As Elizas - Sara Shepard

20 de outubro de 2018

Título: As Elizas
Autor: Sara Shepard
Páginas: 384
Ano: 2018
Editora: HarperCollins Brasil
Gênero: Ficção, Suspense, Thriller
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Quando a escritora estreante Eliza Fontaine é encontrada no fundo da piscina de um hotel, sua família acredita ter sido mais uma tentativa de suicídio fracassada. Mas Eliza jura que foi empurrada, e sua única testemunha é quem a salvou. Desesperada para encontrar o culpado, Eliza toma para si a investigação do caso.

Mas, conforme a data de lançamento do seu primeiro livro se aproxima, ela se vê com mais perguntas do que respostas. Por que a editora, agente e a família estão misturando os acontecimentos de sua vida com os de seu livro? Ele não é totalmente ficcional?

Resenha: Eliza Fontaine é uma escritora estreante. Está escrevendo o romance  "As Dots" e durante sua estadia no hotel Tranquility Resort, é encontrada no fundo de uma piscina. Logo todos acham que ela estava tendo mais um surto, que teria tentado se matar novamente. E isso foi coisa que ela já tentou fazer mais de uma vez!!!Mas ela jura que desta vez não tentou nada disso, ela afirma que foi empurrada.

Tem como única testemunha Desmond Wells, que é justamente a pessoa que a salvou, um cara que ela nem conhece, muito menos sabe se pode confiar.

"“Não!” – grito, mas não faz diferença. Nem a enfermeira, nem ninguém, me ouve. Entendo eles concluírem que pulei. Meu histórico me compromete. Mas dessa vez não entrei naquela água por vontade própria. Tenho certeza disso. Alguém queria me matar."

Devido à esse episódio, seu livro que está para ser publicado se torna um sucesso, o que faz com que as pessoas comecem a pensar se não foi uma jogada para se promover, para assim garantir a venda de seu livro.
⠀⠀
Sua família é contra a publicação do livro, há muitas coincidências entre a ficção escrita nas páginas da garota e a realidade de sua vida. Mas ela está decidida a descobrir a verdade, enquanto espera que seja sim publicado, resolve investigar o atentado que havia sofrido.

“Eu era a criança que enforcava cada um dos meus bichos de pelúcia com nós na entrada do closet, posicionando mensagens suicidas nos corpos. Minha mãe me perguntava por que eu fazia aquilo, mas, como não tinha vocabulário para expressar meus sentimentos, acreditava estar curiosa para entender tal nível de desespero."

O livro que Eliza está escrevendo "As Dots" é um romance que fala sobre amor doentio entre uma tia e uma sobrinha. Parecia não fazer sentido conhecer também a história do livro, mas logo percebemos que tudo começa a fazer sentido, inclusive o fato de a sua família ser contra a publicação.

O que fica claro é que alguém muito interessado em calar a escritora. O que ainda não está claro é quem e porque! A única coisa certa é que ao longo da leitura acabamos desconfiando de todos, sem exceção! E quando eu digo todos, incluo nessa lista a própria protagonista. Eliza é uma pessoa problemática, traz memórias confusas e misturadas, o que faz com que não consigamos acreditar totalmente na garota. Nem ela mesma acredita em si própria, fica difícil que a gente acredite...

“Grande parte das minhas decisões não faz sentido. Eu irrito as pessoas. Queimo pontes. E não faço nada para recuperá-las. Além disso, tenho amnésia de vários episódios da minha vida.”

Eliza é uma personagem rasa, ela não cativa o leitor, a história é narrada por ela e ao longo da leitura, percebemos que ela é uma narradora pouco confiável. A leitura nos traz alguns questionamentos e começa bem parada, mas isso muda logo, traz mistérios do início ao fim e nos deixa ávidos pelo final, (ainda que o final. pra mim, tenha deixado a desejar), a fim de descobrir tantos mistérios que a cercam. É uma leitura tensa, mas que eu recomendo !

“Paro perto da água, procurando freneticamente em torno. O quê? E sinto medo… Mas por quê? Então ouço passos. Há uma confusão de movimento, e tropeço. Ouço um gemido – meu gemido -, e a risada de um estranho.”

5 comentários

  1. Oi, Denise,

    Gosto de suspenses como esse, quando o mesmo nos dá o benefício da dúvida. Ao meu ver, complementa o livro e deixa o leitor mais ávido por respostas. Afinal, essa conexão entre a Eliza e a história de seu livro é intrigante.

    Enfim, é um livro que quero ler. Só espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Suspenses são sempre muito bem vindos e esse parece mexer bastante com o leitor, afinal até nossa protagonista levanta suspeita, uma pena que o final não tenha sido assim tão bacana para você, mas é bom que já não vou com tantas expectativas em relação a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de suspenses, ainda mais quando temos personagens e situações problemáticas, que nos levam a desconfiar de qualquer pessoa. Achei bem interessante o fato de a própria história sendo escrita pela protagonista fazer parte e ser importante para a trama que se desenrola fora do livro a ser publicado, isso é algo que eu não costumo ver em histórias do gênero.

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise!
    Primeira resenha que leio desse livro e apesar de gostar do gênero, esse não me chamou mta atenção, não me despertou vontade de ler...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei da trama, tem uma premissa ótima e me deixou bastante curiosa por ela. Tem um mistério muito envolvido e a forma de como a personagem é..Adorei!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir