O Mar Infinito - Rick Yancey

5 de julho de 2018

Título: O Mar Infinito – Série a Quinta Onda – Livro 2
Autor: Rick Yancey
Páginas: 367
Ano: 2015
Editora: Fundamento
Gênero: Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável. Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.
Resenha:

“-Porque o amor é irracional – digo a Vosch. – Ele não obedece regras. Nem mesmo às próprias. O amor é a única coisa no universo que é imprevisível.
– Preciso respeitosamente discordar de você nessa questão – Vosh fala e olha para Teacup. – A trajetória do amor é totalmente previsível.”

Você sabe quando a leitura te toca no momento que concluímos um livro e precisamos de um tempo para recapitular tudo aquilo que a narrativa nos trouxe. Com O Mar Infinito, segundo livro da série A Quinta Onda foi assim. A história foi sensacional, atordoando meus sentidos, me fazendo repensar se tudo que aconteceu no primeiro livro foi realmente genuíno ou se minha mente estava me pregando peças.
“Estou me afogando em sangue. Não meu. O sangue dos bilhões que morreram antes de mim, um mar infinito de sangue que me envolve e me puxa para o fundo sem luz.
— Se você for humano, não há esperança.”

A série toda é um enigma e se acreditei que iria encontrar respostas nesse segundo livro, fiquei novamente a deriva, absorvida em perguntas que não consigo responder sobre esse mundo apocalíptico espantoso e completamente intimidante.

A história começa em seguida a fuga do grupo do acampamento de Vosch, onde além de Cassie finalmente ter reencontrado seu irmão Sammy, que traumatizado não quer saber dela, acaba conhecendo Zumbi, Especialista, Nugget, Pão de Ló, Dumbo e Teacup, todos liderados por Ben.

Eles acabam fugindo e se escondendo em um hotel abandonado enquanto Cassie conserva viva a fé que Evan Walker retornará. No entanto todos sabem que não podem ficar escondidos por muito tempo. A fome, o frio, Vosch ou mesmo o exército de crianças os matarão. Dessa maneira Especialista ganha uma papel fundamental na história já que ela é enviada numa missão de reconhecimento, em busca de um abrigo onde eles possam viver.
“Se eles queriam nos aniquilar, por que simplesmente não foram em frente e nos aniquilaram? Deve haver dúzias de meios para acabar conosco rapidamente, mas eles o fizeram em cinco ondas em uma escalada progressiva de terror. Por quê?”
A maior mudança que encontrei foi justamente que Cassie passa de protagonista a coadjuvante e teremos mais enfoque na Especialista, onde aprenderemos mais sobre o seu passado, seu verdadeiro nome e o que a tornou tão amarga e sombria.

Nessa narrativa os procedimentos utilizados pelos extraterrestres para destruir é ainda mais estarrecedor. O autor consegue trazer brilhantismo a essa continuação e a história permanece perturbadora e fascinante. Novos personagens são introduzidos e existem várias reviravoltas que mantem o leitor cativo à espera de mais acontecimentos. O final foi de tirar o fôlego, caindo por terra tudo que acreditei e conjecturei.
“Nunca se sabe quando a verdade virá à tona. Nunca se pode escolher o momento. O momento escolhe você.”
O Mar Infinito foi realmente espetacular! Um quê de espírito cômico, atrelado a bons conflitos e algumas cenas de ação. Que venha a continuação!

10 comentários

  1. Oi, Nádya.

    É muito válido o autor dá voz a outra personagem. Afinal, ela também tem sua importância e algo a acrescentar ao livro.

    E também é um dos personagens fortes, diante de tamanha devastação. Sempre é bom ouvir outros lados da história, e ficar à par sobre as mais diversas vidas.

    A tensão, mais uma vez, é o que move a história, até porque a mesma vem carregada de possíveis novas devastação.

    Enfim, o livro parece ser bem trabalhado em cima do que o Rick escolheu construir.



    ResponderExcluir
  2. Olá Nádya!
    Uma pena eu nao conseguir me animar pra ler os livros, tentei pelo filme, mas tbm não curti...
    Talvez esteja me faltando olhar com outros olhos a história...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei não lendo o primeiro livro, mas vi a adaptação no cinema e com isso, acabei criando uma imagem bem negativa sobre o enredo.
    Sei que errei, pois todas as resenhas que li até o momento do primeiro livro são bem bacanas e agora lendo a resenha do segundo livro, a gente percebe nitidamente o crescimento de Cassie e a inserção de muitos outros personagens, que tenho certeza, contribuíram para que a história ficasse ainda mais ágil e interessante.
    Se tiver oportunidade, quero muito conferir os dois livros.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá! Confesso que não estou muito empolgada com essa série, apesar de ler maravilhas em relação à história, o enredo não me prendeu muito.

    ResponderExcluir
  5. Olá Nádya! Nem me lembrava de todos esses personagens rsrs. Realmente essa é uma série muito enigmática. A mudança de personagem principal pode confundir no início mas é bom termos outra perspectiva da história. Fiquei muito curiosa acerca desse final avassalador. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu gostei bastante do primeiro livro e sem dúvida essa sequência parece manter a mesma qualidade, ao passo que Yancey vai adicionando mais elementos em sua impressionante ficção científica. Fico triste que somente a primeira obra foi adaptada para os cinemas, vou seria incrível ver a continuação nas telonas. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nádya
    Tenho conhecimento desta série apenas por resenhas. Me interesso muito no enredo vou acompanhar as resenhas aqui, mas caso tenha chance quero ler.
    Gostei que outros personagens estão aparecendo mais na trama, não fica girando em torno apenas de um. Tenho certeza que vários personagens que o autor apresentar trará mais bagagem para a estória.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Nádya,
    Essa trilogia esta na minha lista de desejados há um bom tempo, quero muito realizar a leitura dessa distopia, pois gosto da proposta da trama.
    Que bom que no segundo volume a narrativa continua com muita ação e suspense, e o fato dos personagens estarem mais maduros torna a leitura mais intensa.
    Estou bem curiosa para ler essa história reflexiva sobre a humanidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nádya!
    Gosto muito de livros de ficção, ainda mais quando tem alienígenas, fico totalmente vidrada na leitura.
    Estou com a 5ª onda aqui para leitura e espero poder fazer logo para depois ler esse segundo exemplar.
    Feliz em saber que o livro é cheio de ação e cômico.
    “Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito. (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  10. Oi Nádya,
    Nunca li nenhuma série em que o protagonista era "trocado" no decorrer dos livros, achei isso bem legal, assim conseguimos conhecê-los melhor.
    A história em si não me prende muito, não sou tão fã do gênero, mas não nego que é um ótimo enredo, principalmente em colocar crianças como pessoas que também podem ser más, fiquei até curiosa, rs.
    Espero que o próximo seja tão bom quanto isso, e responda esses enigmas que ficaram no ar.
    Beijos

    ResponderExcluir