorda e já sente que a vida quer te derrubar? Tenta, em vão, conciliar sono, trabalho, exercícios, lazer e vida social, e sente que tem sempre alguém muito melhor do que você em tudo? Não se preocupe, você não está sozinho! Porque a verdade é que não tá fácil pra ninguém.

De forma acessível e certeira, as tiras de Andrew Tsyaston discutem ansiedade, depressão, masculinidade tóxica, autoestima e as expectativas de nossa sociedade em relação aos jovens. Ao longo da leitura, é inevitável se identificar e dar muita risada — ainda que, por dentro, você esteja chorando.

Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras,porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha:

"Está tudo bem crescer no seu próprio ritmo. As pessoas amadurecem de formas diferentes, assim como os Pokémons."

O autor das tirinhas, já conta com mais de 1 milhão de seguidores na internet. Suas tirinhas tratam do humor ácido sobre a vida, as pancadas que levamos dela, a forma como enfrentamos as situações, e como amadurecemos.

Eu já conhecia o trabalho do autor, pois acompanhava tem algum tempo. Porém eram todas em inglês, e quando soube desse lançamento da Companhia, não pensei duas vezes.
Queria ter em mãos para quando estivesse um pouco para baixo,  dar umas risadas, porque embora as situações na vida real não sejam engraçadas, Andrew com seu traço colorido e com  nosso protagonista sempre  ( ou quase sempre) com um sorriso no rosto enfrentando a vida (literalmente), nos mostra que podemos sempre levar a vida tão leve quanto possível.

Para uma obra que é essencialmente ilustrada, se torna um pouco difícil fazer a resenha, pois não há o impacto visual que o quadrinho provoca. 

Acho que me identifico 99% com tudo que ele mostra na obra, porém tem coisas que acho legal destacar:

 1)Ele sempre fala sobre café; Diz que pessoas que colocam açúcar e leite nele são covardes, mas também alega que a vida é tão amarga e ruim quanto um café preto.
2) Ele mostra a vida representada quase sempre com um porrete (taco) nas mãos, seja pronta para nos acordar ou apenas para lembrar que as vezes a pancada vem quando menos esperamos;
3) Ele também fala sobre 2 tipos de pessoas que encaram a vida: A e B; Sendo A, uma pessoa competitiva e estressada e B, um pouco compassiva demais.


Longe de ser algo apenas para diversão, as ilustrações nos trazem também reflexões sobre depressão,a forma como a sociedade espera que sejamos, o qual difícil é ser diferente e não ter suas opiniões levadas a sério por não serem iguais a da maioria. A dificuldade da vida adulta, aonde temos que conciliar tantas coisas, e muitas outras situações da vida cotidiana social.
Eu já era extremamente apaixonada pelo trabalho do autor, mas ter em mãos um livro com essas tirinhas , ver finalmente o trabalho dele ser reconhecido aqui ,me deixa muito feliz.  E mais ainda por ver o cuidado e a qualidade que a editora teve na publicação.


Não sei se terão outros volumes (espero que sim), mas super indico esse livro para todos que queiram rir um pouco e se identificar a cada virada de página, porque eu tenho certeza que irão se identificar sim.

Ps: Se quiserem ver mais do trabalho dele, além de comprarem o livro, sugiro que sigam sua conta  no instagram: @ShenComix.

Até a próxima!

12 comentários

  1. Adorei a resenha *---*
    Eu sigo o Andrew tem algum tempo no Instagram e as tirinhas dele sempre me causam um impacto (apesar de que eu nunca bebo café me sinto muito relacionada as suas clássicas tiras de viciados em café).
    Fico tão feliz ao ver um artista como ele sendo valorizado no Brasil e tendo um livro publicado.
    Já está nos meus desejados para este ano ❤

