Almas Gêmeas - Nicholas Sparks

26 de janeiro de 2019

Título: Almas Gêmeas
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 288
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva
Nota: 
Sinopse:Hope Anderson está numa encruzilhada. Aos 36 anos, ela namora o mesmo homem há seis, sem perspectiva de casamento. Quando seu pai é diagnosticado com ELA, Hope resolve passar uma semana na casa de praia da família, na Carolina do Norte, para pensar nas difíceis decisões que precisa tomar em relação ao próprio futuro.
Tru Walls nasceu numa família rica no Zimbábue. Nunca esteve nos Estados Unidos, até receber uma carta de um homem que diz ser seu pai biológico, convidando-o a encontrá-lo numa casa de praia na Carolina do Norte. Intrigado ele aceita e faz a viagem.
Quando os dois estranhos se cruzam na praia, nasce entre eles uma ligação eletrizante e imediata. Nos dias que se seguem, os sentimentos que desenvolvem um pelo outro os obrigam a fazer escolhas que colocam à prova suas lealdades e reais chances de felicidade.
O novo romance de Nicholas Sparks, na tradição de Diário de uma Paixão e Noites de Tormenta, aborda as muitas facetas do amor, os arrependimentos e a esperança que nunca morre, trazendo à tona a pergunta: por quanto tempo um sonho consegue sobreviver?

Resenha:

A fama de Nicholas Sparks é fato, principalmente entre os brasileiros. Suas obras e adaptações tem sido de grande acréscimo ao mundo da literatura, trazendo sempre muito romance e emoção. Este último lançamento do famoso e talentoso autor não poderia ser diferente, são apresentados diversos cenários, alguns personagens com características já familiares e um lugar que todos desejariam conhecer. 

"Por quanto tempo um sonho consegue sobreviver?"

Desta vez Sparks nos apresenta Tru Walls, um guia de safáris em Zimbábue, na África. Ele é um homem que ama onde vive, tem grandes habilidades em desenhos, passou agradavelmente por um divórcio e tem um filho encantador. Possuindo grandes feridas, no quesito família, Tru nunca conheceu o próprio pai, até receber uma carta do mesmo convidando-o para encontra-lo na Carolina do Norte.

Hope Andersons é uma mulher que, aparentemente, tem uma vida perfeita: um namorado lindo e bem sucedido, pais e irmãs que a amam, o emprego dos seus sonhos e um adorável cachorro que lhe faz companhia. No entanto, muitas dúvidas ainda a cercam e todos os seus planos estão cada vez mais distantes. Um de seus sofrimentos é a saúde do seu pai, e para contribuir nas despesas ela vai até o antigo chalé de sua família para se despedir e vendê-lo.

"O destino que mais importa na vida de qualquer um é relativo ao amor."

Ambos se encontram nesta incrível ilha. Fora de temporada, as praias vazias deixam ainda mais o clima romântico no ar, despertando paixões e sentimentos. Mas o amor e a melhor parte da história surge com o Almas Gêmeas, a surpresa que nomeia o livro.

"Amar você me tornou mais do que eu era."

Quem acompanha a escrita de Sparks reconhece a Carolina do Norte como o espaço central de boa parte das sua histórias, acompanhando raríssimas vezes os personagens em outros locais. Este livro traz um diferencial quando, logo nas primeiras páginas, nos apresenta o ambiente encantador da África: o sol brilhante, a natureza esplendorosa e as variadas, e extraordinárias, espécies de animais. Através da perspectiva de um personagem, finalmente é exposto uma visão de fora dos EUA.



As narrativas longas e extremamente detalhadas, bastante típicas do autor, também estão presentes nesta obra. Embora, muitas vezes, seja cansativo em demasia, o leitor consegue imaginar perfeitamente cada cena descrita no livro. É possível sentir falta de algumas pontas que não foram concluídas com o enredo, mas que dão aquele aspecto de continuidade e leveza.

