Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

29 de novembro de 2018


Título: Cem Anos de Solidão
Autor: Gabriel García Máquez
Páginas: 448
Ano: 2017
Editora: Record
Gênero: Romance Colombiano
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Americanas | Submarino
Nota:   
Sinopse: A nova edição do mais importante livro de Gabriel García Márquez Neste, que é um dos maiores clássicos de Gabriel García Márquez, o prestigiado autor narra a incrível e triste história dos Buendía – a estirpe de solitários para a qual não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra” e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance. É lá que acompanhamos diversas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo. Para além dos artifícios técnicos e das influências literárias que transbordam do livro, ainda vemos em suas páginas o que por muitos é considerado uma autêntica enciclopédia do imaginário, num estilo que consagrou o colombiano como um dos maiores autores do século XX.


" - A terra é redonda feito uma laranja."
Resenha: Esse é o tão falado e aclamado livro mais conhecido mundialmente de Gabriel García Márquez. Tenho que dizer que é uma história  mirabolante e com grande dose de realismo fantástico.
"O essencial é não perder a direção."


O livro conta a história da família Buendía, desde José Arcádio e Úrsula até o o último descendente Aureliano na pequena cidade de Macondo. Sim, é uma cidade fictícia, porém com muitas coisas para serem contadas.



Básico contexto histórico que são tratados na obra de Márquez:

A história da Colômbia é dramatizada por intermédio de dois eventos principais: a Guerra dos Mil Dias e o massacre dos trabalhadores bananeiros em Ciénaga, no ano de 1928. Essas eram, segundo Gerald Martin (2008, p.368), as principais referências históricas que formavam o contexto da própria infância de Gabriel García Márquez.

Fonte: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/05/15/cem-anos-de-solidao-uma-metafora-da-condicao-latino-americana
“A gente não é de um lugar enquanto não tem um morto enterrado nele.”
Um pouco mais da história...

Ouvi por muito tempo falar do escritor e depois de alguns anos resolvi ler o livro mais conhecido dele, pelo mundo, que é Cem anos de solidão, tanto que ganhou o prêmio Nobel de literatura. Entretanto, o livro é rico em realismo fantástico e ao meu ver vários momentos ele pode, talvez, ser associado com nossa realidade se você tiver uma mente bem criativa e intuitiva.

Em um pouco mais da metade do livro, ele é centralizado em seis personagens, sendo essas, José Arcádio Buendía, que fundou a vila de Macondo, a esposa dele, Úrsula, e ambos são primos, e ela é a mulher forte que conduz a casa e a vida de todos na casa, de certa forma e, seus três filhos, José Arcádio e, o futuro coronel: Aureliano Buendía e a filha Amaranta, Rebeca, filha de consideração. Depois vemos bastante o Melquíades que se torna amigo de José Arcádio, esposa de Úrsula.
“Um único minuto de reconciliação vale mais do que toda uma vida de amizade.”
Portanto, eu recomendo muito essa leitura, todavia os capítulos são longos com mais ou menos 20 ou mais páginas, o que é bom para ler calmamente e entender bem cada personagens e as história narradas sobre eles, sobre a cidade, sobra as pessoas que passam por elas e os acontecimentos ludibriados.

5 comentários

  1. Amei sua resenha, quero muito ler esse livro, comecei a pesquisar mais sobre o autor e fiquei fascinada, agora só falta ler suas histórias rsrs

    www.submersaempalavras.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel!!
    Conheço muito esse livro de várias indicações e resenhas que já li dessa história, mas ainda não li Cem anos de solidão do Gabriel García Máquez. Mais fiquei encantada por essa nova edição da obra.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Certamente esse é um dos clássicos que devem ser lido. A princípio pelas resenhas que já li dele é que fecha bem com a tua e que a princípio a história não tem nada de mais, o que enriquece é a maneira de sua escrita e como ele conta a história de cada personagem, certo? Assim que tiver oportunidade quero ler sim, alem do que essa capa eu achei linda.

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel,
    A imaginação do autor foi longe... Legal ele ter usado de fatos históricos para construir sua história, acredito que faça o leitor se envolver ainda mais. Só achei a quantidade de personagens um pouco demais, mas, só lendo para compreender!
    É o tipo de livro para ser lido mais de uma vez, e absorver todo o conteúdo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ahhh que eu também já recebi várias indicações em relação a esse livro, só ouço (leio) coisas positivas relacionado a ele, por isso, quero muito conferir, ele já está na minha listinha. A história parece ser muito rica e cheia de detalhes.

    ResponderExcluir