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karla
    Ainda não conhecia os quadrinhos do autor, mas fui dar uma espiadinha no seu instagram e adorei.
    Gostei que a editora trouxe aqui para o Brasil e que eu posso me identificar em algumas tirinhas. Amo café, até brigadeiro de café já fiz kkk.
    Quero muito conhecer mais do trabalho do autor em português é melhor.
    Já esta na lista de desejados que só aumenta a cada resenha que leio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Karla!!
    Não conhecia o trabalho do Andrew Tsyaston, achei super bacana as tirinhas dele e também que ele trata super bem de assuntos que são tão sérios como a ansiedade e a depressão que infelizmente cada vez mais tem atingindo a sociedade. Sem dúvida quero muito ler esse livro. E também adorei o instagram do autor!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto alguma coisa dessas tirinhas, achei tão legal pelo jeito delas... Sincero, sarcástico, o tom de reflexão que deixa. Gostei disso nelas e até essas coisas com café me chamaram atenção por ser viciada nisso também. Já tem aquele detalhe pra se identificar. O desenho é simples e fofo e que bom que não acaba sendo algo bobo, que fale de tema pesado e de um jeito tão interessante assim. É bem legal e adoraria ler ele todinho. Só pelas partes que vi já adorei ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá Karla!
    Adoro esse livros divertidos e fico feliz que as editoras estejam lançando mais obras nesse estilo. Estou morre do de rir com essa comparação das pessoas e os Pokémons, realmente faz sentido kkkk. Essas mensagens de superação e auto-estima são muito bacanas. Os traços do autor são bem delicados e muito fofos. Vou começar a segui-lo com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Karla,
    Não conheço o trabalho desse autor, mas de cara gostei de como ele apresenta temas tão importantes de forma simples e direta. Comparar a vida com coisas do cotidiano é uma ótima maneira de exemplificar o que ele está querendo contar, sem falar nas ilustrações que além de complementarem suas ideias conseguem atrair ainda mais o leitor. Quero ter a chance de ler essas tirinhas e espero que editora não pare por aí as publicações do autor.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não ser uma leitora de tirinhas fiquei interessada por esse livro. Achei os desenhos bem fofos, coloridos e alegres. Deve ser uma boa maneira de alegrar quem está lendo. A leitura também me parece bem fácil e acessível. Se for ler uma tirinha, com certeza será essa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Karla, tudo bem? Olha, eu não lembro a última vez que peguei quadrinhos para ler, mas me apaixonei pelas ilustrações desse livro. Além disso, achei ótima a ideia do autor de abordar temas relevantes, profundos e dignos de reflexão de uma forma simples, divertida e leve. Às vezes falar sobre assuntos que mexem conosco pode ser difícil, mas se encarados com um pouco mais de leveza se torna mais fácil enxergar onde devemos prestar mais atenção, mudar, ajustar, etc.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá Karla!
    É notório que a obra apresenta uma qualidade inegável, sendo que o que mais chama atenção no conteúdo é a inteligência do autor para discorrer sobre os mais variados temas, ao mesmo tempo divertindo e causando a devida reflexão. De fato, muitos aspectos do mundo que vivemos corroboram para que seja fácil se identificar com o conteúdo das tirinhas, as quais podem nos ajudar a ser pessoas melhores.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. KARLA!
    Acho importante quadrinhos que trazem assuntos importantes que propiciam a reflexão, mesmo que de maneira hilária,divertida e sem muito estresse.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Olá! Acho que é praticamente impossível não se identificar com essas tirinhas e de fato é para rir e chorar ao mesmo tempo. Já estou na torcida por novos lançamentos para amenizar um pouco mais essa nada mole vida.

    ResponderExcluir
  12. Oiii ❤ Sem dúvida, essa é uma das suas indicações de leitura que eu mais quero ler ❤
    Acho muito importante que autores abordem em suas obras temas como depressão, ansiedade, autoestima e por aí vai. Que cada um tem seu tempo pra amadurecer e tudo bem não ser bom em tudo ❤
    Definitivamente eu preciso ler essa HQ! ❤ Acho que ela pode ajudar tanto a mim quanto a várias outras pessoas que enfrentam essas situações ❤ Obrigada pela indicação ❤

    ResponderExcluir