O Segredo de Helena - Lucinda Riley

12 de agosto de 2018

Título: O Segredo de Helena
Autor: Lucinda Riley
Páginas: 464
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Livraria Cultura
Nota:  
Sinopse:
Quanta verdade o amor é capaz de suportar?
Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos.
Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder.
Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai.
Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.



Resenha:

Alex gostaria de saber quem é seu pai, para Helena e seu marido Willian essa história estava enterrada e ele nunca a questionou, até certo ponto, Alex estava satisfeito com seu impecável padrasto na posição paterna. 13 anos após o nascimento do menino, esse segredo fica a um triz de ser desvendado e põe à prova os sentimentos de todos os envolvidos.

O retorno ao Chipre, para a casa que possui o peculiar nome de Pandora, traz não apenas recordações, como reações e atitudes semelhantes a que tivera aos 15 anos. Para Helena, fumar na varandinha do quarto, olhar o céu, alongar o corpo do lado de fora e respirar o ar que aquele lugar tinha, fazia com que sentisse a plenitude da juventude aquecendo seus pulmões.

O retorno “forçado” à Pandora, após a morte de seu padrinho, cria uma atmosfera nostálgica para Helena, enquanto apresenta lições de autoconhecimento a Alex. Todo esse mix de sentimentos, enlaçados por histórias mal resolvidas e descobertas, são o tempero especial para montar um pequeno quebra cabeças muito bem elaborado. Até que ponto um vínculo é capaz de resistir após um segredo antigo ser revelado?

Basicamente, toda a história de Helena serve de pano de fundo para as experiências atuais e futuras de Alex. Ele é um "menino a frente do seu tempo" quando mais novo, mais velho, um cara super inteligente e empenhado. A relação dele com o padrasto é linda, ele quando criança é um lindo, e o livro como um todo se torna MUITO LINDO! E me perdoem pela redundância, pois foi lindo mesmo!

O Retorno a Pandora acontece duas vezes e a história narra o primeiro retorno e o segundo retorno, o primeiro, Alex ainda tem 13 anos e o segundo retorno acontece 10 anos mais tarde e nesse momento, após encontrar seu diário de infância, conhecemos, o pequeno Alex, pois ele mergulha numa verdadeira retrospectiva sobre a própria vida e conta ao leitor tudo aquilo que desejamos saber. Alem de possuir tiradas infantis sensacionais que rendem boas risadas.

"(...) Todos os mosquitos fazem parte de uma força de elite altamente treinada na arte da infiltração."

O livro faz um verdadeiro vai e vem em períodos diferentes e mostra como erros são capazes de ensinar. Ou seja, quanto mais infortúnios, mais oportunidades de acertar se tem, é apenas um ponto de vista, incluindo ainda que ver alguém errando pode servir para que não se cometa os mesmos erros. O que não impediu que alguns personagens caíssem em armadilhas da vida. De todo jeito, eles aprendem muito e foi muito LINDO (DE NOVO) ler isso.

O Segredo de Helena é na verdade uma porta de aprendizado para todos os personagens envolvidos e serve para deixar muito boas lições ao leitor. Apesar de preferir enredos com cronologia constante e em alguns momentos ter ficado cansada com a quantidade de “finais” que ocorrem no decorrer da leitura, não posso deixar de dizer que tudo isso se tornou pequeno diante do desfecho e da grandiosidade dessa obra.

Esse trecho é a coisa mais LINDA e confirma a razão de eu dizer mais de três vezes o adjetivo LINDO durante a resenha! Esse livro é cheio de lições. Eu não chorei, mas refleti bastante.

Essa é uma história sensível, muito bem escrita e cativante. Um drama familiar, cheio de fundamentos e que faz o leitor refletir a cerca de suas próprias atitudes. O quanto vale a sua verdade?

A escrita da autora é impecável, os cenários são acolhedores e os personagens são envolventes, e não poderia deixar de citar o PAIdrasto Willian, ele é maravilhoso e roubou meu coração! E aproveitando que o dia dos pais se aproxima:

Feliz dia dos pais a todos os pais e aos PaiDrastos, que, como Willian são homens com H maiúsculo e fazem um papel de pai marcante, MUITO além ser um mero progenitor!


bjs e boa leitura :*

2 comentários

  1. Oi, Jéssica,

    Um dos pontos que mais se destaca, é por ele falar sobre segredos e descobertas do passado, pois certamente - temáticas assim -, geram um aprofundamento maior.

    Essa mescla de pontos de vistas, principalmente referente ao Alex, diferencia por não focar totalmente na Helena.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jéssica!
    Adoro qdo o livro trás junto ao enredo lições que a gente pode levar pra vida, adoraria conhecer esse livro, vou add nos meus desejados é claro!
    Bjs!

    ResponderExcluir