Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Ngozi Adichie

26 de maio de 2018



Título: Sejamos Todos Feministas
Autor: Chimamanda Ngozi Adichie
Páginas: 24
Ano: 2014
Editora: Companhia das Letras
Adicione: Skoob
Nota:    
Sinopse: "Provavelmente o livro mais importante do ano." The Telegraph "Peco-vos que sonhem e planeiem um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens e mulheres mais felizes, mais fieis a si mesmos. E e assim que devemos comecar: precisamos de criar as nossas filhas de uma maneira diferente. Tambem precisamos de criar os nossos filhos de uma maneira diferente." O que e que o feminismo significa hoje em dia? Neste ensaio pessoal - adaptado de uma conferencia TED - Chimamanda Ngozi Adichie apresenta uma definic?o unica do feminismo no seculo XXI. A escritora parte da sua experiencia pessoal para defender a inclus?o e a consciencia nesta admiravel explorac?o sobre o que significa ser mulher nos dias de hoje. Um desafio lancado a mulheres e homens, porque todos devemos ser feministas.



Resenha: Segundo livro lido da Chimamanda e que jeito mais claro, preciso e com bons exemplos para mostrar e apresentar como é ser feminista em um mundo onde os homens que são minoria, têm poder e são considerados ótimos mesmo que sejam grossos e afins.

Chimamanda nos mostra como desde pequena foi chamada por um amigo de feminista e na volta para sua casa buscou o significado.

"Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos."

Ahhh, como seria bom se a sociedade em que vivemos fosse de fato assim, entretanto não o é. Muitos casos em que mulheres estão em cargo em que anteriormente estava um homem. Ela toma uma atitude que homem tomaria e é desrespeita. A acusação de ser grossa, bruta, agressiva, raivosas e afins. Será que se fosse um homem ele teria os mesmo adjetivos? Não! Tenha certeza que não.

"A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura."

Esse livro também é bem curto, fácil e tranquilo de ler. Faz-nos fazer várias reflexões de como somos e como nos portamos, homem ou mulher. Ele é de uma palestra que a escritora fez no TedXEuston. Tenho certeza que vou continuar lendo todos os livros que foram traduzidos para o português. Ela escreve bem e de maneira claro, objetiva e que nos faz ver que a sociedade em que vivemos não mudou tanto assim. Ainda há muito para ser mudado.

"A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: "Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e tempos que resolvê-lo, temos que melhorar." Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar."

16 comentários

  1. Oi Raquel!
    Eu não entendo mto do assunto mais desde que comecei acompanhar algumas coisas sobre eu tenho mto interesse. Esse livro já esta na minha lista aguardando uma oportunidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido muita coisa boa a respeito de Chimamanda e isso só faz aumentar a vontade conhecer o trabalho da autora.
    Muita coisa mudou sim com o tempo de lutas,mas ainda há muito o que se fazer a respeito da batalha de nós, mulheres.
    E pelo que li não só a respeito deste livro, mas do outro muito falado da autora,ela conversa com o leitor da forma mais simples e objetiva possível!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raquel.

    Sobretudo, o livro me parece ser muito esclarecedor sobre o que de fato é o feminismo e sua luta.

    Pra mim, que não estou muito por dentro do assunto, seria um livro ideal.

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro de madrugada faz pouco tempo e, por ser curtinho, não foi cansativo. Ele é tão claro com o que quer passar. Eu amei ver o progesso da Chimamanda, ver como ela chegou até onde está e a forma como o feminismo estava por todos os seus passos. É realmente uma leitura obrigatória, ele tira dúvidas, é companhia, além de nos fazer refletir.

    ResponderExcluir
  5. Me surpreende como alguém pode abordar um assunto de extrema importância em tão poucas páginas e conseguir expressar e fazer pensar.
    Ainda não tive a chance de conhecer a escrita da Chimamanda, mas desejo muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Raquel!
    Ainda não li nenhum livro da Chimamanda, mas tenho visto várias pessoas que leu falaram tanto bem da autora e seus livros.
    Tenho vontade de ler os livros de Chimamanda e Sejamos todos Feministas será o melhor para começar.

    ResponderExcluir
  7. As mulheres estão a cada dia conquistado mais espaço numa sociedade em que anos atrás era mais preconceituosa, onde as mulheres só serviam para procriar e cuidar da casa. Torço para que cada vez mais as mulheres tenham sua independência e corra atrás de seus objetivos sem medo, porque merecemos!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel,
    Faz anos que desejo ler esse livro, é uma obra de puro empoderamento. O que mais chama a minha atenção é o fato de que em poucas paginas a Chimamanda conseguiu abordar um assunto de extrema importância com muita maestria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. An-nyong-ha-se-yo!
    Como já dito em resenha anterior, prefiro discutir sobre este tema. Não tenho muito interesse em ler livros sobre.

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel.
    Ainda não li nada da autora, mas só vejo elogios em relação a sua escrita e conteúdo.
    Precisamos de livros sobre o assunto, que sejam claros, diretos e instrutivos.
    Já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  11. Olá Raquel
    Acredita que eu nunca tinha visto falar sobre esse livro?!... Eu adoro ler livros esclarecedores, e esse me parece ser um livro maravilhoso onde a autora fala sobre o feminismo, que para mim é fascinante. Adorei a dica, e o melhor é que ele é um livro, que tu pode ler rapidinho.

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro esse livro!! Esclarece bastante o feminismo atual, e eu me identifiquei bastante com as situações de machismo que ela descreveu. Livro essencial.

    ResponderExcluir
  13. OI Raquel.
    Eu estou muito ansiosa para ler esse livro.
    Eu já tinha visto falar (e muito) da Chimamanda, quero muito conhecer a escrita dessa autora, pois, ouvir maravilhas sobre a mesma. Eu acho maravilhosamente bom o fato de que ela discute tão abertamente assuntos que precisam e devem muito ser discutidos, enfim, estou muito ansiosa para conhecer seus livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Esse livro é praticamente uma leitura obrigatória, ele é tão curtinho, mas tem uma mensagem tão clara e importante: ainda há muito a fazer para alcançarmos uma sociedade mais justa e melhor, e essas mudanças devem começar por nós.

    ResponderExcluir
  15. Já tinha ouvido falar muito desse livro e já gostei logo de cara do titulo. Feminismo é um assunto que muitas pessoas precisam conhecer bem mais sobre e que todos sejamos feministas. Já assisti varias palestras TED no youtube e elas são muito boas.

    ResponderExcluir
  16. Olá Raquel,
    Não conhecia essa autora, mas gostei do tema que ela aborda.
    Tbm acredito que mais mudanças sejam necessárias para que as coisas sejam justas entre homens e mulheres.
    Espero que isso seja possível um dia.

    ResponderExcluir