Restaura-me (Estilhaça-me, 4) - Tahereh Mafi

24 de setembro de 2018

Título: Restaura-me - Estilhaça-me, 4
Autor: Tahereh Mafi
Páginas: 400
Ano: 2018
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Distopia, Fantasia, Ficção científica, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: A história de Juliette e Warner continua no eletrizante novo volume da série Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, autora best-seller do The New York Times. Juliette Ferrars acreditava ter vencido. Assumiu o controle do Setor 45, foi nomeada nova Comandante Suprema da América do Norte e agora conta com Warner ao seu lado. No entanto, quando a tragédia se instala, Juliette precisa confrontar a escuridão que existe tanto à sua volta quanto em seu interior.

Resenha: Porque, me digam, porque a autora não parou naquele final lindo e maravilhoso do terceiro livro??? (eu sei que estou exagerando, mas "deixa eu né...").

Pra quê, me diga, por favor, escrever mais três livros só pra nos fazer sofrer lendo o sofrimento da Juliette? Ah e do Warner né, porque agora a narrativa é dividida entre o casal, pelo menos nesse primeiro livro e enquanto eles ainda são um casal, o que eu espero que não mude também porque aí sim meu descontentamento ficará completo!

Mas bom, vamos à história né?

O livro começa apenas alguns dias depois do final do anterior, onde Juliette matou o Comandante Supremo anterior, pai de Warner, e tomou seu lugar. Ela e seus amigos, agora aliados enfrentam uma nova luta, lidar com as consequências de tudo o que aconteceu, aprender a governar os cacos que ela herdou, administrar as pessoas e o pior, aprender a jogar o jogo político que se desenrola ao seu redor.

"Em vez disso, os líderes do mundo deixaram clara a nossa insignificância: estão nos ignorando como ignorariam uma mosca, prendendo-nos debaixo de um copo onde ficamos livres para zumbir quando quisermos, para bater nossas asas quebradas nas paredes somente pelo tempo que o oxigênio durar."

Paralelo à isso, conhecemos os dramas adolescentes de Juliette que apesar de ser a Comandante Suprema agora, ainda é apenas uma garota insegura, e deWarner que, ao contrário do que pensamos ao terminar a leitura anterior, ainda esconde muitos segredos, alguns dos quais, colocará seu relacionamento com Juliette em perigo!

"Meu passado ainda está grudado em mim, mãos de esqueleto me puxando para trás mesmo enquanto eu me impulsiono em direção a luz."

Os Comandantes Supremos das outras nações estão cercando Juliette través dos seus filhos, que tiveram o mesmo tipo de treinamento que Warner teve. Focado apenas em assumir o poder no lugar dos pais, são letais, perigosos e sem coração e Juliette não sabe o perigo que a cerca. Para protegê-la, Warner vai ter que , finalmente, contar seus segredos à namorada.

"O mundo tentou esmagá-la - digo, agora com um tom mais gentil. - E você se recusou a se estilhaçar. Venceu cada um dos obstáculos e saiu uma pessoa mais forte, ressurgindo das cinzas e deixando todos à sua volta impressionados. E vai continuar surpreendendo e confundindo aqueles que a subestimam. É inevitável."

Interessante conhecer a história depois da história. Geralmente quando termina, ficamos pensando o que aconteceu depois da última página. Aqui descobrimos. Infelizmente descobrimos que a saga dos nossos amigos ainda não acabou e que tem muito mais por vir. Agora, as tramas políticas estão à toda, além disso descobrimos que nada do que soubemos anteriormente é simples como nos pareceu e a coisa está prestes a ficar bem pior antes de melhorar!

Só espero que o próximo livro não demore para sair porque o final desse me deixou com um enorme ponto de interrogação na cabeça. Não acabou...com certeza, tem mais!

Se você leu os anteriores e gostou, leia esse, mas não vá como eu, achando que é o último porque certamente, não é!

4 comentários

  1. Oi Denise.
    Eu preciso muito ler o quarto livro da série.
    Às vezes quero e não quero saber a história depois da história. Espero gostar e dar continuidade à série.
    Gosto de narrativas alternadas, então acho que vou gostar dessa nova dinâmica da narrativa entre Juliette e Warner.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu estou bem curiosa pelo os livros dessa serie, tem uma historia muito interessante. Apesar de eu ter visto um pequeno spoiler, lerei mesmo assim.. Estou bem ansiosa para ter-los em minhas mãos.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu gostei muito da proposta da série, achei tudo muito interessante e inovador na época, adorei os dois primeiros livros, o terceiro me deixou um pouco decepcionada, quando vi que iam lançar um quarto livro, fiquei super receosa, achei meio desnecessário. Saber que a autora ainda quer lançar mais livros me deixa ainda mais apavorada, acredito que ela pode acabar estragando de vez uma história tão bacana. Uma pena que os personagens principais tenham ficado assim tão desconstruídos e que o relacionamento da Juliette e do Warner corre risco de desmoronar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise!
    Leio mtas resenhas dessa série, tenho tanta curiosidade de ler, pelos comentários é ótimo, espero conseguir ler um dia.
    Bjs!

    ResponderExcluir