"(...) há momentos em que o destino e o amor se chocam."

Os personagens foram construídos de forma bem madura e realista, é incrível a maneira que o autor tem de ser condizente a diferentes gerações nos seus variados livros. Outra grande destaque é a inserção do próprio autor na história, pela primeira vez em todos os seus lançamentos. E, ainda deixa no leitor, a vontade de conhecer a Carolina do Norte.

De todos, esse foi um dos livros mais tranquilo. Quem persiste nas obras de Nicholas já inicia se preparando para as mortes que arrancam soluços, as separações trágicas e os finais de arrancar lágrimas. Neste há dramas, incertezas e tristezas porém tudo bem real, com os personagens aceitando e lidando da melhor maneira possível.


14 comentários

  1. Olá, Andressa!
    Preciso dizer que, apesar de ter lido poucos livros do Sparks, gosto muito dele e de sua escrita! Só soube agora deste livro e me interessei bastante. O que mais me chamou atenção foi você dizendo que os personagens são bem realistas (me conquistou total aí). O enredo parece ser muito bom, com certeza darei uma chance.
    Os quotes são maravilhosos também.
    Obrigada pela resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha! Se apaixone por esse livro também!
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá! Confesso que ando fugindo dos livros do autor, mas de tanto ver resenha dele rolando por aqui, resolvi dar mais uma chance a leitura, afinal tem como não gostar de um livro do Nicholas Sparks, aquele clichê que adoramos ler e que nos faz desidratar, mesmo sabendo o que poderá acontecer, nunca estamos preparados para o que de fato acontece, ai ai haja lencinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, eu mesmo tenho resenhado muito dele. Mas um clichê é sempre bom!

      Excluir
  3. Eu amo o Tio Nick, sempre reclamo dos clichês em outros livros, mas quando é com ele parece que tudo dito foi em vão. Amo seu tipo de escrita, apresentação e caracterização de personagens e, claro, os cenários praianos. Almas Gêmeas me surpreendeu por iniciar em um cenário totalmente diferente como a África, fiquei super feliz com a mudança e, como sempre, satisfeito com os personagens. Indico muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tio Nick é um gênio!
      Fico contente que tenha gostado do livro!!

      Excluir
  4. Olá! Estou doida para ler esse livro, curto muito a escrita do Nicholas Sparks e gosto muito quando os protagonistas são mais velhos, cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! E esse é bem no estilo de Noites de Tormenta... certamente você irá adorar!

      Excluir
  5. Oi Andressa,
    Menina, sou completamente apaixonada pelos livros do Nich mas, esse foi o único que ainda não li, por ser um lançamento, mas quero mudar isso em breve.
    Eu estava me reservando de ler resenhas, por medo de perder o encanto, mas agora, nossa, tô mais encantada, que história linda, e melhor, saber que o autor sempre se preocupa em trazer elementos reais, e, nesse caso, ainda mais por ser uma história real, adorei.
    Sobre o casal, confesso que já tem uma pontinha triste em mim, se eu conheço o autor, ele vai nos fazer sofrer e muito! Kkkkk
    Fiquei curiosa sobre essa caixa de correios "Almas gêmeas", legal né? Gostaria de conhecer a Carolina do norte, cada vez mas me encanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todos, esse foi o menos triste dele. Isso foi surpreende!
      Beijos!!

      Excluir
  6. Olá!
    Sempre ouvi falar muito bem desse livro. Infelizmente ainda não li nada do Nicholas, mas nesse ano vou tentar pelo menos ler um de suas obras. A cada resenha que vejo desse livro fico com mais vontade de le-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, a fama do autor não é em vão.
      Espero qur também se apaixone por ele.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. To louca pra começar essa leitura, como tudo do Nicholas já me preparo pra uma história emocionante daquelas de tocar o coração do leitor. A sinopse já me deixou super apaixonada e a premissa se parece muito boa.

    ResponderExcluir